Ensinar língua portuguesa para falantes do português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/54 |
Resumo: | O propósito deste artigo é de refletir sobre o ensino de língua portuguesa para falantes de português tendo em vista as seguintes questões: a) nosso pais tem dimensões continentais e diversos grupos de diferentes origens etno-lingüísitcas, em conseqüência, há variações lingüísticas significativas de norte a sul; b) há um descompasso entre o português ensinado na escola e privilegiado por ela e o português que o aluno traz para a sala de aula; c) ensinar o “português escolar” para quem fala esta língua, que em diversos contextos, desafia o professor a ensinar que modalidade? desenvolver que habilidades? Como se situa a questão do ensino de gramática, quais as exigências? As reflexões que se colocam neste artigo se amparam em pesquisadores da área. |
id |
UFGD-4_2acf4e6153599050503d0003e5cdf5d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/54 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensinar língua portuguesa para falantes do portuguêsSala de aula. Ensino de Português. Mito do monolinguismo.O propósito deste artigo é de refletir sobre o ensino de língua portuguesa para falantes de português tendo em vista as seguintes questões: a) nosso pais tem dimensões continentais e diversos grupos de diferentes origens etno-lingüísitcas, em conseqüência, há variações lingüísticas significativas de norte a sul; b) há um descompasso entre o português ensinado na escola e privilegiado por ela e o português que o aluno traz para a sala de aula; c) ensinar o “português escolar” para quem fala esta língua, que em diversos contextos, desafia o professor a ensinar que modalidade? desenvolver que habilidades? Como se situa a questão do ensino de gramática, quais as exigências? As reflexões que se colocam neste artigo se amparam em pesquisadores da área.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2008-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/54Raído; v. 1 n. 1 (2007); 77-851984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/54/65Pereira, Maria Ceresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-08T11:19:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/54Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-08T11:19:54Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar língua portuguesa para falantes do português |
title |
Ensinar língua portuguesa para falantes do português |
spellingShingle |
Ensinar língua portuguesa para falantes do português Pereira, Maria Ceres Sala de aula. Ensino de Português. Mito do monolinguismo. |
title_short |
Ensinar língua portuguesa para falantes do português |
title_full |
Ensinar língua portuguesa para falantes do português |
title_fullStr |
Ensinar língua portuguesa para falantes do português |
title_full_unstemmed |
Ensinar língua portuguesa para falantes do português |
title_sort |
Ensinar língua portuguesa para falantes do português |
author |
Pereira, Maria Ceres |
author_facet |
Pereira, Maria Ceres |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Maria Ceres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sala de aula. Ensino de Português. Mito do monolinguismo. |
topic |
Sala de aula. Ensino de Português. Mito do monolinguismo. |
description |
O propósito deste artigo é de refletir sobre o ensino de língua portuguesa para falantes de português tendo em vista as seguintes questões: a) nosso pais tem dimensões continentais e diversos grupos de diferentes origens etno-lingüísitcas, em conseqüência, há variações lingüísticas significativas de norte a sul; b) há um descompasso entre o português ensinado na escola e privilegiado por ela e o português que o aluno traz para a sala de aula; c) ensinar o “português escolar” para quem fala esta língua, que em diversos contextos, desafia o professor a ensinar que modalidade? desenvolver que habilidades? Como se situa a questão do ensino de gramática, quais as exigências? As reflexões que se colocam neste artigo se amparam em pesquisadores da área. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/54 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/54 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/54/65 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 1 n. 1 (2007); 77-85 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316388320804864 |