Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: um panorama do uso de TICs e a construção de um site pedagógico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romagna, Júlia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Eich, Milena Schneid, Bencke, Diane Blank
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4117
Resumo: É indiscutível o potencial benéfico ao ensino e aprendizagem de línguas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS), especialmente em contextos educacionais. Verificar essa premissa foi a proposta deste artigo, fruto de um trabalho de conclusão do curso do Ensino Médio Técnico Integrado de um Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Para tal, realizou-se pesquisa bibliográfica, investigação diagnóstica do uso de TICS na aprendizagem de Língua Inglesa e proposição de um site com ferramentas tecnológicas para aprendizagem de Língua Inglesa como uma tentativa de  intervenção. A verificação ocorreu através da aplicação de um questionário escrito no Google docs a 177 alunos e, com base nos dados coletados, fez-se uma análise estatística. Observou-se, entre outros dados, que 44% dos alunos respondentes não estudam a Língua Inglesa fora do ensino regular e que há preferência por ferramentas de áudio e vídeo como recursos para aprendizagem online. Com base nestas informações, desenvolveu-se uma página web, no ambiente virtual Moodle, acessível aos alunos e servidores, com ferramentas e aplicativos para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, em sala de aula ou à distância. O site foi desenvolvido na linguagem de programação HTML, esteve hospedado no servidor do campus e também continha as especificações técnicas de cada ferramenta. A partir de observação, verificou-se que houve um retorno positivo referente ao site como uma ferramenta complementar aos estudos, ratificando autores como Braga (2012), para quem o papel integrativo das tecnologias digitais no espaço escolar oferece oportunidades de insumo e imersão natural na língua.
id IFRS-3_1fd5fb682dab112296de86cd4cb80ec0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4117
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: um panorama do uso de TICs e a construção de um site pedagógico.É indiscutível o potencial benéfico ao ensino e aprendizagem de línguas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS), especialmente em contextos educacionais. Verificar essa premissa foi a proposta deste artigo, fruto de um trabalho de conclusão do curso do Ensino Médio Técnico Integrado de um Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Para tal, realizou-se pesquisa bibliográfica, investigação diagnóstica do uso de TICS na aprendizagem de Língua Inglesa e proposição de um site com ferramentas tecnológicas para aprendizagem de Língua Inglesa como uma tentativa de  intervenção. A verificação ocorreu através da aplicação de um questionário escrito no Google docs a 177 alunos e, com base nos dados coletados, fez-se uma análise estatística. Observou-se, entre outros dados, que 44% dos alunos respondentes não estudam a Língua Inglesa fora do ensino regular e que há preferência por ferramentas de áudio e vídeo como recursos para aprendizagem online. Com base nestas informações, desenvolveu-se uma página web, no ambiente virtual Moodle, acessível aos alunos e servidores, com ferramentas e aplicativos para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, em sala de aula ou à distância. O site foi desenvolvido na linguagem de programação HTML, esteve hospedado no servidor do campus e também continha as especificações técnicas de cada ferramenta. A partir de observação, verificou-se que houve um retorno positivo referente ao site como uma ferramenta complementar aos estudos, ratificando autores como Braga (2012), para quem o papel integrativo das tecnologias digitais no espaço escolar oferece oportunidades de insumo e imersão natural na língua.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2020-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/411710.35819/linguatec.v5.n1.4117LínguaTec; v. 5 n. 1 (2020); 236-2602525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4117/2630Copyright (c) 2020 Júlia Romagna, Milena Schneid Eich, Diane Blank Benckeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRomagna, JúliaEich, Milena SchneidBencke, Diane Blank2020-07-13T13:01:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4117Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:01:18LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: um panorama do uso de TICs e a construção de um site pedagógico.
title Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: um panorama do uso de TICs e a construção de um site pedagógico.
spellingShingle Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: um panorama do uso de TICs e a construção de um site pedagógico.
Romagna, Júlia
title_short Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: um panorama do uso de TICs e a construção de um site pedagógico.
title_full Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: um panorama do uso de TICs e a construção de um site pedagógico.
title_fullStr Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: um panorama do uso de TICs e a construção de um site pedagógico.
title_full_unstemmed Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: um panorama do uso de TICs e a construção de um site pedagógico.
title_sort Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: um panorama do uso de TICs e a construção de um site pedagógico.
author Romagna, Júlia
author_facet Romagna, Júlia
Eich, Milena Schneid
Bencke, Diane Blank
author_role author
author2 Eich, Milena Schneid
Bencke, Diane Blank
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Romagna, Júlia
Eich, Milena Schneid
Bencke, Diane Blank
description É indiscutível o potencial benéfico ao ensino e aprendizagem de línguas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS), especialmente em contextos educacionais. Verificar essa premissa foi a proposta deste artigo, fruto de um trabalho de conclusão do curso do Ensino Médio Técnico Integrado de um Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Para tal, realizou-se pesquisa bibliográfica, investigação diagnóstica do uso de TICS na aprendizagem de Língua Inglesa e proposição de um site com ferramentas tecnológicas para aprendizagem de Língua Inglesa como uma tentativa de  intervenção. A verificação ocorreu através da aplicação de um questionário escrito no Google docs a 177 alunos e, com base nos dados coletados, fez-se uma análise estatística. Observou-se, entre outros dados, que 44% dos alunos respondentes não estudam a Língua Inglesa fora do ensino regular e que há preferência por ferramentas de áudio e vídeo como recursos para aprendizagem online. Com base nestas informações, desenvolveu-se uma página web, no ambiente virtual Moodle, acessível aos alunos e servidores, com ferramentas e aplicativos para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, em sala de aula ou à distância. O site foi desenvolvido na linguagem de programação HTML, esteve hospedado no servidor do campus e também continha as especificações técnicas de cada ferramenta. A partir de observação, verificou-se que houve um retorno positivo referente ao site como uma ferramenta complementar aos estudos, ratificando autores como Braga (2012), para quem o papel integrativo das tecnologias digitais no espaço escolar oferece oportunidades de insumo e imersão natural na língua.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4117
10.35819/linguatec.v5.n1.4117
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4117
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v5.n1.4117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4117/2630
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Júlia Romagna, Milena Schneid Eich, Diane Blank Bencke
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Júlia Romagna, Milena Schneid Eich, Diane Blank Bencke
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 5 n. 1 (2020); 236-260
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010392068096