Atividade lúdica e interdisciplinar baseada em jogo de tabuleiro e cartas para a aprendizagem de língua, literatura inglesa e matemática na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forgiarini de Quadros, Gerson Bruno
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3284
Resumo: A busca por atividades interdisciplinares e com propostas lúdicas de aprendizagem mobilizou professores e alunos para criação de um jogo intitulado Clash of Class (=Embate da Aula). O presente trabalho teve origem num projeto de ensino interdisciplinar, envolvendo as áreas de linguagens (língua inglesa e artes), matemática e design gráfico. Trata-se de um jogo de cartas e tabuleiro que possui uma dinâmica voltada ao desenvolvimento de operações matemáticas, leitura de imagens e textos instrucionais em inglês para resolução dos desafios do game. O objetivo do estudo foi investigar o modo como os alunos se engajaram na atividade do jogo, descrevendo os processos de resolução de desafios com o uso da matemática para vencer os embates. Os dados apurados nas entrevistas e observações de campo mostram que os aprendizes estavam motivados durante as propostas lúdicas do jogo por conta da dinâmica dos desafios. Por fim, entendemos que o trabalho colaborativo realizado no projeto e a integração do jogo como ferramenta auxiliar de ensino pode contribuir para aprimorar o processo educativo. Dessa forma, os jogadores não são apenas expectadores. Eles também são atores que propõem finais imprevisíveis para as suas boas aprendizagens.
id IFRS-3_cfeff335cc06d82adc008dd81d8533ec
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3284
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling Atividade lúdica e interdisciplinar baseada em jogo de tabuleiro e cartas para a aprendizagem de língua, literatura inglesa e matemática na Educação BásicaAprendizagemGamesLínguasInterdisciplinarA busca por atividades interdisciplinares e com propostas lúdicas de aprendizagem mobilizou professores e alunos para criação de um jogo intitulado Clash of Class (=Embate da Aula). O presente trabalho teve origem num projeto de ensino interdisciplinar, envolvendo as áreas de linguagens (língua inglesa e artes), matemática e design gráfico. Trata-se de um jogo de cartas e tabuleiro que possui uma dinâmica voltada ao desenvolvimento de operações matemáticas, leitura de imagens e textos instrucionais em inglês para resolução dos desafios do game. O objetivo do estudo foi investigar o modo como os alunos se engajaram na atividade do jogo, descrevendo os processos de resolução de desafios com o uso da matemática para vencer os embates. Os dados apurados nas entrevistas e observações de campo mostram que os aprendizes estavam motivados durante as propostas lúdicas do jogo por conta da dinâmica dos desafios. Por fim, entendemos que o trabalho colaborativo realizado no projeto e a integração do jogo como ferramenta auxiliar de ensino pode contribuir para aprimorar o processo educativo. Dessa forma, os jogadores não são apenas expectadores. Eles também são atores que propõem finais imprevisíveis para as suas boas aprendizagens.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2018-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/328410.35819/linguatec.v3.n2.a3284LínguaTec; v. 3 n. 2 (2018)2525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3284/2098Copyright (c) 2018 Gerson Bruno Forgiarini de Quadrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessForgiarini de Quadros, Gerson Bruno2020-07-13T13:02:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3284Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:02:10LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade lúdica e interdisciplinar baseada em jogo de tabuleiro e cartas para a aprendizagem de língua, literatura inglesa e matemática na Educação Básica
title Atividade lúdica e interdisciplinar baseada em jogo de tabuleiro e cartas para a aprendizagem de língua, literatura inglesa e matemática na Educação Básica
spellingShingle Atividade lúdica e interdisciplinar baseada em jogo de tabuleiro e cartas para a aprendizagem de língua, literatura inglesa e matemática na Educação Básica
Forgiarini de Quadros, Gerson Bruno
Aprendizagem
Games
Línguas
Interdisciplinar
title_short Atividade lúdica e interdisciplinar baseada em jogo de tabuleiro e cartas para a aprendizagem de língua, literatura inglesa e matemática na Educação Básica
title_full Atividade lúdica e interdisciplinar baseada em jogo de tabuleiro e cartas para a aprendizagem de língua, literatura inglesa e matemática na Educação Básica
title_fullStr Atividade lúdica e interdisciplinar baseada em jogo de tabuleiro e cartas para a aprendizagem de língua, literatura inglesa e matemática na Educação Básica
title_full_unstemmed Atividade lúdica e interdisciplinar baseada em jogo de tabuleiro e cartas para a aprendizagem de língua, literatura inglesa e matemática na Educação Básica
title_sort Atividade lúdica e interdisciplinar baseada em jogo de tabuleiro e cartas para a aprendizagem de língua, literatura inglesa e matemática na Educação Básica
author Forgiarini de Quadros, Gerson Bruno
author_facet Forgiarini de Quadros, Gerson Bruno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Forgiarini de Quadros, Gerson Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Games
Línguas
Interdisciplinar
topic Aprendizagem
Games
Línguas
Interdisciplinar
description A busca por atividades interdisciplinares e com propostas lúdicas de aprendizagem mobilizou professores e alunos para criação de um jogo intitulado Clash of Class (=Embate da Aula). O presente trabalho teve origem num projeto de ensino interdisciplinar, envolvendo as áreas de linguagens (língua inglesa e artes), matemática e design gráfico. Trata-se de um jogo de cartas e tabuleiro que possui uma dinâmica voltada ao desenvolvimento de operações matemáticas, leitura de imagens e textos instrucionais em inglês para resolução dos desafios do game. O objetivo do estudo foi investigar o modo como os alunos se engajaram na atividade do jogo, descrevendo os processos de resolução de desafios com o uso da matemática para vencer os embates. Os dados apurados nas entrevistas e observações de campo mostram que os aprendizes estavam motivados durante as propostas lúdicas do jogo por conta da dinâmica dos desafios. Por fim, entendemos que o trabalho colaborativo realizado no projeto e a integração do jogo como ferramenta auxiliar de ensino pode contribuir para aprimorar o processo educativo. Dessa forma, os jogadores não são apenas expectadores. Eles também são atores que propõem finais imprevisíveis para as suas boas aprendizagens.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3284
10.35819/linguatec.v3.n2.a3284
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3284
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v3.n2.a3284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3284/2098
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Gerson Bruno Forgiarini de Quadros
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Gerson Bruno Forgiarini de Quadros
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 3 n. 2 (2018)
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010310279168