A recepção de um paradidático: subsídios para descrever a compreensão leitora de alunos no início do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kubo, Aurélio Takao Vieira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Cláudia Mara de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4070
Resumo: A fim de investigar a recepção de capítulos do livro paradidático Energia e Meio Ambiente (BRANCO, 2004), esta pesquisa analisa a escrita de relatórios de leitura elaborados por alunos matriculados no 1º ano do ensino médio integrado ao técnico. Objetiva-se investigar a compreensão leitora a partir de subsídios deixados em forma de anotações e mapas conceituais, mas também a partir dos registros encontrados nas diferentes versões dos documentos em que se processou a escrita do relatório de leitura. Tais atividades de leitura e escrita ocorreram durante cinco semanas no início do ano letivo de 2018 e foram realizadas com o auxílio de suportes eletrônicos: páginas da web, textos digitalizados e a aplicação Google Documentos, integrante da plataforma Google Drive. Os resultados sugerem a existência de correlações entre a compreensão mais efetiva e o ato de ler acompanhado da produção de anotações e mapas conceituais como etapas intermediárias da produção dos relatórios de leitura.
id IFRS-3_d392fc22f9310c143afba771a297727d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4070
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling A recepção de um paradidático: subsídios para descrever a compreensão leitora de alunos no início do Ensino MédioA fim de investigar a recepção de capítulos do livro paradidático Energia e Meio Ambiente (BRANCO, 2004), esta pesquisa analisa a escrita de relatórios de leitura elaborados por alunos matriculados no 1º ano do ensino médio integrado ao técnico. Objetiva-se investigar a compreensão leitora a partir de subsídios deixados em forma de anotações e mapas conceituais, mas também a partir dos registros encontrados nas diferentes versões dos documentos em que se processou a escrita do relatório de leitura. Tais atividades de leitura e escrita ocorreram durante cinco semanas no início do ano letivo de 2018 e foram realizadas com o auxílio de suportes eletrônicos: páginas da web, textos digitalizados e a aplicação Google Documentos, integrante da plataforma Google Drive. Os resultados sugerem a existência de correlações entre a compreensão mais efetiva e o ato de ler acompanhado da produção de anotações e mapas conceituais como etapas intermediárias da produção dos relatórios de leitura.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2020-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/407010.35819/linguatec.v5.n1.4070LínguaTec; v. 5 n. 1 (2020); 210-2352525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4070/2629Copyright (c) 2020 Aurélio Takao Vieira Kubo, Cláudi Mara de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessKubo, Aurélio Takao VieiraSouza, Cláudia Mara de2020-07-13T13:01:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4070Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:01:19LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv A recepção de um paradidático: subsídios para descrever a compreensão leitora de alunos no início do Ensino Médio
title A recepção de um paradidático: subsídios para descrever a compreensão leitora de alunos no início do Ensino Médio
spellingShingle A recepção de um paradidático: subsídios para descrever a compreensão leitora de alunos no início do Ensino Médio
Kubo, Aurélio Takao Vieira
title_short A recepção de um paradidático: subsídios para descrever a compreensão leitora de alunos no início do Ensino Médio
title_full A recepção de um paradidático: subsídios para descrever a compreensão leitora de alunos no início do Ensino Médio
title_fullStr A recepção de um paradidático: subsídios para descrever a compreensão leitora de alunos no início do Ensino Médio
title_full_unstemmed A recepção de um paradidático: subsídios para descrever a compreensão leitora de alunos no início do Ensino Médio
title_sort A recepção de um paradidático: subsídios para descrever a compreensão leitora de alunos no início do Ensino Médio
author Kubo, Aurélio Takao Vieira
author_facet Kubo, Aurélio Takao Vieira
Souza, Cláudia Mara de
author_role author
author2 Souza, Cláudia Mara de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kubo, Aurélio Takao Vieira
Souza, Cláudia Mara de
description A fim de investigar a recepção de capítulos do livro paradidático Energia e Meio Ambiente (BRANCO, 2004), esta pesquisa analisa a escrita de relatórios de leitura elaborados por alunos matriculados no 1º ano do ensino médio integrado ao técnico. Objetiva-se investigar a compreensão leitora a partir de subsídios deixados em forma de anotações e mapas conceituais, mas também a partir dos registros encontrados nas diferentes versões dos documentos em que se processou a escrita do relatório de leitura. Tais atividades de leitura e escrita ocorreram durante cinco semanas no início do ano letivo de 2018 e foram realizadas com o auxílio de suportes eletrônicos: páginas da web, textos digitalizados e a aplicação Google Documentos, integrante da plataforma Google Drive. Os resultados sugerem a existência de correlações entre a compreensão mais efetiva e o ato de ler acompanhado da produção de anotações e mapas conceituais como etapas intermediárias da produção dos relatórios de leitura.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4070
10.35819/linguatec.v5.n1.4070
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4070
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v5.n1.4070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4070/2629
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Aurélio Takao Vieira Kubo, Cláudi Mara de Souza
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Aurélio Takao Vieira Kubo, Cláudi Mara de Souza
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 5 n. 1 (2020); 210-235
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010382630912