Educação de indígenas surdos e as línguas indígenas de sinais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5989 |
Resumo: | A Educação de indígenas surdos e as línguas indígenas de sinais é uma narrativa de vivência no II Encontro de Linguagens do IFMS com o tema "Ensino de línguas e internacionalização: práticas, vivências e reflexões". Para isso, este estudo apresenta e reflete a respeito dos pressupostos teóricos dos estudos das línguas de sinais indígenas apresentadas pelos diferentes pesquisadores brasileiros, em diferentes comunidades indígenas. A metodologia é de cunho qualitativo envolvendo o levantamento bibliográfico das pesquisas de mestrados dos pesquisadores, onde estes apresentam os materiais e as estratégias de catalogação das línguas de sinais indígenas, bem como, suas vivências em suas pesquisas. Citamos alguns autores dos quais corroboraram para o aporte teórico, como: Godoy (2020), Coelho (2019), Soares (2018), Araujo (2018), Pereira (2013), Vilhalva (2009). Assim, foi observado que dentro das escolas indígenas e com participação de narrativas de famílias com filhos matriculados em escolas indígenas, onde havia presença de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais e as narrativas dos pesquisadores, notou-se a importante contribuição para o avanço das materializações de novas pesquisas e ações que venham respaldar o direito linguístico dos estudantes indígenas surdos. |
id |
IFRS-3_c6bfaa9c7e15b5b012088d67bcd9e3d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5989 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação de indígenas surdos e as línguas indígenas de sinaisA Educação de indígenas surdos e as línguas indígenas de sinais é uma narrativa de vivência no II Encontro de Linguagens do IFMS com o tema "Ensino de línguas e internacionalização: práticas, vivências e reflexões". Para isso, este estudo apresenta e reflete a respeito dos pressupostos teóricos dos estudos das línguas de sinais indígenas apresentadas pelos diferentes pesquisadores brasileiros, em diferentes comunidades indígenas. A metodologia é de cunho qualitativo envolvendo o levantamento bibliográfico das pesquisas de mestrados dos pesquisadores, onde estes apresentam os materiais e as estratégias de catalogação das línguas de sinais indígenas, bem como, suas vivências em suas pesquisas. Citamos alguns autores dos quais corroboraram para o aporte teórico, como: Godoy (2020), Coelho (2019), Soares (2018), Araujo (2018), Pereira (2013), Vilhalva (2009). Assim, foi observado que dentro das escolas indígenas e com participação de narrativas de famílias com filhos matriculados em escolas indígenas, onde havia presença de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais e as narrativas dos pesquisadores, notou-se a importante contribuição para o avanço das materializações de novas pesquisas e ações que venham respaldar o direito linguístico dos estudantes indígenas surdos. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2022-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/598910.35819/linguatec.v7.n1.5989LínguaTec; v. 7 n. 1 (2022); 348-3592525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5989/3122Copyright (c) 2022 Shirley Vilhalva, Bruno Roberto Nantes Araujohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVilhalva, Shirley Roberto Nantes Araujo, Bruno2022-06-23T18:38:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5989Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2022-06-23T18:38:47LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação de indígenas surdos e as línguas indígenas de sinais |
title |
Educação de indígenas surdos e as línguas indígenas de sinais |
spellingShingle |
Educação de indígenas surdos e as línguas indígenas de sinais Vilhalva, Shirley |
title_short |
Educação de indígenas surdos e as línguas indígenas de sinais |
title_full |
Educação de indígenas surdos e as línguas indígenas de sinais |
title_fullStr |
Educação de indígenas surdos e as línguas indígenas de sinais |
title_full_unstemmed |
Educação de indígenas surdos e as línguas indígenas de sinais |
title_sort |
Educação de indígenas surdos e as línguas indígenas de sinais |
author |
Vilhalva, Shirley |
author_facet |
Vilhalva, Shirley Roberto Nantes Araujo, Bruno |
author_role |
author |
author2 |
Roberto Nantes Araujo, Bruno |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilhalva, Shirley Roberto Nantes Araujo, Bruno |
description |
A Educação de indígenas surdos e as línguas indígenas de sinais é uma narrativa de vivência no II Encontro de Linguagens do IFMS com o tema "Ensino de línguas e internacionalização: práticas, vivências e reflexões". Para isso, este estudo apresenta e reflete a respeito dos pressupostos teóricos dos estudos das línguas de sinais indígenas apresentadas pelos diferentes pesquisadores brasileiros, em diferentes comunidades indígenas. A metodologia é de cunho qualitativo envolvendo o levantamento bibliográfico das pesquisas de mestrados dos pesquisadores, onde estes apresentam os materiais e as estratégias de catalogação das línguas de sinais indígenas, bem como, suas vivências em suas pesquisas. Citamos alguns autores dos quais corroboraram para o aporte teórico, como: Godoy (2020), Coelho (2019), Soares (2018), Araujo (2018), Pereira (2013), Vilhalva (2009). Assim, foi observado que dentro das escolas indígenas e com participação de narrativas de famílias com filhos matriculados em escolas indígenas, onde havia presença de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais e as narrativas dos pesquisadores, notou-se a importante contribuição para o avanço das materializações de novas pesquisas e ações que venham respaldar o direito linguístico dos estudantes indígenas surdos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5989 10.35819/linguatec.v7.n1.5989 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5989 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v7.n1.5989 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5989/3122 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Shirley Vilhalva, Bruno Roberto Nantes Araujo https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Shirley Vilhalva, Bruno Roberto Nantes Araujo https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 7 n. 1 (2022); 348-359 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1809210010810449920 |