Criação de espaço e tempo para a literatura: círculos de leitura.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seerig, Elisa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dalpiaz Troian, Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4094
Resumo: Esta narrativa de ensino relata experiências vivenciadas ao longo da execução de projeto de ensino, denominado Conversas Literárias, voltado principalmente para alunos de ensino médio, cujo principal objetivo é a leitura compartilhada de textos literários, com vistas à fruição, apreciação estética e debate. Com base na metodologia dos círculos literários (COSSON, 2014; YUNES, 2014), esse projeto está em curso desde 2018 e apresenta resultados bastante satisfatórios: aumento gradativo de participantes; engajamento/participação efetiva, que vão desde sugestões de textos, autores, temáticas à constância nos encontros, ao convite/mobilização de novos membros da comunidade leitora; depoimentos positivos acerca da melhora na compreensão leitora, do vínculo estabelecido com os demais participantes, do movimento de constituir-se como leitores literários. O projeto seguiu em novas edições em 2019 e 2020. Neste ano passou por uma reformulação, transformando-se em Projeto de Extensão vinculado ao Programa de Línguas e Literaturas no Campus (PRELLIC), para que possa atender a mais uma demanda, que é participação de público externo ao IFRS Campus Bento.
id IFRS-3_a3bcbce05d1dacc518c05942dc1a44b4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4094
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling Criação de espaço e tempo para a literatura: círculos de leitura.Esta narrativa de ensino relata experiências vivenciadas ao longo da execução de projeto de ensino, denominado Conversas Literárias, voltado principalmente para alunos de ensino médio, cujo principal objetivo é a leitura compartilhada de textos literários, com vistas à fruição, apreciação estética e debate. Com base na metodologia dos círculos literários (COSSON, 2014; YUNES, 2014), esse projeto está em curso desde 2018 e apresenta resultados bastante satisfatórios: aumento gradativo de participantes; engajamento/participação efetiva, que vão desde sugestões de textos, autores, temáticas à constância nos encontros, ao convite/mobilização de novos membros da comunidade leitora; depoimentos positivos acerca da melhora na compreensão leitora, do vínculo estabelecido com os demais participantes, do movimento de constituir-se como leitores literários. O projeto seguiu em novas edições em 2019 e 2020. Neste ano passou por uma reformulação, transformando-se em Projeto de Extensão vinculado ao Programa de Línguas e Literaturas no Campus (PRELLIC), para que possa atender a mais uma demanda, que é participação de público externo ao IFRS Campus Bento.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2020-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/409410.35819/linguatec.v5.n1.4094LínguaTec; v. 5 n. 1 (2020); 343-3532525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4094/2637Copyright (c) 2020 Elisa Seerig, Aline Dalpiaz Troianinfo:eu-repo/semantics/openAccessSeerig, ElisaDalpiaz Troian, Aline2020-07-13T13:01:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4094Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:01:13LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Criação de espaço e tempo para a literatura: círculos de leitura.
title Criação de espaço e tempo para a literatura: círculos de leitura.
spellingShingle Criação de espaço e tempo para a literatura: círculos de leitura.
Seerig, Elisa
title_short Criação de espaço e tempo para a literatura: círculos de leitura.
title_full Criação de espaço e tempo para a literatura: círculos de leitura.
title_fullStr Criação de espaço e tempo para a literatura: círculos de leitura.
title_full_unstemmed Criação de espaço e tempo para a literatura: círculos de leitura.
title_sort Criação de espaço e tempo para a literatura: círculos de leitura.
author Seerig, Elisa
author_facet Seerig, Elisa
Dalpiaz Troian, Aline
author_role author
author2 Dalpiaz Troian, Aline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seerig, Elisa
Dalpiaz Troian, Aline
description Esta narrativa de ensino relata experiências vivenciadas ao longo da execução de projeto de ensino, denominado Conversas Literárias, voltado principalmente para alunos de ensino médio, cujo principal objetivo é a leitura compartilhada de textos literários, com vistas à fruição, apreciação estética e debate. Com base na metodologia dos círculos literários (COSSON, 2014; YUNES, 2014), esse projeto está em curso desde 2018 e apresenta resultados bastante satisfatórios: aumento gradativo de participantes; engajamento/participação efetiva, que vão desde sugestões de textos, autores, temáticas à constância nos encontros, ao convite/mobilização de novos membros da comunidade leitora; depoimentos positivos acerca da melhora na compreensão leitora, do vínculo estabelecido com os demais participantes, do movimento de constituir-se como leitores literários. O projeto seguiu em novas edições em 2019 e 2020. Neste ano passou por uma reformulação, transformando-se em Projeto de Extensão vinculado ao Programa de Línguas e Literaturas no Campus (PRELLIC), para que possa atender a mais uma demanda, que é participação de público externo ao IFRS Campus Bento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4094
10.35819/linguatec.v5.n1.4094
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4094
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v5.n1.4094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4094/2637
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Elisa Seerig, Aline Dalpiaz Troian
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Elisa Seerig, Aline Dalpiaz Troian
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 5 n. 1 (2020); 343-353
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010385776640