Percepções sobre o ensino de português para fins específicos na educação profissional e tecnológica a partir do instrumento Análise de Necessidades.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4003 |
Resumo: | Este trabalho, que teve como objetivo principal compreender as dificuldades e as necessidades para a aquisição da norma padrão e de usos específicos da Língua Portuguesa pelos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), foi desenvolvido no 2º semestre de 2019, com uma turma do curso técnico em Segurança do Trabalho de uma escola técnica localizada em uma Região Administrativa do Distrito Federal. Para a obtenção dos dados, foi aplicado um questionário com questões objetivas e discursivas denominado “Análise de Necessidades”, instrumento fundamental para o ensino de línguas na abordagem instrumental. A investigação apontou as dificuldades dos estudantes quanto à aprendizagem da língua portuguesa que deverão ser exploradas pelos professores no ensino de português para fins específicos. |
id |
IFRS-3_5dcd906df09f312452b04aff1e91c42c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4003 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções sobre o ensino de português para fins específicos na educação profissional e tecnológica a partir do instrumento Análise de Necessidades.Este trabalho, que teve como objetivo principal compreender as dificuldades e as necessidades para a aquisição da norma padrão e de usos específicos da Língua Portuguesa pelos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), foi desenvolvido no 2º semestre de 2019, com uma turma do curso técnico em Segurança do Trabalho de uma escola técnica localizada em uma Região Administrativa do Distrito Federal. Para a obtenção dos dados, foi aplicado um questionário com questões objetivas e discursivas denominado “Análise de Necessidades”, instrumento fundamental para o ensino de línguas na abordagem instrumental. A investigação apontou as dificuldades dos estudantes quanto à aprendizagem da língua portuguesa que deverão ser exploradas pelos professores no ensino de português para fins específicos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2020-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/400310.35819/linguatec.v5.n1.4003LínguaTec; v. 5 n. 1 (2020); 81-1082525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4003/2623Copyright (c) 2020 Eliene do Carmo Santos Nunes, Daniele dos Santos Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Eliene do Carmo SantosRosa, Daniele dos Santos2020-07-13T13:01:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4003Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:01:26LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções sobre o ensino de português para fins específicos na educação profissional e tecnológica a partir do instrumento Análise de Necessidades. |
title |
Percepções sobre o ensino de português para fins específicos na educação profissional e tecnológica a partir do instrumento Análise de Necessidades. |
spellingShingle |
Percepções sobre o ensino de português para fins específicos na educação profissional e tecnológica a partir do instrumento Análise de Necessidades. Nunes, Eliene do Carmo Santos |
title_short |
Percepções sobre o ensino de português para fins específicos na educação profissional e tecnológica a partir do instrumento Análise de Necessidades. |
title_full |
Percepções sobre o ensino de português para fins específicos na educação profissional e tecnológica a partir do instrumento Análise de Necessidades. |
title_fullStr |
Percepções sobre o ensino de português para fins específicos na educação profissional e tecnológica a partir do instrumento Análise de Necessidades. |
title_full_unstemmed |
Percepções sobre o ensino de português para fins específicos na educação profissional e tecnológica a partir do instrumento Análise de Necessidades. |
title_sort |
Percepções sobre o ensino de português para fins específicos na educação profissional e tecnológica a partir do instrumento Análise de Necessidades. |
author |
Nunes, Eliene do Carmo Santos |
author_facet |
Nunes, Eliene do Carmo Santos Rosa, Daniele dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Daniele dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Eliene do Carmo Santos Rosa, Daniele dos Santos |
description |
Este trabalho, que teve como objetivo principal compreender as dificuldades e as necessidades para a aquisição da norma padrão e de usos específicos da Língua Portuguesa pelos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), foi desenvolvido no 2º semestre de 2019, com uma turma do curso técnico em Segurança do Trabalho de uma escola técnica localizada em uma Região Administrativa do Distrito Federal. Para a obtenção dos dados, foi aplicado um questionário com questões objetivas e discursivas denominado “Análise de Necessidades”, instrumento fundamental para o ensino de línguas na abordagem instrumental. A investigação apontou as dificuldades dos estudantes quanto à aprendizagem da língua portuguesa que deverão ser exploradas pelos professores no ensino de português para fins específicos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4003 10.35819/linguatec.v5.n1.4003 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4003 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v5.n1.4003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4003/2623 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Eliene do Carmo Santos Nunes, Daniele dos Santos Rosa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Eliene do Carmo Santos Nunes, Daniele dos Santos Rosa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 5 n. 1 (2020); 81-108 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1809210010376339456 |