Corpus TecEM: o processo de construção de um corpus de produções textuais em Língua Portuguesa elaboradas por alunos de Ensino Médio Integrado a cursos técnicos
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3457 |
Resumo: | O presente artigo visa a apresentar o processo de construção do Corpus TecEM, uma ferramenta que disponibiliza textos escritos por alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em suas aulas de Língua Portuguesa. Para a obtenção deste objetivo geral, teve-se como objetivos específicos: (i) estabelecer os critérios para a organização dos dados linguísticos; (ii) organizar e rotular os textos do corpus de acordo com os critérios estabelecidos; e (iii) disponibilizar o corpus elaborado. A construção de um corpus com essas características se apresenta fundamental devido às potencialidades acadêmicas e ao desenvolvimento de práticas docentes que sua exploração pode embasar. Como base teórica, parte-se da compreensão da Linguística de Corpus como uma abordagem baseada em corpus, uma perspectiva para o estudo da linguagem. Para tanto, foi necessário: (a) levantamento bibliográfico; (b) contato com professores de Língua Portuguesa de Institutos Federais e convite aos interessados em contribuir na coleta de textos; (c) coleta de textos escritos por alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio durante suas aulas de Língua Portuguesa; (d) compilação dos textos a partir dos critérios estabelecidos; (e) armazenamento do corpus TecEM em um banco de dados online, definindo sua estrutura de maneira alinhada aos critérios de compilação; (f) desenvolvimento e disponibilização da ferramenta. Em março de 2019, o Corpus TecEM possuía 327 textos (118,009 palavras) escritos por alunos dos IFs localizados no RS e mais textos já foram coletados a partir de abril do mesmo ano. Com a construção deste corpus, entende-se que foi disponibilizada à comunidade acadêmica uma base de dados rica e criteriosa para futuras pesquisas, contribuindo tanto para o desenvolvimento teórico quanto para a proposição de novas práticas de ensino de Língua Portuguesa, de modo geral, e em contextos de formação tecnológica, em particular. |
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Corpus TecEM: o processo de construção de um corpus de produções textuais em Língua Portuguesa elaboradas por alunos de Ensino Médio Integrado a cursos técnicoscorpus de Língua PortuguesaEnsino de língua portuguesaFormação tecnológicaO presente artigo visa a apresentar o processo de construção do Corpus TecEM, uma ferramenta que disponibiliza textos escritos por alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em suas aulas de Língua Portuguesa. Para a obtenção deste objetivo geral, teve-se como objetivos específicos: (i) estabelecer os critérios para a organização dos dados linguísticos; (ii) organizar e rotular os textos do corpus de acordo com os critérios estabelecidos; e (iii) disponibilizar o corpus elaborado. A construção de um corpus com essas características se apresenta fundamental devido às potencialidades acadêmicas e ao desenvolvimento de práticas docentes que sua exploração pode embasar. Como base teórica, parte-se da compreensão da Linguística de Corpus como uma abordagem baseada em corpus, uma perspectiva para o estudo da linguagem. Para tanto, foi necessário: (a) levantamento bibliográfico; (b) contato com professores de Língua Portuguesa de Institutos Federais e convite aos interessados em contribuir na coleta de textos; (c) coleta de textos escritos por alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio durante suas aulas de Língua Portuguesa; (d) compilação dos textos a partir dos critérios estabelecidos; (e) armazenamento do corpus TecEM em um banco de dados online, definindo sua estrutura de maneira alinhada aos critérios de compilação; (f) desenvolvimento e disponibilização da ferramenta. Em março de 2019, o Corpus TecEM possuía 327 textos (118,009 palavras) escritos por alunos dos IFs localizados no RS e mais textos já foram coletados a partir de abril do mesmo ano. Com a construção deste corpus, entende-se que foi disponibilizada à comunidade acadêmica uma base de dados rica e criteriosa para futuras pesquisas, contribuindo tanto para o desenvolvimento teórico quanto para a proposição de novas práticas de ensino de Língua Portuguesa, de modo geral, e em contextos de formação tecnológica, em particular.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2019-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/345710.35819/linguatec.v4.n1.a3457LínguaTec; v. 4 n. 1 (2019)2525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3457/2270Copyright (c) 2019 Maitê Moraes Gil, Julia Ferri Pinto, Vitor Gouvêa, Bruno Correia de Almeida, Pedro de Andrade Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessGil, Maitê MoraesPinto, Julia FerriGouvêa, VitorAlmeida, Bruno Corrêa deSantos, Pedro de AndradeWeiand, Augusto2020-07-13T13:01:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3457Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:01:54LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
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O presente artigo visa a apresentar o processo de construção do Corpus TecEM, uma ferramenta que disponibiliza textos escritos por alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em suas aulas de Língua Portuguesa. Para a obtenção deste objetivo geral, teve-se como objetivos específicos: (i) estabelecer os critérios para a organização dos dados linguísticos; (ii) organizar e rotular os textos do corpus de acordo com os critérios estabelecidos; e (iii) disponibilizar o corpus elaborado. A construção de um corpus com essas características se apresenta fundamental devido às potencialidades acadêmicas e ao desenvolvimento de práticas docentes que sua exploração pode embasar. Como base teórica, parte-se da compreensão da Linguística de Corpus como uma abordagem baseada em corpus, uma perspectiva para o estudo da linguagem. Para tanto, foi necessário: (a) levantamento bibliográfico; (b) contato com professores de Língua Portuguesa de Institutos Federais e convite aos interessados em contribuir na coleta de textos; (c) coleta de textos escritos por alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio durante suas aulas de Língua Portuguesa; (d) compilação dos textos a partir dos critérios estabelecidos; (e) armazenamento do corpus TecEM em um banco de dados online, definindo sua estrutura de maneira alinhada aos critérios de compilação; (f) desenvolvimento e disponibilização da ferramenta. Em março de 2019, o Corpus TecEM possuía 327 textos (118,009 palavras) escritos por alunos dos IFs localizados no RS e mais textos já foram coletados a partir de abril do mesmo ano. Com a construção deste corpus, entende-se que foi disponibilizada à comunidade acadêmica uma base de dados rica e criteriosa para futuras pesquisas, contribuindo tanto para o desenvolvimento teórico quanto para a proposição de novas práticas de ensino de Língua Portuguesa, de modo geral, e em contextos de formação tecnológica, em particular. |
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