Criação de espaço e tempo para a literatura: círculos de leitura.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4094 |
Resumo: | Esta narrativa de ensino relata experiências vivenciadas ao longo da execução de projeto de ensino, denominado Conversas Literárias, voltado principalmente para alunos de ensino médio, cujo principal objetivo é a leitura compartilhada de textos literários, com vistas à fruição, apreciação estética e debate. Com base na metodologia dos círculos literários (COSSON, 2014; YUNES, 2014), esse projeto está em curso desde 2018 e apresenta resultados bastante satisfatórios: aumento gradativo de participantes; engajamento/participação efetiva, que vão desde sugestões de textos, autores, temáticas à constância nos encontros, ao convite/mobilização de novos membros da comunidade leitora; depoimentos positivos acerca da melhora na compreensão leitora, do vínculo estabelecido com os demais participantes, do movimento de constituir-se como leitores literários. O projeto seguiu em novas edições em 2019 e 2020. Neste ano passou por uma reformulação, transformando-se em Projeto de Extensão vinculado ao Programa de Línguas e Literaturas no Campus (PRELLIC), para que possa atender a mais uma demanda, que é participação de público externo ao IFRS Campus Bento. |
id |
IFRS-3_a3bcbce05d1dacc518c05942dc1a44b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4094 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
Criação de espaço e tempo para a literatura: círculos de leitura.Esta narrativa de ensino relata experiências vivenciadas ao longo da execução de projeto de ensino, denominado Conversas Literárias, voltado principalmente para alunos de ensino médio, cujo principal objetivo é a leitura compartilhada de textos literários, com vistas à fruição, apreciação estética e debate. Com base na metodologia dos círculos literários (COSSON, 2014; YUNES, 2014), esse projeto está em curso desde 2018 e apresenta resultados bastante satisfatórios: aumento gradativo de participantes; engajamento/participação efetiva, que vão desde sugestões de textos, autores, temáticas à constância nos encontros, ao convite/mobilização de novos membros da comunidade leitora; depoimentos positivos acerca da melhora na compreensão leitora, do vínculo estabelecido com os demais participantes, do movimento de constituir-se como leitores literários. O projeto seguiu em novas edições em 2019 e 2020. Neste ano passou por uma reformulação, transformando-se em Projeto de Extensão vinculado ao Programa de Línguas e Literaturas no Campus (PRELLIC), para que possa atender a mais uma demanda, que é participação de público externo ao IFRS Campus Bento.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2020-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/409410.35819/linguatec.v5.n1.4094LínguaTec; v. 5 n. 1 (2020); 343-3532525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4094/2637Copyright (c) 2020 Elisa Seerig, Aline Dalpiaz Troianinfo:eu-repo/semantics/openAccessSeerig, ElisaDalpiaz Troian, Aline2020-07-13T13:01:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4094Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:01:13LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criação de espaço e tempo para a literatura: círculos de leitura. |
title |
Criação de espaço e tempo para a literatura: círculos de leitura. |
spellingShingle |
Criação de espaço e tempo para a literatura: círculos de leitura. Seerig, Elisa |
title_short |
Criação de espaço e tempo para a literatura: círculos de leitura. |
title_full |
Criação de espaço e tempo para a literatura: círculos de leitura. |
title_fullStr |
Criação de espaço e tempo para a literatura: círculos de leitura. |
title_full_unstemmed |
Criação de espaço e tempo para a literatura: círculos de leitura. |
title_sort |
Criação de espaço e tempo para a literatura: círculos de leitura. |
author |
Seerig, Elisa |
author_facet |
Seerig, Elisa Dalpiaz Troian, Aline |
author_role |
author |
author2 |
Dalpiaz Troian, Aline |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seerig, Elisa Dalpiaz Troian, Aline |
description |
Esta narrativa de ensino relata experiências vivenciadas ao longo da execução de projeto de ensino, denominado Conversas Literárias, voltado principalmente para alunos de ensino médio, cujo principal objetivo é a leitura compartilhada de textos literários, com vistas à fruição, apreciação estética e debate. Com base na metodologia dos círculos literários (COSSON, 2014; YUNES, 2014), esse projeto está em curso desde 2018 e apresenta resultados bastante satisfatórios: aumento gradativo de participantes; engajamento/participação efetiva, que vão desde sugestões de textos, autores, temáticas à constância nos encontros, ao convite/mobilização de novos membros da comunidade leitora; depoimentos positivos acerca da melhora na compreensão leitora, do vínculo estabelecido com os demais participantes, do movimento de constituir-se como leitores literários. O projeto seguiu em novas edições em 2019 e 2020. Neste ano passou por uma reformulação, transformando-se em Projeto de Extensão vinculado ao Programa de Línguas e Literaturas no Campus (PRELLIC), para que possa atender a mais uma demanda, que é participação de público externo ao IFRS Campus Bento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4094 10.35819/linguatec.v5.n1.4094 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4094 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v5.n1.4094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4094/2637 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Elisa Seerig, Aline Dalpiaz Troian info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Elisa Seerig, Aline Dalpiaz Troian |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 5 n. 1 (2020); 343-353 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1809210010385776640 |