Não há longe nem distância: O Ensino do Português no #EstudoEmCasa (2020-2022)
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6669 |
Resumo: | O projeto educativo #EstudoEmCasa foi criado pelo Ministério da Educação de Portugal com o propósito inicial de apoiar os alunos com menos recursos a ultrapassar os obstáculos que se levantaram ao prosseguimento das aprendizagens na fase em que a pandemia COVID-19 obrigou à suspensão das aulas nas escolas portuguesas. No presente texto, caracterizo o projeto #EstudoEmCasa e analiso, nos traços essenciais, a abordagem seguida no ensino-aprendizagem do Português (língua materna) e do Português Língua Não Materna. Examino também as transformações da modalidade de ensino que se operaram da primeira fase do projeto (2020-2021) para uma segunda fase, que se iniciou em setembro de 2021. Em ambas as fases, foi posto em prática um modelo didático de ensino a distância que se centra na criação de recursos didáticos que podem ser utilizados quer pelos alunos, quer por docentes, quer ainda pelas famílias, de modo a fomentar o trabalho autônomo de quem aprende (WHITE, 2003; HOLMBERG, 2005). Dou também conta, neste artigo, do modo como se trabalham os conteúdos da Educação Literária e dos demais domínios do Português e como se promove a abordagem comunicativa no Português Língua Não Materna (RICHARDS, 2006) a partir de ferramentas de ensino digitais e multimídia. |
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Não há longe nem distância: O Ensino do Português no #EstudoEmCasa (2020-2022)O projeto educativo #EstudoEmCasa foi criado pelo Ministério da Educação de Portugal com o propósito inicial de apoiar os alunos com menos recursos a ultrapassar os obstáculos que se levantaram ao prosseguimento das aprendizagens na fase em que a pandemia COVID-19 obrigou à suspensão das aulas nas escolas portuguesas. No presente texto, caracterizo o projeto #EstudoEmCasa e analiso, nos traços essenciais, a abordagem seguida no ensino-aprendizagem do Português (língua materna) e do Português Língua Não Materna. Examino também as transformações da modalidade de ensino que se operaram da primeira fase do projeto (2020-2021) para uma segunda fase, que se iniciou em setembro de 2021. Em ambas as fases, foi posto em prática um modelo didático de ensino a distância que se centra na criação de recursos didáticos que podem ser utilizados quer pelos alunos, quer por docentes, quer ainda pelas famílias, de modo a fomentar o trabalho autônomo de quem aprende (WHITE, 2003; HOLMBERG, 2005). Dou também conta, neste artigo, do modo como se trabalham os conteúdos da Educação Literária e dos demais domínios do Português e como se promove a abordagem comunicativa no Português Língua Não Materna (RICHARDS, 2006) a partir de ferramentas de ensino digitais e multimídia.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2023-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/666910.35819/linguatec.v8.n1.6669LínguaTec; v. 8 n. 1 (2023); 143-1602525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6669/3320Copyright (c) 2023 Alexandre Dias Pintohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias Pinto, Alexandre2023-06-20T15:20:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6669Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2023-06-20T15:20:53LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
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