“Inglês com xadrez”: relatos de uma experiência interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5262 |
Resumo: | O trabalho com o léxico em sala de aula permite o diálogo entre as mais variadas áreas do conhecimento. Nesse sentido, intentamos, neste trabalho, apresentar um relato de experiência sobre uma atividade integradora e interdisciplinar, ocorrida durante o período de Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNPs), envolvendo os componentes de Língua Inglesa e Educação Física, a qual versou sobre o esporte Xadrez para estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Administração e Cooperativismo de um campus do Instituo Federal do Paraná. A atividade teve por cerne o trabalho com o vocabulário específico do esporte em língua portuguesa e em língua inglesa a partir das reflexões propostas por Antunes (2012) e Guerra e Andrade (2012) a respeito do trabalho com léxico em sala de aula. A prática pedagógica em questão permitiu notarmos a relevância de atividades interdisciplinares e integradoras para o processo de ensino-aprendizagem, visto que possibilitam um diálogo entre as áreas e, por consequência, uma aprendizagem significativa aos estudantes. |
id |
IFRS-3_5cdb6402e4e3370b0209bf0ebb18b78d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5262 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
“Inglês com xadrez”: relatos de uma experiência interdisciplinarO trabalho com o léxico em sala de aula permite o diálogo entre as mais variadas áreas do conhecimento. Nesse sentido, intentamos, neste trabalho, apresentar um relato de experiência sobre uma atividade integradora e interdisciplinar, ocorrida durante o período de Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNPs), envolvendo os componentes de Língua Inglesa e Educação Física, a qual versou sobre o esporte Xadrez para estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Administração e Cooperativismo de um campus do Instituo Federal do Paraná. A atividade teve por cerne o trabalho com o vocabulário específico do esporte em língua portuguesa e em língua inglesa a partir das reflexões propostas por Antunes (2012) e Guerra e Andrade (2012) a respeito do trabalho com léxico em sala de aula. A prática pedagógica em questão permitiu notarmos a relevância de atividades interdisciplinares e integradoras para o processo de ensino-aprendizagem, visto que possibilitam um diálogo entre as áreas e, por consequência, uma aprendizagem significativa aos estudantes. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2021-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/526210.35819/linguatec.v6.n2.5262LínguaTec; v. 6 n. 2 (2021); 131-1422525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5262/3016Copyright (c) 2021 Jessica Paula Vescovi, Vera Lucia Medeiros de Albuquerque de Azambujahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVescovi, Jessica PaulaMedeiros de Albuquerque de Azambuja, Vera Lucia 2021-11-17T14:40:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5262Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2021-11-17T14:40:56LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Inglês com xadrez”: relatos de uma experiência interdisciplinar |
title |
“Inglês com xadrez”: relatos de uma experiência interdisciplinar |
spellingShingle |
“Inglês com xadrez”: relatos de uma experiência interdisciplinar Vescovi, Jessica Paula |
title_short |
“Inglês com xadrez”: relatos de uma experiência interdisciplinar |
title_full |
“Inglês com xadrez”: relatos de uma experiência interdisciplinar |
title_fullStr |
“Inglês com xadrez”: relatos de uma experiência interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
“Inglês com xadrez”: relatos de uma experiência interdisciplinar |
title_sort |
“Inglês com xadrez”: relatos de uma experiência interdisciplinar |
author |
Vescovi, Jessica Paula |
author_facet |
Vescovi, Jessica Paula Medeiros de Albuquerque de Azambuja, Vera Lucia |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros de Albuquerque de Azambuja, Vera Lucia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vescovi, Jessica Paula Medeiros de Albuquerque de Azambuja, Vera Lucia |
description |
O trabalho com o léxico em sala de aula permite o diálogo entre as mais variadas áreas do conhecimento. Nesse sentido, intentamos, neste trabalho, apresentar um relato de experiência sobre uma atividade integradora e interdisciplinar, ocorrida durante o período de Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNPs), envolvendo os componentes de Língua Inglesa e Educação Física, a qual versou sobre o esporte Xadrez para estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Administração e Cooperativismo de um campus do Instituo Federal do Paraná. A atividade teve por cerne o trabalho com o vocabulário específico do esporte em língua portuguesa e em língua inglesa a partir das reflexões propostas por Antunes (2012) e Guerra e Andrade (2012) a respeito do trabalho com léxico em sala de aula. A prática pedagógica em questão permitiu notarmos a relevância de atividades interdisciplinares e integradoras para o processo de ensino-aprendizagem, visto que possibilitam um diálogo entre as áreas e, por consequência, uma aprendizagem significativa aos estudantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5262 10.35819/linguatec.v6.n2.5262 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5262 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v6.n2.5262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5262/3016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Jessica Paula Vescovi, Vera Lucia Medeiros de Albuquerque de Azambuja https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Jessica Paula Vescovi, Vera Lucia Medeiros de Albuquerque de Azambuja https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 6 n. 2 (2021); 131-142 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1809210010742292480 |