O ensino de inglês em jogo: experiências práticas com o uso do cinema em um curso de informática integrado ao ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Mateus da Rosa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3279
Resumo: O cinema pode ser um grande aliado no ensino de inglês, desde que algumas preocupações sejam levadas em consideração, tais como as necessidades específicas da turma, o contexto educacional concreto e o nível de proficiência dos alunos. A fim de fortalecer as práticas de ensino com o uso desse recurso tão apreciado pelos estudantes, em 2017 investigamos um referencial teórico básico sobre as relações entre a linguagem cinematográfica e a Língua Inglesa. Em 2018, um novo projeto dedicou-se a desenvolver atividades que dialoguem com os pressupostos teóricos estudados, com o objetivo de retroalimentar as pesquisas e enriquecer as práticas de ensino. Nesse contexto, o presente trabalho narra algumas atividades desenvolvidas na disciplina de Língua Inglesa IV, com uma turma de formandos do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do IFRS. Com base no filme O jogo da imitação (2014), essas atividades entrelaçam habilidades produtivas e receptivas, além de desenvolver vocabulários relacionados à área técnica do curso e fomentar a conscientização linguística a respeito dos sentidos e usos de adverbial clauses no contexto temático e narrativo do filme. Ao final, são tecidas algumas reflexões a respeito dos resultados alcançados e do uso de filmes no ensino de inglês.
id IFRS-3_b2934a73a4b33c118caf52e229689c2a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3279
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling O ensino de inglês em jogo: experiências práticas com o uso do cinema em um curso de informática integrado ao ensino médioEnsino de Língua Inglesa. Cinema em sala de aula. Filmes.O cinema pode ser um grande aliado no ensino de inglês, desde que algumas preocupações sejam levadas em consideração, tais como as necessidades específicas da turma, o contexto educacional concreto e o nível de proficiência dos alunos. A fim de fortalecer as práticas de ensino com o uso desse recurso tão apreciado pelos estudantes, em 2017 investigamos um referencial teórico básico sobre as relações entre a linguagem cinematográfica e a Língua Inglesa. Em 2018, um novo projeto dedicou-se a desenvolver atividades que dialoguem com os pressupostos teóricos estudados, com o objetivo de retroalimentar as pesquisas e enriquecer as práticas de ensino. Nesse contexto, o presente trabalho narra algumas atividades desenvolvidas na disciplina de Língua Inglesa IV, com uma turma de formandos do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do IFRS. Com base no filme O jogo da imitação (2014), essas atividades entrelaçam habilidades produtivas e receptivas, além de desenvolver vocabulários relacionados à área técnica do curso e fomentar a conscientização linguística a respeito dos sentidos e usos de adverbial clauses no contexto temático e narrativo do filme. Ao final, são tecidas algumas reflexões a respeito dos resultados alcançados e do uso de filmes no ensino de inglês.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2018-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/327910.35819/linguatec.v3.n2.a3279LínguaTec; v. 3 n. 2 (2018)2525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3279/2099Copyright (c) 2018 Mateus da Rosa Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Mateus da Rosa2020-07-13T13:02:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3279Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:02:08LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de inglês em jogo: experiências práticas com o uso do cinema em um curso de informática integrado ao ensino médio
title O ensino de inglês em jogo: experiências práticas com o uso do cinema em um curso de informática integrado ao ensino médio
spellingShingle O ensino de inglês em jogo: experiências práticas com o uso do cinema em um curso de informática integrado ao ensino médio
Pereira, Mateus da Rosa
Ensino de Língua Inglesa. Cinema em sala de aula. Filmes.
title_short O ensino de inglês em jogo: experiências práticas com o uso do cinema em um curso de informática integrado ao ensino médio
title_full O ensino de inglês em jogo: experiências práticas com o uso do cinema em um curso de informática integrado ao ensino médio
title_fullStr O ensino de inglês em jogo: experiências práticas com o uso do cinema em um curso de informática integrado ao ensino médio
title_full_unstemmed O ensino de inglês em jogo: experiências práticas com o uso do cinema em um curso de informática integrado ao ensino médio
title_sort O ensino de inglês em jogo: experiências práticas com o uso do cinema em um curso de informática integrado ao ensino médio
author Pereira, Mateus da Rosa
author_facet Pereira, Mateus da Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Mateus da Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Língua Inglesa. Cinema em sala de aula. Filmes.
topic Ensino de Língua Inglesa. Cinema em sala de aula. Filmes.
description O cinema pode ser um grande aliado no ensino de inglês, desde que algumas preocupações sejam levadas em consideração, tais como as necessidades específicas da turma, o contexto educacional concreto e o nível de proficiência dos alunos. A fim de fortalecer as práticas de ensino com o uso desse recurso tão apreciado pelos estudantes, em 2017 investigamos um referencial teórico básico sobre as relações entre a linguagem cinematográfica e a Língua Inglesa. Em 2018, um novo projeto dedicou-se a desenvolver atividades que dialoguem com os pressupostos teóricos estudados, com o objetivo de retroalimentar as pesquisas e enriquecer as práticas de ensino. Nesse contexto, o presente trabalho narra algumas atividades desenvolvidas na disciplina de Língua Inglesa IV, com uma turma de formandos do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do IFRS. Com base no filme O jogo da imitação (2014), essas atividades entrelaçam habilidades produtivas e receptivas, além de desenvolver vocabulários relacionados à área técnica do curso e fomentar a conscientização linguística a respeito dos sentidos e usos de adverbial clauses no contexto temático e narrativo do filme. Ao final, são tecidas algumas reflexões a respeito dos resultados alcançados e do uso de filmes no ensino de inglês.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3279
10.35819/linguatec.v3.n2.a3279
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3279
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v3.n2.a3279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3279/2099
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Mateus da Rosa Pereira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Mateus da Rosa Pereira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 3 n. 2 (2018)
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010262044672