Percepções sobre o ensino de português para fins específicos na educação profissional e tecnológica a partir do instrumento Análise de Necessidades.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Eliene do Carmo Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rosa, Daniele dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4003
Resumo: Este trabalho, que teve como objetivo principal compreender as dificuldades e as necessidades para a aquisição da norma padrão e de usos específicos da Língua Portuguesa pelos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), foi desenvolvido no 2º semestre de 2019, com uma turma do curso técnico em Segurança do Trabalho de uma escola técnica localizada em uma Região Administrativa do Distrito Federal. Para a obtenção dos dados, foi aplicado um questionário com questões objetivas e discursivas denominado “Análise de Necessidades”, instrumento fundamental para o ensino de línguas na abordagem instrumental. A investigação apontou as dificuldades dos estudantes quanto à aprendizagem da língua portuguesa que deverão ser exploradas pelos professores no ensino de português para fins específicos.
id IFRS-3_5dcd906df09f312452b04aff1e91c42c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4003
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling Percepções sobre o ensino de português para fins específicos na educação profissional e tecnológica a partir do instrumento Análise de Necessidades.Este trabalho, que teve como objetivo principal compreender as dificuldades e as necessidades para a aquisição da norma padrão e de usos específicos da Língua Portuguesa pelos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), foi desenvolvido no 2º semestre de 2019, com uma turma do curso técnico em Segurança do Trabalho de uma escola técnica localizada em uma Região Administrativa do Distrito Federal. Para a obtenção dos dados, foi aplicado um questionário com questões objetivas e discursivas denominado “Análise de Necessidades”, instrumento fundamental para o ensino de línguas na abordagem instrumental. A investigação apontou as dificuldades dos estudantes quanto à aprendizagem da língua portuguesa que deverão ser exploradas pelos professores no ensino de português para fins específicos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2020-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/400310.35819/linguatec.v5.n1.4003LínguaTec; v. 5 n. 1 (2020); 81-1082525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4003/2623Copyright (c) 2020 Eliene do Carmo Santos Nunes, Daniele dos Santos Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Eliene do Carmo SantosRosa, Daniele dos Santos2020-07-13T13:01:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4003Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:01:26LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções sobre o ensino de português para fins específicos na educação profissional e tecnológica a partir do instrumento Análise de Necessidades.
title Percepções sobre o ensino de português para fins específicos na educação profissional e tecnológica a partir do instrumento Análise de Necessidades.
spellingShingle Percepções sobre o ensino de português para fins específicos na educação profissional e tecnológica a partir do instrumento Análise de Necessidades.
Nunes, Eliene do Carmo Santos
title_short Percepções sobre o ensino de português para fins específicos na educação profissional e tecnológica a partir do instrumento Análise de Necessidades.
title_full Percepções sobre o ensino de português para fins específicos na educação profissional e tecnológica a partir do instrumento Análise de Necessidades.
title_fullStr Percepções sobre o ensino de português para fins específicos na educação profissional e tecnológica a partir do instrumento Análise de Necessidades.
title_full_unstemmed Percepções sobre o ensino de português para fins específicos na educação profissional e tecnológica a partir do instrumento Análise de Necessidades.
title_sort Percepções sobre o ensino de português para fins específicos na educação profissional e tecnológica a partir do instrumento Análise de Necessidades.
author Nunes, Eliene do Carmo Santos
author_facet Nunes, Eliene do Carmo Santos
Rosa, Daniele dos Santos
author_role author
author2 Rosa, Daniele dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Eliene do Carmo Santos
Rosa, Daniele dos Santos
description Este trabalho, que teve como objetivo principal compreender as dificuldades e as necessidades para a aquisição da norma padrão e de usos específicos da Língua Portuguesa pelos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), foi desenvolvido no 2º semestre de 2019, com uma turma do curso técnico em Segurança do Trabalho de uma escola técnica localizada em uma Região Administrativa do Distrito Federal. Para a obtenção dos dados, foi aplicado um questionário com questões objetivas e discursivas denominado “Análise de Necessidades”, instrumento fundamental para o ensino de línguas na abordagem instrumental. A investigação apontou as dificuldades dos estudantes quanto à aprendizagem da língua portuguesa que deverão ser exploradas pelos professores no ensino de português para fins específicos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4003
10.35819/linguatec.v5.n1.4003
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4003
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v5.n1.4003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4003/2623
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Eliene do Carmo Santos Nunes, Daniele dos Santos Rosa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Eliene do Carmo Santos Nunes, Daniele dos Santos Rosa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 5 n. 1 (2020); 81-108
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010376339456