“Inglês com xadrez”: relatos de uma experiência interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vescovi, Jessica Paula
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Medeiros de Albuquerque de Azambuja, Vera Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5262
Resumo: O trabalho com o léxico em sala de aula permite o diálogo entre as mais variadas áreas do conhecimento. Nesse sentido, intentamos, neste trabalho, apresentar um relato de experiência sobre uma atividade integradora e interdisciplinar, ocorrida durante o período de Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNPs), envolvendo os componentes de Língua Inglesa e Educação Física, a qual versou sobre o esporte Xadrez para estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Administração e Cooperativismo de um campus do Instituo Federal do Paraná. A atividade teve por cerne o trabalho com o vocabulário específico do esporte em língua portuguesa e em língua inglesa a partir das reflexões propostas por Antunes (2012) e Guerra e Andrade (2012) a respeito do trabalho com léxico em sala de aula. A prática pedagógica em questão permitiu notarmos a relevância de atividades interdisciplinares e integradoras para o processo de ensino-aprendizagem, visto que possibilitam um diálogo entre as áreas e, por consequência, uma aprendizagem significativa aos estudantes. 
id IFRS-3_5cdb6402e4e3370b0209bf0ebb18b78d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5262
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling “Inglês com xadrez”: relatos de uma experiência interdisciplinarO trabalho com o léxico em sala de aula permite o diálogo entre as mais variadas áreas do conhecimento. Nesse sentido, intentamos, neste trabalho, apresentar um relato de experiência sobre uma atividade integradora e interdisciplinar, ocorrida durante o período de Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNPs), envolvendo os componentes de Língua Inglesa e Educação Física, a qual versou sobre o esporte Xadrez para estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Administração e Cooperativismo de um campus do Instituo Federal do Paraná. A atividade teve por cerne o trabalho com o vocabulário específico do esporte em língua portuguesa e em língua inglesa a partir das reflexões propostas por Antunes (2012) e Guerra e Andrade (2012) a respeito do trabalho com léxico em sala de aula. A prática pedagógica em questão permitiu notarmos a relevância de atividades interdisciplinares e integradoras para o processo de ensino-aprendizagem, visto que possibilitam um diálogo entre as áreas e, por consequência, uma aprendizagem significativa aos estudantes. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2021-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/526210.35819/linguatec.v6.n2.5262LínguaTec; v. 6 n. 2 (2021); 131-1422525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5262/3016Copyright (c) 2021 Jessica Paula Vescovi, Vera Lucia Medeiros de Albuquerque de Azambujahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVescovi, Jessica PaulaMedeiros de Albuquerque de Azambuja, Vera Lucia 2021-11-17T14:40:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5262Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2021-11-17T14:40:56LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv “Inglês com xadrez”: relatos de uma experiência interdisciplinar
title “Inglês com xadrez”: relatos de uma experiência interdisciplinar
spellingShingle “Inglês com xadrez”: relatos de uma experiência interdisciplinar
Vescovi, Jessica Paula
title_short “Inglês com xadrez”: relatos de uma experiência interdisciplinar
title_full “Inglês com xadrez”: relatos de uma experiência interdisciplinar
title_fullStr “Inglês com xadrez”: relatos de uma experiência interdisciplinar
title_full_unstemmed “Inglês com xadrez”: relatos de uma experiência interdisciplinar
title_sort “Inglês com xadrez”: relatos de uma experiência interdisciplinar
author Vescovi, Jessica Paula
author_facet Vescovi, Jessica Paula
Medeiros de Albuquerque de Azambuja, Vera Lucia
author_role author
author2 Medeiros de Albuquerque de Azambuja, Vera Lucia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vescovi, Jessica Paula
Medeiros de Albuquerque de Azambuja, Vera Lucia
description O trabalho com o léxico em sala de aula permite o diálogo entre as mais variadas áreas do conhecimento. Nesse sentido, intentamos, neste trabalho, apresentar um relato de experiência sobre uma atividade integradora e interdisciplinar, ocorrida durante o período de Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNPs), envolvendo os componentes de Língua Inglesa e Educação Física, a qual versou sobre o esporte Xadrez para estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Administração e Cooperativismo de um campus do Instituo Federal do Paraná. A atividade teve por cerne o trabalho com o vocabulário específico do esporte em língua portuguesa e em língua inglesa a partir das reflexões propostas por Antunes (2012) e Guerra e Andrade (2012) a respeito do trabalho com léxico em sala de aula. A prática pedagógica em questão permitiu notarmos a relevância de atividades interdisciplinares e integradoras para o processo de ensino-aprendizagem, visto que possibilitam um diálogo entre as áreas e, por consequência, uma aprendizagem significativa aos estudantes. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5262
10.35819/linguatec.v6.n2.5262
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5262
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v6.n2.5262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5262/3016
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Jessica Paula Vescovi, Vera Lucia Medeiros de Albuquerque de Azambuja
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Jessica Paula Vescovi, Vera Lucia Medeiros de Albuquerque de Azambuja
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 6 n. 2 (2021); 131-142
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010742292480