Projeto integrador e processo de (res)significação do ensino de literatura: experiência em um curso de administração integrado ao médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3666 |
Resumo: | A presente narrativa parte da experiência do projeto desenvolvido com estudantes do terceiro ano do Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, no primeiro e segundo trimestre letivo/2019, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul/Campus Osório/RS, envolvendo disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, Artes e Marketing. Privilegiou-se o texto literário como partida para um conjunto de atividades que contemplaram habilidades de leitura, produção oral e escrita, criação artística e divulgação da produção final à comunidade interna e externa ao campus. Para a construção do projeto, adotaram-se as perspectivas de Filipouski & Marchi (2009) sobre o trabalho com o texto literário pautado por ações de construção de sentidos, e de Simões (2012), de que leitura é interação dialógica e produções textuais são atividades sociointerativas. Os estudos de Schmidt (1995; 2008) e Dalcastagnè (2005; 2012), sobre o cânone literário como espaço que consagra uma literatura sem marcas sociais da diferença, favorecendo o silenciamento das vozes de negros e mulheres, e o apagamento das obras de autoria feminina, orientaram a escolha do romance centro do projeto, Úrsula, de Maria Firmina dos Reis. Os resultados da proposta contribuíram para pensar numa experiência integradora e num processo de (res) significação do ensino de literatura. |
id |
IFRS-3_67f421631d499d89fafb32e4e75863b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3666 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto integrador e processo de (res)significação do ensino de literatura: experiência em um curso de administração integrado ao médioA presente narrativa parte da experiência do projeto desenvolvido com estudantes do terceiro ano do Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, no primeiro e segundo trimestre letivo/2019, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul/Campus Osório/RS, envolvendo disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, Artes e Marketing. Privilegiou-se o texto literário como partida para um conjunto de atividades que contemplaram habilidades de leitura, produção oral e escrita, criação artística e divulgação da produção final à comunidade interna e externa ao campus. Para a construção do projeto, adotaram-se as perspectivas de Filipouski & Marchi (2009) sobre o trabalho com o texto literário pautado por ações de construção de sentidos, e de Simões (2012), de que leitura é interação dialógica e produções textuais são atividades sociointerativas. Os estudos de Schmidt (1995; 2008) e Dalcastagnè (2005; 2012), sobre o cânone literário como espaço que consagra uma literatura sem marcas sociais da diferença, favorecendo o silenciamento das vozes de negros e mulheres, e o apagamento das obras de autoria feminina, orientaram a escolha do romance centro do projeto, Úrsula, de Maria Firmina dos Reis. Os resultados da proposta contribuíram para pensar numa experiência integradora e num processo de (res) significação do ensino de literatura.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2019-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/366610.35819/linguatec.v4.n2.a3666LínguaTec; v. 4 n. 2 (2019); 229-2452525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3666/2515Copyright (c) 2019 Luciane Senna Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Luciane Senna2020-07-13T13:01:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3666Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:01:44LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto integrador e processo de (res)significação do ensino de literatura: experiência em um curso de administração integrado ao médio |
title |
Projeto integrador e processo de (res)significação do ensino de literatura: experiência em um curso de administração integrado ao médio |
spellingShingle |
Projeto integrador e processo de (res)significação do ensino de literatura: experiência em um curso de administração integrado ao médio Ferreira, Luciane Senna |
title_short |
Projeto integrador e processo de (res)significação do ensino de literatura: experiência em um curso de administração integrado ao médio |
title_full |
Projeto integrador e processo de (res)significação do ensino de literatura: experiência em um curso de administração integrado ao médio |
title_fullStr |
Projeto integrador e processo de (res)significação do ensino de literatura: experiência em um curso de administração integrado ao médio |
title_full_unstemmed |
Projeto integrador e processo de (res)significação do ensino de literatura: experiência em um curso de administração integrado ao médio |
title_sort |
Projeto integrador e processo de (res)significação do ensino de literatura: experiência em um curso de administração integrado ao médio |
author |
Ferreira, Luciane Senna |
author_facet |
Ferreira, Luciane Senna |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Luciane Senna |
description |
A presente narrativa parte da experiência do projeto desenvolvido com estudantes do terceiro ano do Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, no primeiro e segundo trimestre letivo/2019, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul/Campus Osório/RS, envolvendo disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, Artes e Marketing. Privilegiou-se o texto literário como partida para um conjunto de atividades que contemplaram habilidades de leitura, produção oral e escrita, criação artística e divulgação da produção final à comunidade interna e externa ao campus. Para a construção do projeto, adotaram-se as perspectivas de Filipouski & Marchi (2009) sobre o trabalho com o texto literário pautado por ações de construção de sentidos, e de Simões (2012), de que leitura é interação dialógica e produções textuais são atividades sociointerativas. Os estudos de Schmidt (1995; 2008) e Dalcastagnè (2005; 2012), sobre o cânone literário como espaço que consagra uma literatura sem marcas sociais da diferença, favorecendo o silenciamento das vozes de negros e mulheres, e o apagamento das obras de autoria feminina, orientaram a escolha do romance centro do projeto, Úrsula, de Maria Firmina dos Reis. Os resultados da proposta contribuíram para pensar numa experiência integradora e num processo de (res) significação do ensino de literatura. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3666 10.35819/linguatec.v4.n2.a3666 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3666 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v4.n2.a3666 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3666/2515 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Luciane Senna Ferreira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Luciane Senna Ferreira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 4 n. 2 (2019); 229-245 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1809210010349076480 |