Projeto integrador e processo de (res)significação do ensino de literatura: experiência em um curso de administração integrado ao médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Luciane Senna
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3666
Resumo: A presente narrativa parte da experiência do projeto desenvolvido com estudantes do terceiro ano do Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, no primeiro e segundo trimestre letivo/2019, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul/Campus Osório/RS, envolvendo disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, Artes e Marketing. Privilegiou-se o texto literário como partida para um conjunto de atividades que contemplaram habilidades de leitura, produção oral e escrita, criação artística e divulgação da produção final à comunidade interna e externa ao campus. Para a construção do projeto, adotaram-se as perspectivas de Filipouski & Marchi (2009) sobre o trabalho com o texto literário pautado por ações de construção de sentidos, e de Simões (2012), de que leitura é interação dialógica e produções textuais são atividades sociointerativas. Os estudos de Schmidt (1995; 2008) e Dalcastagnè (2005; 2012), sobre o cânone literário como espaço que consagra uma literatura sem marcas sociais da diferença, favorecendo o silenciamento das vozes de negros e mulheres, e o apagamento das obras de autoria feminina, orientaram a escolha do romance centro do projeto, Úrsula, de Maria Firmina dos Reis. Os resultados da proposta contribuíram para pensar numa experiência integradora e num processo de (res) significação do ensino de literatura.
id IFRS-3_67f421631d499d89fafb32e4e75863b2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3666
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling Projeto integrador e processo de (res)significação do ensino de literatura: experiência em um curso de administração integrado ao médioA presente narrativa parte da experiência do projeto desenvolvido com estudantes do terceiro ano do Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, no primeiro e segundo trimestre letivo/2019, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul/Campus Osório/RS, envolvendo disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, Artes e Marketing. Privilegiou-se o texto literário como partida para um conjunto de atividades que contemplaram habilidades de leitura, produção oral e escrita, criação artística e divulgação da produção final à comunidade interna e externa ao campus. Para a construção do projeto, adotaram-se as perspectivas de Filipouski & Marchi (2009) sobre o trabalho com o texto literário pautado por ações de construção de sentidos, e de Simões (2012), de que leitura é interação dialógica e produções textuais são atividades sociointerativas. Os estudos de Schmidt (1995; 2008) e Dalcastagnè (2005; 2012), sobre o cânone literário como espaço que consagra uma literatura sem marcas sociais da diferença, favorecendo o silenciamento das vozes de negros e mulheres, e o apagamento das obras de autoria feminina, orientaram a escolha do romance centro do projeto, Úrsula, de Maria Firmina dos Reis. Os resultados da proposta contribuíram para pensar numa experiência integradora e num processo de (res) significação do ensino de literatura.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2019-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/366610.35819/linguatec.v4.n2.a3666LínguaTec; v. 4 n. 2 (2019); 229-2452525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3666/2515Copyright (c) 2019 Luciane Senna Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Luciane Senna2020-07-13T13:01:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3666Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:01:44LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto integrador e processo de (res)significação do ensino de literatura: experiência em um curso de administração integrado ao médio
title Projeto integrador e processo de (res)significação do ensino de literatura: experiência em um curso de administração integrado ao médio
spellingShingle Projeto integrador e processo de (res)significação do ensino de literatura: experiência em um curso de administração integrado ao médio
Ferreira, Luciane Senna
title_short Projeto integrador e processo de (res)significação do ensino de literatura: experiência em um curso de administração integrado ao médio
title_full Projeto integrador e processo de (res)significação do ensino de literatura: experiência em um curso de administração integrado ao médio
title_fullStr Projeto integrador e processo de (res)significação do ensino de literatura: experiência em um curso de administração integrado ao médio
title_full_unstemmed Projeto integrador e processo de (res)significação do ensino de literatura: experiência em um curso de administração integrado ao médio
title_sort Projeto integrador e processo de (res)significação do ensino de literatura: experiência em um curso de administração integrado ao médio
author Ferreira, Luciane Senna
author_facet Ferreira, Luciane Senna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Luciane Senna
description A presente narrativa parte da experiência do projeto desenvolvido com estudantes do terceiro ano do Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, no primeiro e segundo trimestre letivo/2019, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul/Campus Osório/RS, envolvendo disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, Artes e Marketing. Privilegiou-se o texto literário como partida para um conjunto de atividades que contemplaram habilidades de leitura, produção oral e escrita, criação artística e divulgação da produção final à comunidade interna e externa ao campus. Para a construção do projeto, adotaram-se as perspectivas de Filipouski & Marchi (2009) sobre o trabalho com o texto literário pautado por ações de construção de sentidos, e de Simões (2012), de que leitura é interação dialógica e produções textuais são atividades sociointerativas. Os estudos de Schmidt (1995; 2008) e Dalcastagnè (2005; 2012), sobre o cânone literário como espaço que consagra uma literatura sem marcas sociais da diferença, favorecendo o silenciamento das vozes de negros e mulheres, e o apagamento das obras de autoria feminina, orientaram a escolha do romance centro do projeto, Úrsula, de Maria Firmina dos Reis. Os resultados da proposta contribuíram para pensar numa experiência integradora e num processo de (res) significação do ensino de literatura.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3666
10.35819/linguatec.v4.n2.a3666
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3666
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v4.n2.a3666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3666/2515
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Luciane Senna Ferreira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Luciane Senna Ferreira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 4 n. 2 (2019); 229-245
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010349076480