Entre o virtual e o concreto: um olhar sobre os entrecruzamentos de expectativas e realidades vividas no estágio curricular obrigatório para a conclusão de um curso de Licenciatura em Letras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rego, Marianna Collares Soares
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3491
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência baseado nas vivências de uma acadêmica do curso de Letras Português/Inglês durante seu estágio curricular obrigatório em um Instituto Federal na região sul do Brasil. Busca-se, também, enfatizar a importância do diário de bordo – teacher’s journal – como escrita, que propiciou reflexões sobre o ser e o fazer docentes e que, posteriormente, repercutiram na constituição da identidade profissional da pesquisadora em questão. Como de praxe, os estágios obrigatórios para conclusão de cursos de graduação constituem-se como espaços para que os sujeitos em formação possam simular o porvir e, neste caso específico, para desenvolver atividades de ensino de língua inglesa concatenadas com a realidade dos estudantes, com foco em tarefas que os colocassem como indivíduos ativos no processo de aprendizagem dessa língua estrangeira. Desse modo, espera-se que esta narrativa possa ecoar e ajudar aqueles que trabalham em prol de uma aula de língua inglesa mais eficiente.
id IFRS-3_2cae1d7c3ec90b19ee4a111ad9eab53b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3491
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling Entre o virtual e o concreto: um olhar sobre os entrecruzamentos de expectativas e realidades vividas no estágio curricular obrigatório para a conclusão de um curso de Licenciatura em LetrasEnsino de InglêsEstágio CurricularIdentidade DocenteEste trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência baseado nas vivências de uma acadêmica do curso de Letras Português/Inglês durante seu estágio curricular obrigatório em um Instituto Federal na região sul do Brasil. Busca-se, também, enfatizar a importância do diário de bordo – teacher’s journal – como escrita, que propiciou reflexões sobre o ser e o fazer docentes e que, posteriormente, repercutiram na constituição da identidade profissional da pesquisadora em questão. Como de praxe, os estágios obrigatórios para conclusão de cursos de graduação constituem-se como espaços para que os sujeitos em formação possam simular o porvir e, neste caso específico, para desenvolver atividades de ensino de língua inglesa concatenadas com a realidade dos estudantes, com foco em tarefas que os colocassem como indivíduos ativos no processo de aprendizagem dessa língua estrangeira. Desse modo, espera-se que esta narrativa possa ecoar e ajudar aqueles que trabalham em prol de uma aula de língua inglesa mais eficiente.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2019-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/349110.35819/linguatec.v4.n1.a3491LínguaTec; v. 4 n. 1 (2019)2525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3491/2266Copyright (c) 2019 Marianna Collares Soares Regoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRego, Marianna Collares Soares2020-07-13T13:01:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3491Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:01:56LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o virtual e o concreto: um olhar sobre os entrecruzamentos de expectativas e realidades vividas no estágio curricular obrigatório para a conclusão de um curso de Licenciatura em Letras
title Entre o virtual e o concreto: um olhar sobre os entrecruzamentos de expectativas e realidades vividas no estágio curricular obrigatório para a conclusão de um curso de Licenciatura em Letras
spellingShingle Entre o virtual e o concreto: um olhar sobre os entrecruzamentos de expectativas e realidades vividas no estágio curricular obrigatório para a conclusão de um curso de Licenciatura em Letras
Rego, Marianna Collares Soares
Ensino de Inglês
Estágio Curricular
Identidade Docente
title_short Entre o virtual e o concreto: um olhar sobre os entrecruzamentos de expectativas e realidades vividas no estágio curricular obrigatório para a conclusão de um curso de Licenciatura em Letras
title_full Entre o virtual e o concreto: um olhar sobre os entrecruzamentos de expectativas e realidades vividas no estágio curricular obrigatório para a conclusão de um curso de Licenciatura em Letras
title_fullStr Entre o virtual e o concreto: um olhar sobre os entrecruzamentos de expectativas e realidades vividas no estágio curricular obrigatório para a conclusão de um curso de Licenciatura em Letras
title_full_unstemmed Entre o virtual e o concreto: um olhar sobre os entrecruzamentos de expectativas e realidades vividas no estágio curricular obrigatório para a conclusão de um curso de Licenciatura em Letras
title_sort Entre o virtual e o concreto: um olhar sobre os entrecruzamentos de expectativas e realidades vividas no estágio curricular obrigatório para a conclusão de um curso de Licenciatura em Letras
author Rego, Marianna Collares Soares
author_facet Rego, Marianna Collares Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rego, Marianna Collares Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Inglês
Estágio Curricular
Identidade Docente
topic Ensino de Inglês
Estágio Curricular
Identidade Docente
description Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência baseado nas vivências de uma acadêmica do curso de Letras Português/Inglês durante seu estágio curricular obrigatório em um Instituto Federal na região sul do Brasil. Busca-se, também, enfatizar a importância do diário de bordo – teacher’s journal – como escrita, que propiciou reflexões sobre o ser e o fazer docentes e que, posteriormente, repercutiram na constituição da identidade profissional da pesquisadora em questão. Como de praxe, os estágios obrigatórios para conclusão de cursos de graduação constituem-se como espaços para que os sujeitos em formação possam simular o porvir e, neste caso específico, para desenvolver atividades de ensino de língua inglesa concatenadas com a realidade dos estudantes, com foco em tarefas que os colocassem como indivíduos ativos no processo de aprendizagem dessa língua estrangeira. Desse modo, espera-se que esta narrativa possa ecoar e ajudar aqueles que trabalham em prol de uma aula de língua inglesa mais eficiente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3491
10.35819/linguatec.v4.n1.a3491
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3491
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v4.n1.a3491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3491/2266
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Marianna Collares Soares Rego
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Marianna Collares Soares Rego
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 4 n. 1 (2019)
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010332299264