O uso de operadores modais em artigos acadêmicos de aviação: um estudo descritivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/7137 |
Resumo: | Este artigo analisa o uso de operadores modais em artigos acadêmicos de aviação, escritos em Língua Inglesa (LI), coletados nos periódicos: Air & Space Power Journal e Journal of Aviation/Aerospace Education and Research, que são de acesso livre. Justifica-se a escolha deste tema pela importância da compreensão de textos acadêmicos, sendo a LI uma língua franca e internacional (English as Lingua Franca), ou ainda, a língua global, sendo utilizada na comunidade acadêmico-científica, por nativos e não-nativos, para reportar suas pesquisas científicas (WIDDOWSON, 2014; CRYSTAL, 1997). Como fundamentação teórica e metodologia qualitativa de análise, é utilizada a Linguística Sistêmico-Funcional, formulada por Halliday (1994) e Halliday & Matthiessen (2004, 2014), cuja preocupação é explorar como a língua é estruturada para o uso em diferentes contextos. Os artigos foram submetidos ao tratamento computacional, por meio das ferramentas do programa WordSmith Tools v. 8 (SCOTT, 2018), que auxiliou tanto na quantificação das ocorrências, como na análise linguística com base em seus contextos de uso. Espera-se que este trabalho contribua com pesquisas em Linguística Aplicada no que se refere ao estudo da linguagem acadêmica, especificamente, na área de aviação, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de materiais didáticos para os cadetes de uma instituição militar. Palavras-chave: Artigos Acadêmicos de Aviação. Linguagem Acadêmica. Operadores Modais. |
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O uso de operadores modais em artigos acadêmicos de aviação: um estudo descritivoEste artigo analisa o uso de operadores modais em artigos acadêmicos de aviação, escritos em Língua Inglesa (LI), coletados nos periódicos: Air & Space Power Journal e Journal of Aviation/Aerospace Education and Research, que são de acesso livre. Justifica-se a escolha deste tema pela importância da compreensão de textos acadêmicos, sendo a LI uma língua franca e internacional (English as Lingua Franca), ou ainda, a língua global, sendo utilizada na comunidade acadêmico-científica, por nativos e não-nativos, para reportar suas pesquisas científicas (WIDDOWSON, 2014; CRYSTAL, 1997). Como fundamentação teórica e metodologia qualitativa de análise, é utilizada a Linguística Sistêmico-Funcional, formulada por Halliday (1994) e Halliday & Matthiessen (2004, 2014), cuja preocupação é explorar como a língua é estruturada para o uso em diferentes contextos. Os artigos foram submetidos ao tratamento computacional, por meio das ferramentas do programa WordSmith Tools v. 8 (SCOTT, 2018), que auxiliou tanto na quantificação das ocorrências, como na análise linguística com base em seus contextos de uso. Espera-se que este trabalho contribua com pesquisas em Linguística Aplicada no que se refere ao estudo da linguagem acadêmica, especificamente, na área de aviação, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de materiais didáticos para os cadetes de uma instituição militar. Palavras-chave: Artigos Acadêmicos de Aviação. Linguagem Acadêmica. Operadores Modais.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2024-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/713710.35819/linguatec.v9.n1.7137LínguaTec; v. 9 n. 1 (2024); 70-862525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/7137/3531Copyright (c) 2024 Fernanda Beatriz Caricari de Moraishttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCaricari de Morais, Fernanda Beatriz2024-06-20T13:03:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7137Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2024-06-20T13:03:16LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
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