LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS: OS LETRAMENTOS EM QUESTÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Daiane Quadros de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Buehring, Roberta Schnorr
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14186
Resumo: No artigo se apresenta uma breve discussão sobre o uso do termo letramento na ciência e na estatística.Advoga-se que os processos de aprendizagem da leitura, de maneira crítica, não se restringem a componentecurricular de Língua Portuguesa e devem ocorrer na escola de forma contextualizada. Realiza-se a análise deum texto de divulgação científica da revista online Ciência Hoje das Crianças (CHC), a fim de identificar a suapotencialidade no que tange ao letramento científico e estatístico no ensino de ciências e da matemática. O texto foianalisado por meio dos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD). A análise foi organizada a partir deuma categoria a priori e uma emergente: linguagem matemática e estatística e relação entre ciência e tecnologia.Dentre os resultados podemos destacar que o texto permite trabalhar com conceitos importantes à linguagemestatística como média e intervalo; e permite problematizar compreensões sobre a atividade científico-tecnológica.
id UEPG-31_5254dc92df194e6a4b9370a9d4d9f31c
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/14186
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS: OS LETRAMENTOS EM QUESTÃOLeitura. Letramento científico. Divulgação científica para crianças.No artigo se apresenta uma breve discussão sobre o uso do termo letramento na ciência e na estatística.Advoga-se que os processos de aprendizagem da leitura, de maneira crítica, não se restringem a componentecurricular de Língua Portuguesa e devem ocorrer na escola de forma contextualizada. Realiza-se a análise deum texto de divulgação científica da revista online Ciência Hoje das Crianças (CHC), a fim de identificar a suapotencialidade no que tange ao letramento científico e estatístico no ensino de ciências e da matemática. O texto foianalisado por meio dos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD). A análise foi organizada a partir deuma categoria a priori e uma emergente: linguagem matemática e estatística e relação entre ciência e tecnologia.Dentre os resultados podemos destacar que o texto permite trabalhar com conceitos importantes à linguagemestatística como média e intervalo; e permite problematizar compreensões sobre a atividade científico-tecnológica.Editora UEPG2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1418610.5212/OlharProfr.v.21i2.0004Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 2 (2018); 227 - 240Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 227 - 240Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 2 (2018); 227 - 240Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 227 - 240Olhar de Professor; v. 21 n. 2 (2018); 227 - 2401984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14186/209209211292https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14186/209209215999https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14186/209209216000https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14186/209209216156Copyright (c) 2019 Daiane Quadros de Oliveira, Roberta Schnorr Buehringinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Daiane Quadros deBuehring, Roberta Schnorr2022-01-17T10:36:36Zoai:uepg.br:article/14186Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-01-17T10:36:36Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS: OS LETRAMENTOS EM QUESTÃO
title LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS: OS LETRAMENTOS EM QUESTÃO
spellingShingle LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS: OS LETRAMENTOS EM QUESTÃO
Oliveira, Daiane Quadros de
Leitura. Letramento científico. Divulgação científica para crianças.
title_short LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS: OS LETRAMENTOS EM QUESTÃO
title_full LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS: OS LETRAMENTOS EM QUESTÃO
title_fullStr LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS: OS LETRAMENTOS EM QUESTÃO
title_full_unstemmed LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS: OS LETRAMENTOS EM QUESTÃO
title_sort LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS: OS LETRAMENTOS EM QUESTÃO
author Oliveira, Daiane Quadros de
author_facet Oliveira, Daiane Quadros de
Buehring, Roberta Schnorr
author_role author
author2 Buehring, Roberta Schnorr
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Daiane Quadros de
Buehring, Roberta Schnorr
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura. Letramento científico. Divulgação científica para crianças.
topic Leitura. Letramento científico. Divulgação científica para crianças.
description No artigo se apresenta uma breve discussão sobre o uso do termo letramento na ciência e na estatística.Advoga-se que os processos de aprendizagem da leitura, de maneira crítica, não se restringem a componentecurricular de Língua Portuguesa e devem ocorrer na escola de forma contextualizada. Realiza-se a análise deum texto de divulgação científica da revista online Ciência Hoje das Crianças (CHC), a fim de identificar a suapotencialidade no que tange ao letramento científico e estatístico no ensino de ciências e da matemática. O texto foianalisado por meio dos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD). A análise foi organizada a partir deuma categoria a priori e uma emergente: linguagem matemática e estatística e relação entre ciência e tecnologia.Dentre os resultados podemos destacar que o texto permite trabalhar com conceitos importantes à linguagemestatística como média e intervalo; e permite problematizar compreensões sobre a atividade científico-tecnológica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14186
10.5212/OlharProfr.v.21i2.0004
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14186
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.21i2.0004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14186/209209211292
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14186/209209215999
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14186/209209216000
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14186/209209216156
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Daiane Quadros de Oliveira, Roberta Schnorr Buehring
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Daiane Quadros de Oliveira, Roberta Schnorr Buehring
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
application/zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 2 (2018); 227 - 240
Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 227 - 240
Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 2 (2018); 227 - 240
Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 227 - 240
Olhar de Professor; v. 21 n. 2 (2018); 227 - 240
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496848023552