Ensino de física e o lúdico: jogos de tabuleiro como perspectiva de recursos didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Leonardo da Rocha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238563
Resumo: Com o intuito de explorar novas formas de interagir com os alunos durante o ensino de física, este trabalho surgiu com o objetivo estudar a aplicação de jogos de tabuleiro em sala de aula, por meio de bases teóricas que o apoiem, autores como: Huizinga, Ramos, Lopes, Kishimoto e Aranda aparecem para explicar o uso dos jogos em sala de aula e suas características no ensino de física. Foram realizadas pesquisas qualitativas acerca de jogos de tabuleiros já existentes e que possam ser utilizados para um ensino de física mais ativo, o qual coloca o aluno como protagonista da sua aprendizagem. Tais jogos foram catalogados na base de dados do LaPEMID (Laboratório de Prática de Ensino, Materiais e Instrumentação Didática), onde foram elaborados e catalogados pensando em uma biblioteca de ferramentas de ensino não convencionais, como uma biblioteca de ferramentas de ensino. Por fim foi estipulado um tópico conceitual de física a ser explorado com os jogos, sendo essa uma forma de demonstrar tais características de aprendizagem com os jogos e de como seria uma possível aplicação em sala de aula.
id UNSP_35d02a07d3a80fa39479a2186f11f55d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238563
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino de física e o lúdico: jogos de tabuleiro como perspectiva de recursos didáticosTeaching physics and ludic: board games as a perspective of didactic resourcesJogos de tabuleiroJogos no ensinoEnsino de físicaBoard gamesTeaching with gamesPhysics teachingCom o intuito de explorar novas formas de interagir com os alunos durante o ensino de física, este trabalho surgiu com o objetivo estudar a aplicação de jogos de tabuleiro em sala de aula, por meio de bases teóricas que o apoiem, autores como: Huizinga, Ramos, Lopes, Kishimoto e Aranda aparecem para explicar o uso dos jogos em sala de aula e suas características no ensino de física. Foram realizadas pesquisas qualitativas acerca de jogos de tabuleiros já existentes e que possam ser utilizados para um ensino de física mais ativo, o qual coloca o aluno como protagonista da sua aprendizagem. Tais jogos foram catalogados na base de dados do LaPEMID (Laboratório de Prática de Ensino, Materiais e Instrumentação Didática), onde foram elaborados e catalogados pensando em uma biblioteca de ferramentas de ensino não convencionais, como uma biblioteca de ferramentas de ensino. Por fim foi estipulado um tópico conceitual de física a ser explorado com os jogos, sendo essa uma forma de demonstrar tais características de aprendizagem com os jogos e de como seria uma possível aplicação em sala de aula.In order to explore new ways of interacting with students during physics teaching, this work arose with the objective of studying the application of board games in the classroom through theoretical bases that support it, authors such as: Huizinga, Ramos, Lopes, Kishimoto and Aranda, appear to explain the use of games in the classroom and their characteristics in physics teaching. Qualitative research was carried out on existing board games that can be used for a more active physics teaching which places the student as the protagonist of their learning, such games were cataloged in the LaPEMID database (Laboratory of Teaching Practice, Materials and Didactic Instrumentation) which was elaborated and cataloged in thinking about a library of unconventional teaching tools as a library of teaching tools. Finally, a conceptual topic of physics was stipulated to be explored with the games. This being a way to show such learning characteristics with games and how a possible application in the classroom would be.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Leonardo da Rocha2023-01-04T19:22:55Z2023-01-04T19:22:55Z2022-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238563porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-10T13:33:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238563Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-10T13:33:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de física e o lúdico: jogos de tabuleiro como perspectiva de recursos didáticos
Teaching physics and ludic: board games as a perspective of didactic resources
title Ensino de física e o lúdico: jogos de tabuleiro como perspectiva de recursos didáticos
spellingShingle Ensino de física e o lúdico: jogos de tabuleiro como perspectiva de recursos didáticos
Ribeiro, Leonardo da Rocha
Jogos de tabuleiro
Jogos no ensino
Ensino de física
Board games
Teaching with games
Physics teaching
title_short Ensino de física e o lúdico: jogos de tabuleiro como perspectiva de recursos didáticos
title_full Ensino de física e o lúdico: jogos de tabuleiro como perspectiva de recursos didáticos
title_fullStr Ensino de física e o lúdico: jogos de tabuleiro como perspectiva de recursos didáticos
title_full_unstemmed Ensino de física e o lúdico: jogos de tabuleiro como perspectiva de recursos didáticos
title_sort Ensino de física e o lúdico: jogos de tabuleiro como perspectiva de recursos didáticos
author Ribeiro, Leonardo da Rocha
author_facet Ribeiro, Leonardo da Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Leonardo da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos de tabuleiro
Jogos no ensino
Ensino de física
Board games
Teaching with games
Physics teaching
topic Jogos de tabuleiro
Jogos no ensino
Ensino de física
Board games
Teaching with games
Physics teaching
description Com o intuito de explorar novas formas de interagir com os alunos durante o ensino de física, este trabalho surgiu com o objetivo estudar a aplicação de jogos de tabuleiro em sala de aula, por meio de bases teóricas que o apoiem, autores como: Huizinga, Ramos, Lopes, Kishimoto e Aranda aparecem para explicar o uso dos jogos em sala de aula e suas características no ensino de física. Foram realizadas pesquisas qualitativas acerca de jogos de tabuleiros já existentes e que possam ser utilizados para um ensino de física mais ativo, o qual coloca o aluno como protagonista da sua aprendizagem. Tais jogos foram catalogados na base de dados do LaPEMID (Laboratório de Prática de Ensino, Materiais e Instrumentação Didática), onde foram elaborados e catalogados pensando em uma biblioteca de ferramentas de ensino não convencionais, como uma biblioteca de ferramentas de ensino. Por fim foi estipulado um tópico conceitual de física a ser explorado com os jogos, sendo essa uma forma de demonstrar tais características de aprendizagem com os jogos e de como seria uma possível aplicação em sala de aula.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-25
2023-01-04T19:22:55Z
2023-01-04T19:22:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238563
url http://hdl.handle.net/11449/238563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650313007136768