Ensinar língua portuguesa para falantes do português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria Ceres
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/54
Resumo: O propósito deste artigo é de refletir sobre o ensino de língua portuguesa para falantes de português tendo em vista as seguintes questões: a) nosso pais tem dimensões continentais e diversos grupos de diferentes origens etno-lingüísitcas, em conseqüência, há variações lingüísticas significativas de norte a sul; b) há um descompasso entre o português ensinado na escola e privilegiado por ela e o português que o aluno traz para a sala de aula; c) ensinar o “português escolar” para quem fala esta língua, que em diversos contextos, desafia o professor a ensinar que modalidade? desenvolver que habilidades? Como se situa a questão do ensino de gramática, quais as exigências? As reflexões que se colocam neste artigo se amparam em pesquisadores da área.
id UFGD-4_2acf4e6153599050503d0003e5cdf5d7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/54
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Ensinar língua portuguesa para falantes do portuguêsSala de aula. Ensino de Português. Mito do monolinguismo.O propósito deste artigo é de refletir sobre o ensino de língua portuguesa para falantes de português tendo em vista as seguintes questões: a) nosso pais tem dimensões continentais e diversos grupos de diferentes origens etno-lingüísitcas, em conseqüência, há variações lingüísticas significativas de norte a sul; b) há um descompasso entre o português ensinado na escola e privilegiado por ela e o português que o aluno traz para a sala de aula; c) ensinar o “português escolar” para quem fala esta língua, que em diversos contextos, desafia o professor a ensinar que modalidade? desenvolver que habilidades? Como se situa a questão do ensino de gramática, quais as exigências? As reflexões que se colocam neste artigo se amparam em pesquisadores da área.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2008-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/54Raído; v. 1 n. 1 (2007); 77-851984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/54/65Pereira, Maria Ceresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-08T11:19:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/54Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-08T11:19:54Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar língua portuguesa para falantes do português
title Ensinar língua portuguesa para falantes do português
spellingShingle Ensinar língua portuguesa para falantes do português
Pereira, Maria Ceres
Sala de aula. Ensino de Português. Mito do monolinguismo.
title_short Ensinar língua portuguesa para falantes do português
title_full Ensinar língua portuguesa para falantes do português
title_fullStr Ensinar língua portuguesa para falantes do português
title_full_unstemmed Ensinar língua portuguesa para falantes do português
title_sort Ensinar língua portuguesa para falantes do português
author Pereira, Maria Ceres
author_facet Pereira, Maria Ceres
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria Ceres
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de aula. Ensino de Português. Mito do monolinguismo.
topic Sala de aula. Ensino de Português. Mito do monolinguismo.
description O propósito deste artigo é de refletir sobre o ensino de língua portuguesa para falantes de português tendo em vista as seguintes questões: a) nosso pais tem dimensões continentais e diversos grupos de diferentes origens etno-lingüísitcas, em conseqüência, há variações lingüísticas significativas de norte a sul; b) há um descompasso entre o português ensinado na escola e privilegiado por ela e o português que o aluno traz para a sala de aula; c) ensinar o “português escolar” para quem fala esta língua, que em diversos contextos, desafia o professor a ensinar que modalidade? desenvolver que habilidades? Como se situa a questão do ensino de gramática, quais as exigências? As reflexões que se colocam neste artigo se amparam em pesquisadores da área.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/54
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/54
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/54/65
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 1 n. 1 (2007); 77-85
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316388320804864