Novas Famílias, Escola Antiga: tecnologias e temas transversais em aulas de português no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/1566 |
Resumo: | Quando um documento oficial prescreve que “o estudo da Língua Materna na escola aponta para uma reflexão sobre o uso da Língua na vida e na sociedade” (BRASIL, 2000, p. 16), esse documento sinaliza que é preciso incluir nas aulas de português temáticas concernentes às mudanças sociais que frequentemente inundam o ambiente escolar. Nesse sentido, as práticas formais de linguagem colaboram para a apropriação, pelos estudantes do Ensino Médio, de conceitos e discussões que lhes permitem extrapolar o senso comum e, com isso, desenvolver as próprias ideias. Assim, este trabalho se constitui da análise de uma tarefa escolar realizada por estudantes do 4º ano do IFRS Campus Rio Grande; nessa atividade, os alunos, após negociarem significados com pares, propuseram a atualização do conceito de família, nos termos de um concurso criado pelo Dicionário Houaiss. Visto que se trata de aprendentes digitais, foi-lhes solicitada a elaboração de um vídeo como resposta à tarefa, nos termos de Almeida (2015). Na avaliação da tarefa, pôde-se perceber entre os estudantes a emergência da colaboração não apenas entre os pares de trabalho, mas do grupo como um todo. |
id |
IFRS-3_2de16254f5ff069681c5c60d36b52b3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1566 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
Novas Famílias, Escola Antiga: tecnologias e temas transversais em aulas de português no Ensino MédioTecnologias em sala de aula. Colaboração. Ensino de portuguêsQuando um documento oficial prescreve que “o estudo da Língua Materna na escola aponta para uma reflexão sobre o uso da Língua na vida e na sociedade” (BRASIL, 2000, p. 16), esse documento sinaliza que é preciso incluir nas aulas de português temáticas concernentes às mudanças sociais que frequentemente inundam o ambiente escolar. Nesse sentido, as práticas formais de linguagem colaboram para a apropriação, pelos estudantes do Ensino Médio, de conceitos e discussões que lhes permitem extrapolar o senso comum e, com isso, desenvolver as próprias ideias. Assim, este trabalho se constitui da análise de uma tarefa escolar realizada por estudantes do 4º ano do IFRS Campus Rio Grande; nessa atividade, os alunos, após negociarem significados com pares, propuseram a atualização do conceito de família, nos termos de um concurso criado pelo Dicionário Houaiss. Visto que se trata de aprendentes digitais, foi-lhes solicitada a elaboração de um vídeo como resposta à tarefa, nos termos de Almeida (2015). Na avaliação da tarefa, pôde-se perceber entre os estudantes a emergência da colaboração não apenas entre os pares de trabalho, mas do grupo como um todo.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2016-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/156610.35819/linguatec.v1.n2.a1566LínguaTec; v. 1 n. 2 (2016)2525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/1566/1331Copyright (c) 2016 Ana Claudia Pereira de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Ana Claudia Pereira de2020-07-13T13:02:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1566Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:02:48LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novas Famílias, Escola Antiga: tecnologias e temas transversais em aulas de português no Ensino Médio |
title |
Novas Famílias, Escola Antiga: tecnologias e temas transversais em aulas de português no Ensino Médio |
spellingShingle |
Novas Famílias, Escola Antiga: tecnologias e temas transversais em aulas de português no Ensino Médio Almeida, Ana Claudia Pereira de Tecnologias em sala de aula. Colaboração. Ensino de português |
title_short |
Novas Famílias, Escola Antiga: tecnologias e temas transversais em aulas de português no Ensino Médio |
title_full |
Novas Famílias, Escola Antiga: tecnologias e temas transversais em aulas de português no Ensino Médio |
title_fullStr |
Novas Famílias, Escola Antiga: tecnologias e temas transversais em aulas de português no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Novas Famílias, Escola Antiga: tecnologias e temas transversais em aulas de português no Ensino Médio |
title_sort |
Novas Famílias, Escola Antiga: tecnologias e temas transversais em aulas de português no Ensino Médio |
author |
Almeida, Ana Claudia Pereira de |
author_facet |
Almeida, Ana Claudia Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Ana Claudia Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias em sala de aula. Colaboração. Ensino de português |
topic |
Tecnologias em sala de aula. Colaboração. Ensino de português |
description |
Quando um documento oficial prescreve que “o estudo da Língua Materna na escola aponta para uma reflexão sobre o uso da Língua na vida e na sociedade” (BRASIL, 2000, p. 16), esse documento sinaliza que é preciso incluir nas aulas de português temáticas concernentes às mudanças sociais que frequentemente inundam o ambiente escolar. Nesse sentido, as práticas formais de linguagem colaboram para a apropriação, pelos estudantes do Ensino Médio, de conceitos e discussões que lhes permitem extrapolar o senso comum e, com isso, desenvolver as próprias ideias. Assim, este trabalho se constitui da análise de uma tarefa escolar realizada por estudantes do 4º ano do IFRS Campus Rio Grande; nessa atividade, os alunos, após negociarem significados com pares, propuseram a atualização do conceito de família, nos termos de um concurso criado pelo Dicionário Houaiss. Visto que se trata de aprendentes digitais, foi-lhes solicitada a elaboração de um vídeo como resposta à tarefa, nos termos de Almeida (2015). Na avaliação da tarefa, pôde-se perceber entre os estudantes a emergência da colaboração não apenas entre os pares de trabalho, mas do grupo como um todo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/1566 10.35819/linguatec.v1.n2.a1566 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/1566 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v1.n2.a1566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/1566/1331 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Ana Claudia Pereira de Almeida info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Ana Claudia Pereira de Almeida |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 1 n. 2 (2016) 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1809210010203324416 |