Círculo de leitura e cultura científica: relato de projeto para estímulo à leitura e ao letramento científico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwarcz, Kaiser
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Freire Júnior, Josias José, Tardin, Bruno, Fonseca, Bárbara, Costa, Gaia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4590
Resumo: A educação científica é um tema central no debate educacional contemporâneo. Sua importância gira em torno da promoção do letramento literário e científico, do interesse pela ciência e de uma ressignificação do conhecimento científico a partir da experiência dos jovens estudantes. Neste trabalho apresentamos um relato de experiência das atividades desenvolvidas no projeto de extensão de leitura e discussão de textos de ficção científica em uma escola da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O referido projeto, intitulado "Círculo de Leitura e Cultura Científica", foi desenvolvido pelos docentes do IFB, Campus Recanto das Emas, e nasceu em 2019, contando, atualmente, com a participação de cinco docentes de diferentes áreas do conhecimento, a saber: Audiovisual, Biologia, Filosofia, História e Letras. As reuniões do "Círculo de Leitura" almejam ser conversas abertas e naturais sobre livros, com espaço para digressões e conexões com a experiência pessoal dos participantes e saberes científicos.
id IFRS-3_5892daa87d877cc7c2053172068747e4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4590
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling Círculo de leitura e cultura científica: relato de projeto para estímulo à leitura e ao letramento científicoA educação científica é um tema central no debate educacional contemporâneo. Sua importância gira em torno da promoção do letramento literário e científico, do interesse pela ciência e de uma ressignificação do conhecimento científico a partir da experiência dos jovens estudantes. Neste trabalho apresentamos um relato de experiência das atividades desenvolvidas no projeto de extensão de leitura e discussão de textos de ficção científica em uma escola da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O referido projeto, intitulado "Círculo de Leitura e Cultura Científica", foi desenvolvido pelos docentes do IFB, Campus Recanto das Emas, e nasceu em 2019, contando, atualmente, com a participação de cinco docentes de diferentes áreas do conhecimento, a saber: Audiovisual, Biologia, Filosofia, História e Letras. As reuniões do "Círculo de Leitura" almejam ser conversas abertas e naturais sobre livros, com espaço para digressões e conexões com a experiência pessoal dos participantes e saberes científicos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/459010.35819/linguatec.v5.n2.4590LínguaTec; v. 5 n. 2 (2020); 268-2812525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4590/2780Copyright (c) 2020 Kaiser Dias Schwarcz, Josias Freire, Bruno Oliveira Tardin, Bárbara de Barros Fonseca, Gaia Schüler Costahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchwarcz, KaiserFreire Júnior, Josias JoséTardin, Bruno Fonseca, Bárbara Costa, Gaia 2020-11-20T18:10:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4590Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-11-20T18:10:22LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Círculo de leitura e cultura científica: relato de projeto para estímulo à leitura e ao letramento científico
title Círculo de leitura e cultura científica: relato de projeto para estímulo à leitura e ao letramento científico
spellingShingle Círculo de leitura e cultura científica: relato de projeto para estímulo à leitura e ao letramento científico
Schwarcz, Kaiser
title_short Círculo de leitura e cultura científica: relato de projeto para estímulo à leitura e ao letramento científico
title_full Círculo de leitura e cultura científica: relato de projeto para estímulo à leitura e ao letramento científico
title_fullStr Círculo de leitura e cultura científica: relato de projeto para estímulo à leitura e ao letramento científico
title_full_unstemmed Círculo de leitura e cultura científica: relato de projeto para estímulo à leitura e ao letramento científico
title_sort Círculo de leitura e cultura científica: relato de projeto para estímulo à leitura e ao letramento científico
author Schwarcz, Kaiser
author_facet Schwarcz, Kaiser
Freire Júnior, Josias José
Tardin, Bruno
Fonseca, Bárbara
Costa, Gaia
author_role author
author2 Freire Júnior, Josias José
Tardin, Bruno
Fonseca, Bárbara
Costa, Gaia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schwarcz, Kaiser
Freire Júnior, Josias José
Tardin, Bruno
Fonseca, Bárbara
Costa, Gaia
description A educação científica é um tema central no debate educacional contemporâneo. Sua importância gira em torno da promoção do letramento literário e científico, do interesse pela ciência e de uma ressignificação do conhecimento científico a partir da experiência dos jovens estudantes. Neste trabalho apresentamos um relato de experiência das atividades desenvolvidas no projeto de extensão de leitura e discussão de textos de ficção científica em uma escola da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O referido projeto, intitulado "Círculo de Leitura e Cultura Científica", foi desenvolvido pelos docentes do IFB, Campus Recanto das Emas, e nasceu em 2019, contando, atualmente, com a participação de cinco docentes de diferentes áreas do conhecimento, a saber: Audiovisual, Biologia, Filosofia, História e Letras. As reuniões do "Círculo de Leitura" almejam ser conversas abertas e naturais sobre livros, com espaço para digressões e conexões com a experiência pessoal dos participantes e saberes científicos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4590
10.35819/linguatec.v5.n2.4590
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4590
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v5.n2.4590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4590/2780
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 5 n. 2 (2020); 268-281
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010702446592