O ensino de Língua Inglesa na rede federal de ensino técnico e tecnológico: práticas pedagógicas ativas baseadas na pedagogia por projetos e no ensino híbrido com abordagem para fins específicos no Instituto Federal do Paraná - Campus Jaguariaíva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ramon
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4006
Resumo: A presente narrativa tem como objetivo relatar como se realizou um trabalho em sala de aula com base metodológica na pedagogia por projetos e no ensino híbrido, ainda com foco em fins específicos e no letramento para o mundo do trabalho. O trabalho narrado aconteceu no Instituto Federal do Paraná - Campus Jaguariaíva, no ano de 2019, EM uma turma de terceiro ano do Ensino Médio Integrado à Biotecnologia. A atividade abordou o uso dos currículos vitae, quais são as características desses, seus aspectos como gênero textual, as particularidades acerca dos diversos tipos de currículos e como se deu a construção desses por parte dos alunos. Esta narrativa também levanta aspectos teóricos do trabalho e da organização docente bem como de aspectos burocráticos que normatizam a prática pedagógica docente e discente. Apresentam-se também exemplos de produtos finais construídos pelos alunos, bem como uma discussão entre as tensões encontradas no caminho trilhado e acerca das entrelinhas do trabalho educacional.
id IFRS-3_9dd0fe7f28718928c2da9bb92f6f8a79
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4006
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling O ensino de Língua Inglesa na rede federal de ensino técnico e tecnológico: práticas pedagógicas ativas baseadas na pedagogia por projetos e no ensino híbrido com abordagem para fins específicos no Instituto Federal do Paraná - Campus JaguariaívaA presente narrativa tem como objetivo relatar como se realizou um trabalho em sala de aula com base metodológica na pedagogia por projetos e no ensino híbrido, ainda com foco em fins específicos e no letramento para o mundo do trabalho. O trabalho narrado aconteceu no Instituto Federal do Paraná - Campus Jaguariaíva, no ano de 2019, EM uma turma de terceiro ano do Ensino Médio Integrado à Biotecnologia. A atividade abordou o uso dos currículos vitae, quais são as características desses, seus aspectos como gênero textual, as particularidades acerca dos diversos tipos de currículos e como se deu a construção desses por parte dos alunos. Esta narrativa também levanta aspectos teóricos do trabalho e da organização docente bem como de aspectos burocráticos que normatizam a prática pedagógica docente e discente. Apresentam-se também exemplos de produtos finais construídos pelos alunos, bem como uma discussão entre as tensões encontradas no caminho trilhado e acerca das entrelinhas do trabalho educacional.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2020-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/400610.35819/linguatec.v5.n1.4006LínguaTec; v. 5 n. 1 (2020); 295-3102525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4006/2634Copyright (c) 2020 Ramon Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Ramon2020-07-13T13:01:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4006Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:01:17LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de Língua Inglesa na rede federal de ensino técnico e tecnológico: práticas pedagógicas ativas baseadas na pedagogia por projetos e no ensino híbrido com abordagem para fins específicos no Instituto Federal do Paraná - Campus Jaguariaíva
title O ensino de Língua Inglesa na rede federal de ensino técnico e tecnológico: práticas pedagógicas ativas baseadas na pedagogia por projetos e no ensino híbrido com abordagem para fins específicos no Instituto Federal do Paraná - Campus Jaguariaíva
spellingShingle O ensino de Língua Inglesa na rede federal de ensino técnico e tecnológico: práticas pedagógicas ativas baseadas na pedagogia por projetos e no ensino híbrido com abordagem para fins específicos no Instituto Federal do Paraná - Campus Jaguariaíva
Martins, Ramon
title_short O ensino de Língua Inglesa na rede federal de ensino técnico e tecnológico: práticas pedagógicas ativas baseadas na pedagogia por projetos e no ensino híbrido com abordagem para fins específicos no Instituto Federal do Paraná - Campus Jaguariaíva
title_full O ensino de Língua Inglesa na rede federal de ensino técnico e tecnológico: práticas pedagógicas ativas baseadas na pedagogia por projetos e no ensino híbrido com abordagem para fins específicos no Instituto Federal do Paraná - Campus Jaguariaíva
title_fullStr O ensino de Língua Inglesa na rede federal de ensino técnico e tecnológico: práticas pedagógicas ativas baseadas na pedagogia por projetos e no ensino híbrido com abordagem para fins específicos no Instituto Federal do Paraná - Campus Jaguariaíva
title_full_unstemmed O ensino de Língua Inglesa na rede federal de ensino técnico e tecnológico: práticas pedagógicas ativas baseadas na pedagogia por projetos e no ensino híbrido com abordagem para fins específicos no Instituto Federal do Paraná - Campus Jaguariaíva
title_sort O ensino de Língua Inglesa na rede federal de ensino técnico e tecnológico: práticas pedagógicas ativas baseadas na pedagogia por projetos e no ensino híbrido com abordagem para fins específicos no Instituto Federal do Paraná - Campus Jaguariaíva
author Martins, Ramon
author_facet Martins, Ramon
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ramon
description A presente narrativa tem como objetivo relatar como se realizou um trabalho em sala de aula com base metodológica na pedagogia por projetos e no ensino híbrido, ainda com foco em fins específicos e no letramento para o mundo do trabalho. O trabalho narrado aconteceu no Instituto Federal do Paraná - Campus Jaguariaíva, no ano de 2019, EM uma turma de terceiro ano do Ensino Médio Integrado à Biotecnologia. A atividade abordou o uso dos currículos vitae, quais são as características desses, seus aspectos como gênero textual, as particularidades acerca dos diversos tipos de currículos e como se deu a construção desses por parte dos alunos. Esta narrativa também levanta aspectos teóricos do trabalho e da organização docente bem como de aspectos burocráticos que normatizam a prática pedagógica docente e discente. Apresentam-se também exemplos de produtos finais construídos pelos alunos, bem como uma discussão entre as tensões encontradas no caminho trilhado e acerca das entrelinhas do trabalho educacional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4006
10.35819/linguatec.v5.n1.4006
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4006
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v5.n1.4006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4006/2634
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Ramon Martins
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Ramon Martins
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 5 n. 1 (2020); 295-310
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010377388032