Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: um panorama do uso de TICs e a construção de um site pedagógico.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4117 |
Resumo: | É indiscutível o potencial benéfico ao ensino e aprendizagem de línguas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS), especialmente em contextos educacionais. Verificar essa premissa foi a proposta deste artigo, fruto de um trabalho de conclusão do curso do Ensino Médio Técnico Integrado de um Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Para tal, realizou-se pesquisa bibliográfica, investigação diagnóstica do uso de TICS na aprendizagem de Língua Inglesa e proposição de um site com ferramentas tecnológicas para aprendizagem de Língua Inglesa como uma tentativa de intervenção. A verificação ocorreu através da aplicação de um questionário escrito no Google docs a 177 alunos e, com base nos dados coletados, fez-se uma análise estatística. Observou-se, entre outros dados, que 44% dos alunos respondentes não estudam a Língua Inglesa fora do ensino regular e que há preferência por ferramentas de áudio e vídeo como recursos para aprendizagem online. Com base nestas informações, desenvolveu-se uma página web, no ambiente virtual Moodle, acessível aos alunos e servidores, com ferramentas e aplicativos para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, em sala de aula ou à distância. O site foi desenvolvido na linguagem de programação HTML, esteve hospedado no servidor do campus e também continha as especificações técnicas de cada ferramenta. A partir de observação, verificou-se que houve um retorno positivo referente ao site como uma ferramenta complementar aos estudos, ratificando autores como Braga (2012), para quem o papel integrativo das tecnologias digitais no espaço escolar oferece oportunidades de insumo e imersão natural na língua. |
id |
IFRS-3_1fd5fb682dab112296de86cd4cb80ec0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4117 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: um panorama do uso de TICs e a construção de um site pedagógico.É indiscutível o potencial benéfico ao ensino e aprendizagem de línguas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS), especialmente em contextos educacionais. Verificar essa premissa foi a proposta deste artigo, fruto de um trabalho de conclusão do curso do Ensino Médio Técnico Integrado de um Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Para tal, realizou-se pesquisa bibliográfica, investigação diagnóstica do uso de TICS na aprendizagem de Língua Inglesa e proposição de um site com ferramentas tecnológicas para aprendizagem de Língua Inglesa como uma tentativa de intervenção. A verificação ocorreu através da aplicação de um questionário escrito no Google docs a 177 alunos e, com base nos dados coletados, fez-se uma análise estatística. Observou-se, entre outros dados, que 44% dos alunos respondentes não estudam a Língua Inglesa fora do ensino regular e que há preferência por ferramentas de áudio e vídeo como recursos para aprendizagem online. Com base nestas informações, desenvolveu-se uma página web, no ambiente virtual Moodle, acessível aos alunos e servidores, com ferramentas e aplicativos para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, em sala de aula ou à distância. O site foi desenvolvido na linguagem de programação HTML, esteve hospedado no servidor do campus e também continha as especificações técnicas de cada ferramenta. A partir de observação, verificou-se que houve um retorno positivo referente ao site como uma ferramenta complementar aos estudos, ratificando autores como Braga (2012), para quem o papel integrativo das tecnologias digitais no espaço escolar oferece oportunidades de insumo e imersão natural na língua.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2020-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/411710.35819/linguatec.v5.n1.4117LínguaTec; v. 5 n. 1 (2020); 236-2602525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4117/2630Copyright (c) 2020 Júlia Romagna, Milena Schneid Eich, Diane Blank Benckeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRomagna, JúliaEich, Milena SchneidBencke, Diane Blank2020-07-13T13:01:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4117Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:01:18LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: um panorama do uso de TICs e a construção de um site pedagógico. |
title |
Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: um panorama do uso de TICs e a construção de um site pedagógico. |
spellingShingle |
Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: um panorama do uso de TICs e a construção de um site pedagógico. Romagna, Júlia |
title_short |
Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: um panorama do uso de TICs e a construção de um site pedagógico. |
title_full |
Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: um panorama do uso de TICs e a construção de um site pedagógico. |
title_fullStr |
Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: um panorama do uso de TICs e a construção de um site pedagógico. |
title_full_unstemmed |
Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: um panorama do uso de TICs e a construção de um site pedagógico. |
title_sort |
Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: um panorama do uso de TICs e a construção de um site pedagógico. |
author |
Romagna, Júlia |
author_facet |
Romagna, Júlia Eich, Milena Schneid Bencke, Diane Blank |
author_role |
author |
author2 |
Eich, Milena Schneid Bencke, Diane Blank |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Romagna, Júlia Eich, Milena Schneid Bencke, Diane Blank |
description |
É indiscutível o potencial benéfico ao ensino e aprendizagem de línguas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS), especialmente em contextos educacionais. Verificar essa premissa foi a proposta deste artigo, fruto de um trabalho de conclusão do curso do Ensino Médio Técnico Integrado de um Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Para tal, realizou-se pesquisa bibliográfica, investigação diagnóstica do uso de TICS na aprendizagem de Língua Inglesa e proposição de um site com ferramentas tecnológicas para aprendizagem de Língua Inglesa como uma tentativa de intervenção. A verificação ocorreu através da aplicação de um questionário escrito no Google docs a 177 alunos e, com base nos dados coletados, fez-se uma análise estatística. Observou-se, entre outros dados, que 44% dos alunos respondentes não estudam a Língua Inglesa fora do ensino regular e que há preferência por ferramentas de áudio e vídeo como recursos para aprendizagem online. Com base nestas informações, desenvolveu-se uma página web, no ambiente virtual Moodle, acessível aos alunos e servidores, com ferramentas e aplicativos para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, em sala de aula ou à distância. O site foi desenvolvido na linguagem de programação HTML, esteve hospedado no servidor do campus e também continha as especificações técnicas de cada ferramenta. A partir de observação, verificou-se que houve um retorno positivo referente ao site como uma ferramenta complementar aos estudos, ratificando autores como Braga (2012), para quem o papel integrativo das tecnologias digitais no espaço escolar oferece oportunidades de insumo e imersão natural na língua. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4117 10.35819/linguatec.v5.n1.4117 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4117 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v5.n1.4117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4117/2630 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Júlia Romagna, Milena Schneid Eich, Diane Blank Bencke info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Júlia Romagna, Milena Schneid Eich, Diane Blank Bencke |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 5 n. 1 (2020); 236-260 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1809210010392068096 |