A Interculturalidade no ensino de Português como Língua de Acolhimento: estudo de caso em um curso de extensão para imigrantes e refugiados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wammes, Paloma Aparecida
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Balzan, Carina Fior Postingher
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/7123
Resumo: Este trabalho se propõe a analisar de que forma a interculturalidade se manifesta no processo de ensino e aprendizagem de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) em um curso de extensão de Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves. A interculturalidade, na educação, pressupõe uma troca entre culturas pautada pelo respeito às diferenças e pelo reconhecimento da equivalência de direitos entre os sujeitos. Em um contexto de ensino de PLAc, ancorar a prática docente na interculturalidade torna-se imprescindível para a integração dos sujeitos à sociedade brasileira. A pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, realizou-se a partir de um estudo de caso, em que foram observadas trinta aulas do referido curso ao longo do ano de 2023. A partir dos resultados, foi possível verificar a ocorrência de associações, suscitadas pelos próprios participantes, entre os conteúdos ministrados pelos professores e aspectos linguísticos, culturais e históricos do país de origem dos estudantes. Verificou-se que a abertura para o diálogo e a interação entre os participantes é condição imprescindível para as trocas entre diferentes culturas, evidenciando que a prática docente favoreceu a interculturalidade no contexto de ensino observado. Palavras-chave: Português como Língua de Acolhimento (PLAc). Imigrantes e refugiados. Interculturalidade.
id IFRS-3_8d4b283af5f1f5f923a55f5a39ebc61d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7123
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling A Interculturalidade no ensino de Português como Língua de Acolhimento: estudo de caso em um curso de extensão para imigrantes e refugiadosEste trabalho se propõe a analisar de que forma a interculturalidade se manifesta no processo de ensino e aprendizagem de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) em um curso de extensão de Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves. A interculturalidade, na educação, pressupõe uma troca entre culturas pautada pelo respeito às diferenças e pelo reconhecimento da equivalência de direitos entre os sujeitos. Em um contexto de ensino de PLAc, ancorar a prática docente na interculturalidade torna-se imprescindível para a integração dos sujeitos à sociedade brasileira. A pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, realizou-se a partir de um estudo de caso, em que foram observadas trinta aulas do referido curso ao longo do ano de 2023. A partir dos resultados, foi possível verificar a ocorrência de associações, suscitadas pelos próprios participantes, entre os conteúdos ministrados pelos professores e aspectos linguísticos, culturais e históricos do país de origem dos estudantes. Verificou-se que a abertura para o diálogo e a interação entre os participantes é condição imprescindível para as trocas entre diferentes culturas, evidenciando que a prática docente favoreceu a interculturalidade no contexto de ensino observado. Palavras-chave: Português como Língua de Acolhimento (PLAc). Imigrantes e refugiados. Interculturalidade. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2024-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/712310.35819/linguatec.v9.n1.7123LínguaTec; v. 9 n. 1 (2024); 51-692525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/7123/3528Copyright (c) 2024 Paloma Aparecida Wammes, Carina Fior Postingher Balzanhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWammes, Paloma AparecidaBalzan, Carina Fior Postingher2024-06-20T13:03:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7123Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2024-06-20T13:03:17LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Interculturalidade no ensino de Português como Língua de Acolhimento: estudo de caso em um curso de extensão para imigrantes e refugiados
title A Interculturalidade no ensino de Português como Língua de Acolhimento: estudo de caso em um curso de extensão para imigrantes e refugiados
spellingShingle A Interculturalidade no ensino de Português como Língua de Acolhimento: estudo de caso em um curso de extensão para imigrantes e refugiados
Wammes, Paloma Aparecida
title_short A Interculturalidade no ensino de Português como Língua de Acolhimento: estudo de caso em um curso de extensão para imigrantes e refugiados
title_full A Interculturalidade no ensino de Português como Língua de Acolhimento: estudo de caso em um curso de extensão para imigrantes e refugiados
title_fullStr A Interculturalidade no ensino de Português como Língua de Acolhimento: estudo de caso em um curso de extensão para imigrantes e refugiados
title_full_unstemmed A Interculturalidade no ensino de Português como Língua de Acolhimento: estudo de caso em um curso de extensão para imigrantes e refugiados
title_sort A Interculturalidade no ensino de Português como Língua de Acolhimento: estudo de caso em um curso de extensão para imigrantes e refugiados
author Wammes, Paloma Aparecida
author_facet Wammes, Paloma Aparecida
Balzan, Carina Fior Postingher
author_role author
author2 Balzan, Carina Fior Postingher
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wammes, Paloma Aparecida
Balzan, Carina Fior Postingher
description Este trabalho se propõe a analisar de que forma a interculturalidade se manifesta no processo de ensino e aprendizagem de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) em um curso de extensão de Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves. A interculturalidade, na educação, pressupõe uma troca entre culturas pautada pelo respeito às diferenças e pelo reconhecimento da equivalência de direitos entre os sujeitos. Em um contexto de ensino de PLAc, ancorar a prática docente na interculturalidade torna-se imprescindível para a integração dos sujeitos à sociedade brasileira. A pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, realizou-se a partir de um estudo de caso, em que foram observadas trinta aulas do referido curso ao longo do ano de 2023. A partir dos resultados, foi possível verificar a ocorrência de associações, suscitadas pelos próprios participantes, entre os conteúdos ministrados pelos professores e aspectos linguísticos, culturais e históricos do país de origem dos estudantes. Verificou-se que a abertura para o diálogo e a interação entre os participantes é condição imprescindível para as trocas entre diferentes culturas, evidenciando que a prática docente favoreceu a interculturalidade no contexto de ensino observado. Palavras-chave: Português como Língua de Acolhimento (PLAc). Imigrantes e refugiados. Interculturalidade.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/7123
10.35819/linguatec.v9.n1.7123
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/7123
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v9.n1.7123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/7123/3528
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Paloma Aparecida Wammes, Carina Fior Postingher Balzan
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Paloma Aparecida Wammes, Carina Fior Postingher Balzan
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 9 n. 1 (2024); 51-69
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210011027505152