Narrativa digital como proposta de ensino de Inglês para Ensino Médio
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4061 |
Resumo: | Resumo: Apresentamos a análise de uma narrativa digital como proposta de ensino de inglês para alunos do Ensino Médio. Nossa fundamentação apoiou-se no modelo de análise de texto de Bronckart (2006) e no modelo de narrativa digital de Robin (2008). A investigação revelou que: 1) a situação de produção exige a produção da narrativa com objetivo claro com relação à mensagem bem como um ponto de vista definido; 2) no nível da infraestrutura temos o discurso interativo e relato interativo, sequência descritiva e scripts; 3) no nível dos mecanismos enunciativos temos a voz do outro presente em comentários ou em discurso indireto promove a coerência pragmática da narrativa. 4)os sete passos de produção de narrativas digitais estão presentes na narrativa em questão (objetivo; pergunta instigante/motto; conteúdo emocional; recursos visuais; recursos sonoros; produção da narrativa e socialização). Palavras-chave: narrativa digital; análise de texto; passos de produção. |
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Narrativa digital como proposta de ensino de Inglês para Ensino MédioResumo: Apresentamos a análise de uma narrativa digital como proposta de ensino de inglês para alunos do Ensino Médio. Nossa fundamentação apoiou-se no modelo de análise de texto de Bronckart (2006) e no modelo de narrativa digital de Robin (2008). A investigação revelou que: 1) a situação de produção exige a produção da narrativa com objetivo claro com relação à mensagem bem como um ponto de vista definido; 2) no nível da infraestrutura temos o discurso interativo e relato interativo, sequência descritiva e scripts; 3) no nível dos mecanismos enunciativos temos a voz do outro presente em comentários ou em discurso indireto promove a coerência pragmática da narrativa. 4)os sete passos de produção de narrativas digitais estão presentes na narrativa em questão (objetivo; pergunta instigante/motto; conteúdo emocional; recursos visuais; recursos sonoros; produção da narrativa e socialização). Palavras-chave: narrativa digital; análise de texto; passos de produção.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2020-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/406110.35819/linguatec.v5.n1.4061LínguaTec; v. 5 n. 1 (2020); 184-2092525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4061/2628Copyright (c) 2020 Juliana Schinemann, Lidia Stutz, Terezinha Marcondes Diniz Biaziinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchinemann, JulianaStutz, LidiaBiazi, Terezinha Marcondes Diniz2020-07-13T13:01:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4061Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:01:20LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
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