Círculo de leitura e cultura científica: relato de projeto para estímulo à leitura e ao letramento científico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4590 |
Resumo: | A educação científica é um tema central no debate educacional contemporâneo. Sua importância gira em torno da promoção do letramento literário e científico, do interesse pela ciência e de uma ressignificação do conhecimento científico a partir da experiência dos jovens estudantes. Neste trabalho apresentamos um relato de experiência das atividades desenvolvidas no projeto de extensão de leitura e discussão de textos de ficção científica em uma escola da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O referido projeto, intitulado "Círculo de Leitura e Cultura Científica", foi desenvolvido pelos docentes do IFB, Campus Recanto das Emas, e nasceu em 2019, contando, atualmente, com a participação de cinco docentes de diferentes áreas do conhecimento, a saber: Audiovisual, Biologia, Filosofia, História e Letras. As reuniões do "Círculo de Leitura" almejam ser conversas abertas e naturais sobre livros, com espaço para digressões e conexões com a experiência pessoal dos participantes e saberes científicos. |
id |
IFRS-3_5892daa87d877cc7c2053172068747e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4590 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
Círculo de leitura e cultura científica: relato de projeto para estímulo à leitura e ao letramento científicoA educação científica é um tema central no debate educacional contemporâneo. Sua importância gira em torno da promoção do letramento literário e científico, do interesse pela ciência e de uma ressignificação do conhecimento científico a partir da experiência dos jovens estudantes. Neste trabalho apresentamos um relato de experiência das atividades desenvolvidas no projeto de extensão de leitura e discussão de textos de ficção científica em uma escola da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O referido projeto, intitulado "Círculo de Leitura e Cultura Científica", foi desenvolvido pelos docentes do IFB, Campus Recanto das Emas, e nasceu em 2019, contando, atualmente, com a participação de cinco docentes de diferentes áreas do conhecimento, a saber: Audiovisual, Biologia, Filosofia, História e Letras. As reuniões do "Círculo de Leitura" almejam ser conversas abertas e naturais sobre livros, com espaço para digressões e conexões com a experiência pessoal dos participantes e saberes científicos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/459010.35819/linguatec.v5.n2.4590LínguaTec; v. 5 n. 2 (2020); 268-2812525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4590/2780Copyright (c) 2020 Kaiser Dias Schwarcz, Josias Freire, Bruno Oliveira Tardin, Bárbara de Barros Fonseca, Gaia Schüler Costahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchwarcz, KaiserFreire Júnior, Josias JoséTardin, Bruno Fonseca, Bárbara Costa, Gaia 2020-11-20T18:10:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4590Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-11-20T18:10:22LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Círculo de leitura e cultura científica: relato de projeto para estímulo à leitura e ao letramento científico |
title |
Círculo de leitura e cultura científica: relato de projeto para estímulo à leitura e ao letramento científico |
spellingShingle |
Círculo de leitura e cultura científica: relato de projeto para estímulo à leitura e ao letramento científico Schwarcz, Kaiser |
title_short |
Círculo de leitura e cultura científica: relato de projeto para estímulo à leitura e ao letramento científico |
title_full |
Círculo de leitura e cultura científica: relato de projeto para estímulo à leitura e ao letramento científico |
title_fullStr |
Círculo de leitura e cultura científica: relato de projeto para estímulo à leitura e ao letramento científico |
title_full_unstemmed |
Círculo de leitura e cultura científica: relato de projeto para estímulo à leitura e ao letramento científico |
title_sort |
Círculo de leitura e cultura científica: relato de projeto para estímulo à leitura e ao letramento científico |
author |
Schwarcz, Kaiser |
author_facet |
Schwarcz, Kaiser Freire Júnior, Josias José Tardin, Bruno Fonseca, Bárbara Costa, Gaia |
author_role |
author |
author2 |
Freire Júnior, Josias José Tardin, Bruno Fonseca, Bárbara Costa, Gaia |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schwarcz, Kaiser Freire Júnior, Josias José Tardin, Bruno Fonseca, Bárbara Costa, Gaia |
description |
A educação científica é um tema central no debate educacional contemporâneo. Sua importância gira em torno da promoção do letramento literário e científico, do interesse pela ciência e de uma ressignificação do conhecimento científico a partir da experiência dos jovens estudantes. Neste trabalho apresentamos um relato de experiência das atividades desenvolvidas no projeto de extensão de leitura e discussão de textos de ficção científica em uma escola da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O referido projeto, intitulado "Círculo de Leitura e Cultura Científica", foi desenvolvido pelos docentes do IFB, Campus Recanto das Emas, e nasceu em 2019, contando, atualmente, com a participação de cinco docentes de diferentes áreas do conhecimento, a saber: Audiovisual, Biologia, Filosofia, História e Letras. As reuniões do "Círculo de Leitura" almejam ser conversas abertas e naturais sobre livros, com espaço para digressões e conexões com a experiência pessoal dos participantes e saberes científicos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4590 10.35819/linguatec.v5.n2.4590 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4590 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v5.n2.4590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4590/2780 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 5 n. 2 (2020); 268-281 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1809210010702446592 |