LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS: OS LETRAMENTOS EM QUESTÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14186 |
Resumo: | No artigo se apresenta uma breve discussão sobre o uso do termo letramento na ciência e na estatística.Advoga-se que os processos de aprendizagem da leitura, de maneira crítica, não se restringem a componentecurricular de Língua Portuguesa e devem ocorrer na escola de forma contextualizada. Realiza-se a análise deum texto de divulgação científica da revista online Ciência Hoje das Crianças (CHC), a fim de identificar a suapotencialidade no que tange ao letramento científico e estatístico no ensino de ciências e da matemática. O texto foianalisado por meio dos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD). A análise foi organizada a partir deuma categoria a priori e uma emergente: linguagem matemática e estatística e relação entre ciência e tecnologia.Dentre os resultados podemos destacar que o texto permite trabalhar com conceitos importantes à linguagemestatística como média e intervalo; e permite problematizar compreensões sobre a atividade científico-tecnológica. |
id |
UEPG-31_5254dc92df194e6a4b9370a9d4d9f31c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/14186 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS: OS LETRAMENTOS EM QUESTÃOLeitura. Letramento científico. Divulgação científica para crianças.No artigo se apresenta uma breve discussão sobre o uso do termo letramento na ciência e na estatística.Advoga-se que os processos de aprendizagem da leitura, de maneira crítica, não se restringem a componentecurricular de Língua Portuguesa e devem ocorrer na escola de forma contextualizada. Realiza-se a análise deum texto de divulgação científica da revista online Ciência Hoje das Crianças (CHC), a fim de identificar a suapotencialidade no que tange ao letramento científico e estatístico no ensino de ciências e da matemática. O texto foianalisado por meio dos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD). A análise foi organizada a partir deuma categoria a priori e uma emergente: linguagem matemática e estatística e relação entre ciência e tecnologia.Dentre os resultados podemos destacar que o texto permite trabalhar com conceitos importantes à linguagemestatística como média e intervalo; e permite problematizar compreensões sobre a atividade científico-tecnológica.Editora UEPG2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1418610.5212/OlharProfr.v.21i2.0004Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 2 (2018); 227 - 240Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 227 - 240Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 2 (2018); 227 - 240Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 227 - 240Olhar de Professor; v. 21 n. 2 (2018); 227 - 2401984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14186/209209211292https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14186/209209215999https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14186/209209216000https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14186/209209216156Copyright (c) 2019 Daiane Quadros de Oliveira, Roberta Schnorr Buehringinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Daiane Quadros deBuehring, Roberta Schnorr2022-01-17T10:36:36Zoai:uepg.br:article/14186Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-01-17T10:36:36Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS: OS LETRAMENTOS EM QUESTÃO |
title |
LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS: OS LETRAMENTOS EM QUESTÃO |
spellingShingle |
LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS: OS LETRAMENTOS EM QUESTÃO Oliveira, Daiane Quadros de Leitura. Letramento científico. Divulgação científica para crianças. |
title_short |
LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS: OS LETRAMENTOS EM QUESTÃO |
title_full |
LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS: OS LETRAMENTOS EM QUESTÃO |
title_fullStr |
LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS: OS LETRAMENTOS EM QUESTÃO |
title_full_unstemmed |
LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS: OS LETRAMENTOS EM QUESTÃO |
title_sort |
LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS: OS LETRAMENTOS EM QUESTÃO |
author |
Oliveira, Daiane Quadros de |
author_facet |
Oliveira, Daiane Quadros de Buehring, Roberta Schnorr |
author_role |
author |
author2 |
Buehring, Roberta Schnorr |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Daiane Quadros de Buehring, Roberta Schnorr |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura. Letramento científico. Divulgação científica para crianças. |
topic |
Leitura. Letramento científico. Divulgação científica para crianças. |
description |
No artigo se apresenta uma breve discussão sobre o uso do termo letramento na ciência e na estatística.Advoga-se que os processos de aprendizagem da leitura, de maneira crítica, não se restringem a componentecurricular de Língua Portuguesa e devem ocorrer na escola de forma contextualizada. Realiza-se a análise deum texto de divulgação científica da revista online Ciência Hoje das Crianças (CHC), a fim de identificar a suapotencialidade no que tange ao letramento científico e estatístico no ensino de ciências e da matemática. O texto foianalisado por meio dos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD). A análise foi organizada a partir deuma categoria a priori e uma emergente: linguagem matemática e estatística e relação entre ciência e tecnologia.Dentre os resultados podemos destacar que o texto permite trabalhar com conceitos importantes à linguagemestatística como média e intervalo; e permite problematizar compreensões sobre a atividade científico-tecnológica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14186 10.5212/OlharProfr.v.21i2.0004 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14186 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.21i2.0004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14186/209209211292 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14186/209209215999 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14186/209209216000 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14186/209209216156 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Daiane Quadros de Oliveira, Roberta Schnorr Buehring info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Daiane Quadros de Oliveira, Roberta Schnorr Buehring |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml application/zip text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 2 (2018); 227 - 240 Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 227 - 240 Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 2 (2018); 227 - 240 Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 227 - 240 Olhar de Professor; v. 21 n. 2 (2018); 227 - 240 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496848023552 |