O empoderamento de mulheres no processo de ensino-aprendizagem de Inglês Instrumental: análise de interações em um grupo do WhatsApp durante a criação de uma propaganda de coletor menstrual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4599 |
Resumo: | O processo de ensino-aprendizagem de Inglês Instrumental deve levar em consideração as necessidades dos estudantes (ROSSINI; BELMONTE, 2015), de forma que levem em consideração os aspectos socioculturais, para que eles possam se comunicar através de diferentes gêneros discursivos (ROJO; BARBOSA, 2015) em diferentes práticas sociais (MOITA-LOPES, 2006). Este artigo tem como objetivo discutir sobre o empoderamento das mulheres (BERTH, 2019; RIBEIRO, 2018; 2019), em Inglês Instrumental, durante a criação de uma propaganda antirracista e antissexista por três mulheres, que são estudantes de um curso técnico em Administração. Os dados foram gerados em um grupo do aplicativo WhatsApp, no qual as estudantes negociaram a criação da propaganda de uma marca de coletores menstruais chamada de “The Same”. Os resultados apontam que o papel das mulheres na sociedade abordado em sala de aula, bem como o uso do WhatsApp — um espaço de afinidade (GEE; HAYES, 2012) —, contribuíram para que as estudantes pudessem elaborar uma propaganda de um coletor menstrual, que é uma alternativa aos absorventes descartáveis, que seja sustentável e libertadora para as mulheres (GAYBOR, 2019), de forma que possa contribuir para o direito à higiene menstrual e para o empoderamento feminino. |
id |
IFRS-3_c7009f0720b5f5045a192ff432b1429f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4599 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
O empoderamento de mulheres no processo de ensino-aprendizagem de Inglês Instrumental: análise de interações em um grupo do WhatsApp durante a criação de uma propaganda de coletor menstrualO processo de ensino-aprendizagem de Inglês Instrumental deve levar em consideração as necessidades dos estudantes (ROSSINI; BELMONTE, 2015), de forma que levem em consideração os aspectos socioculturais, para que eles possam se comunicar através de diferentes gêneros discursivos (ROJO; BARBOSA, 2015) em diferentes práticas sociais (MOITA-LOPES, 2006). Este artigo tem como objetivo discutir sobre o empoderamento das mulheres (BERTH, 2019; RIBEIRO, 2018; 2019), em Inglês Instrumental, durante a criação de uma propaganda antirracista e antissexista por três mulheres, que são estudantes de um curso técnico em Administração. Os dados foram gerados em um grupo do aplicativo WhatsApp, no qual as estudantes negociaram a criação da propaganda de uma marca de coletores menstruais chamada de “The Same”. Os resultados apontam que o papel das mulheres na sociedade abordado em sala de aula, bem como o uso do WhatsApp — um espaço de afinidade (GEE; HAYES, 2012) —, contribuíram para que as estudantes pudessem elaborar uma propaganda de um coletor menstrual, que é uma alternativa aos absorventes descartáveis, que seja sustentável e libertadora para as mulheres (GAYBOR, 2019), de forma que possa contribuir para o direito à higiene menstrual e para o empoderamento feminino.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/459910.35819/linguatec.v5.n2.4599LínguaTec; v. 5 n. 2 (2020); 208-2262525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4599/2774Copyright (c) 2020 Vanessa Moreno Motahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMota, Vanessa Moreno2020-11-20T18:10:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4599Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-11-20T18:10:22LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O empoderamento de mulheres no processo de ensino-aprendizagem de Inglês Instrumental: análise de interações em um grupo do WhatsApp durante a criação de uma propaganda de coletor menstrual |
title |
O empoderamento de mulheres no processo de ensino-aprendizagem de Inglês Instrumental: análise de interações em um grupo do WhatsApp durante a criação de uma propaganda de coletor menstrual |
spellingShingle |
O empoderamento de mulheres no processo de ensino-aprendizagem de Inglês Instrumental: análise de interações em um grupo do WhatsApp durante a criação de uma propaganda de coletor menstrual Mota, Vanessa Moreno |
title_short |
O empoderamento de mulheres no processo de ensino-aprendizagem de Inglês Instrumental: análise de interações em um grupo do WhatsApp durante a criação de uma propaganda de coletor menstrual |
title_full |
O empoderamento de mulheres no processo de ensino-aprendizagem de Inglês Instrumental: análise de interações em um grupo do WhatsApp durante a criação de uma propaganda de coletor menstrual |
title_fullStr |
O empoderamento de mulheres no processo de ensino-aprendizagem de Inglês Instrumental: análise de interações em um grupo do WhatsApp durante a criação de uma propaganda de coletor menstrual |
title_full_unstemmed |
O empoderamento de mulheres no processo de ensino-aprendizagem de Inglês Instrumental: análise de interações em um grupo do WhatsApp durante a criação de uma propaganda de coletor menstrual |
title_sort |
O empoderamento de mulheres no processo de ensino-aprendizagem de Inglês Instrumental: análise de interações em um grupo do WhatsApp durante a criação de uma propaganda de coletor menstrual |
author |
Mota, Vanessa Moreno |
author_facet |
Mota, Vanessa Moreno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Vanessa Moreno |
description |
O processo de ensino-aprendizagem de Inglês Instrumental deve levar em consideração as necessidades dos estudantes (ROSSINI; BELMONTE, 2015), de forma que levem em consideração os aspectos socioculturais, para que eles possam se comunicar através de diferentes gêneros discursivos (ROJO; BARBOSA, 2015) em diferentes práticas sociais (MOITA-LOPES, 2006). Este artigo tem como objetivo discutir sobre o empoderamento das mulheres (BERTH, 2019; RIBEIRO, 2018; 2019), em Inglês Instrumental, durante a criação de uma propaganda antirracista e antissexista por três mulheres, que são estudantes de um curso técnico em Administração. Os dados foram gerados em um grupo do aplicativo WhatsApp, no qual as estudantes negociaram a criação da propaganda de uma marca de coletores menstruais chamada de “The Same”. Os resultados apontam que o papel das mulheres na sociedade abordado em sala de aula, bem como o uso do WhatsApp — um espaço de afinidade (GEE; HAYES, 2012) —, contribuíram para que as estudantes pudessem elaborar uma propaganda de um coletor menstrual, que é uma alternativa aos absorventes descartáveis, que seja sustentável e libertadora para as mulheres (GAYBOR, 2019), de forma que possa contribuir para o direito à higiene menstrual e para o empoderamento feminino. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4599 10.35819/linguatec.v5.n2.4599 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4599 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v5.n2.4599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4599/2774 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Vanessa Moreno Mota https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Vanessa Moreno Mota https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 5 n. 2 (2020); 208-226 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1809210010707689472 |