O uso dos emojis na construção de sentidos do discurso multimodal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3291 |
Resumo: | Resumo: O objetivo da pesquisa é abordar sobre a contribuição do Letramento digital no desenvolvimento das produções textuais multimodais online, dos graduandos de letras. Fundamentamo-nos na perspectiva interacionista, discursiva e dialógica, que considera o discurso como produto social e a prática discursiva em semiosfera digital, como produto do desenvolvimento advindas de outros letramentos, inserido-se no Macroletramento. Ancorados nesta forma de abordagem, foi realizada uma atividade prática em sala de aula, tendo por ambiente de aprendizagem a plataforma digital, WhatsApp (aplicativo de mensagens instantâneas). O estudo apresentado baseia-se epistemológicamente nas investigações de Dudeney, Hockly e Pegrum (2016) sobre Letramentos digitais e suas variedades; Ribeiro (2016) e sua definição de texto multimodal pautada na ideia de “poder semiótico”; Kress e Van Leeuwen (2006) sobre o incremento das novas linguagens aos textos verbais; Coscarelli (2016) a respeito da multimodalidade como combinações entre duas ou mais modalidades da linguagem; e, Bourdieu (2004) e o conceito de Habitus. |
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Resumo: O objetivo da pesquisa é abordar sobre a contribuição do Letramento digital no desenvolvimento das produções textuais multimodais online, dos graduandos de letras. Fundamentamo-nos na perspectiva interacionista, discursiva e dialógica, que considera o discurso como produto social e a prática discursiva em semiosfera digital, como produto do desenvolvimento advindas de outros letramentos, inserido-se no Macroletramento. Ancorados nesta forma de abordagem, foi realizada uma atividade prática em sala de aula, tendo por ambiente de aprendizagem a plataforma digital, WhatsApp (aplicativo de mensagens instantâneas). O estudo apresentado baseia-se epistemológicamente nas investigações de Dudeney, Hockly e Pegrum (2016) sobre Letramentos digitais e suas variedades; Ribeiro (2016) e sua definição de texto multimodal pautada na ideia de “poder semiótico”; Kress e Van Leeuwen (2006) sobre o incremento das novas linguagens aos textos verbais; Coscarelli (2016) a respeito da multimodalidade como combinações entre duas ou mais modalidades da linguagem; e, Bourdieu (2004) e o conceito de Habitus. |
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