Estágio supervisionado no Ensino Fundamental: práticas de ensino de Língua Portuguesa e Literatura em contexto pandêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ogliari Mariani, Priscila
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bohn Citolin, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6017
Resumo: Este rabalho busca relatar as experiências de ensino desenvolvidas no componente curricular de “Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental - Língua e Literatura”, integrante do curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, no IFRS Campus Bento Gonçalves. A regência de classe foi realizada em dupla, dadas as circunstâncias impostas pela pandemia de COVID-19, e ocorreu com três turmas de 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de ensino. Este relato busca descrever e contrastar o processo de planejamento e execução das atividades docentes no estágio curricular supervisionado durante e após o período de ensino remoto emergencial nas instituições de educação básica, bem como as adaptações necessárias devido ao contexto pandêmico. As aulas foram realizadas de forma majoritariamente presencial; contudo, os reflexos das políticas de isolamento se manifestaram tanto no planejamento das aulas quanto no desempenho dos alunos, uma vez que a maior parte do ano de 2021 foi realizada em atividades a distância. O contraste entre as aulas presenciais e remotas evidencia a relevância das aulas presenciais para o desenvolvimento das competências e habilidades previstas para o Ensino Fundamental, processo que é dificultado pela distância física do professor nas aulas remotas.
id IFRS-3_dab2bb13282655fe9c489b1ccacd56e8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6017
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling Estágio supervisionado no Ensino Fundamental: práticas de ensino de Língua Portuguesa e Literatura em contexto pandêmicoEste rabalho busca relatar as experiências de ensino desenvolvidas no componente curricular de “Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental - Língua e Literatura”, integrante do curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, no IFRS Campus Bento Gonçalves. A regência de classe foi realizada em dupla, dadas as circunstâncias impostas pela pandemia de COVID-19, e ocorreu com três turmas de 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de ensino. Este relato busca descrever e contrastar o processo de planejamento e execução das atividades docentes no estágio curricular supervisionado durante e após o período de ensino remoto emergencial nas instituições de educação básica, bem como as adaptações necessárias devido ao contexto pandêmico. As aulas foram realizadas de forma majoritariamente presencial; contudo, os reflexos das políticas de isolamento se manifestaram tanto no planejamento das aulas quanto no desempenho dos alunos, uma vez que a maior parte do ano de 2021 foi realizada em atividades a distância. O contraste entre as aulas presenciais e remotas evidencia a relevância das aulas presenciais para o desenvolvimento das competências e habilidades previstas para o Ensino Fundamental, processo que é dificultado pela distância física do professor nas aulas remotas.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2022-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/601710.35819/linguatec.v7.n2.6017LínguaTec; v. 7 n. 2 (2022); 167-1772525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6017/3249Copyright (c) 2022 Priscila Ogliari Mariani, Cristina Bohn Citolinhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOgliari Mariani, PriscilaBohn Citolin, Cristina2022-11-20T14:25:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6017Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2022-11-20T14:25:07LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio supervisionado no Ensino Fundamental: práticas de ensino de Língua Portuguesa e Literatura em contexto pandêmico
title Estágio supervisionado no Ensino Fundamental: práticas de ensino de Língua Portuguesa e Literatura em contexto pandêmico
spellingShingle Estágio supervisionado no Ensino Fundamental: práticas de ensino de Língua Portuguesa e Literatura em contexto pandêmico
Ogliari Mariani, Priscila
title_short Estágio supervisionado no Ensino Fundamental: práticas de ensino de Língua Portuguesa e Literatura em contexto pandêmico
title_full Estágio supervisionado no Ensino Fundamental: práticas de ensino de Língua Portuguesa e Literatura em contexto pandêmico
title_fullStr Estágio supervisionado no Ensino Fundamental: práticas de ensino de Língua Portuguesa e Literatura em contexto pandêmico
title_full_unstemmed Estágio supervisionado no Ensino Fundamental: práticas de ensino de Língua Portuguesa e Literatura em contexto pandêmico
title_sort Estágio supervisionado no Ensino Fundamental: práticas de ensino de Língua Portuguesa e Literatura em contexto pandêmico
author Ogliari Mariani, Priscila
author_facet Ogliari Mariani, Priscila
Bohn Citolin, Cristina
author_role author
author2 Bohn Citolin, Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ogliari Mariani, Priscila
Bohn Citolin, Cristina
description Este rabalho busca relatar as experiências de ensino desenvolvidas no componente curricular de “Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental - Língua e Literatura”, integrante do curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, no IFRS Campus Bento Gonçalves. A regência de classe foi realizada em dupla, dadas as circunstâncias impostas pela pandemia de COVID-19, e ocorreu com três turmas de 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de ensino. Este relato busca descrever e contrastar o processo de planejamento e execução das atividades docentes no estágio curricular supervisionado durante e após o período de ensino remoto emergencial nas instituições de educação básica, bem como as adaptações necessárias devido ao contexto pandêmico. As aulas foram realizadas de forma majoritariamente presencial; contudo, os reflexos das políticas de isolamento se manifestaram tanto no planejamento das aulas quanto no desempenho dos alunos, uma vez que a maior parte do ano de 2021 foi realizada em atividades a distância. O contraste entre as aulas presenciais e remotas evidencia a relevância das aulas presenciais para o desenvolvimento das competências e habilidades previstas para o Ensino Fundamental, processo que é dificultado pela distância física do professor nas aulas remotas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6017
10.35819/linguatec.v7.n2.6017
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6017
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v7.n2.6017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6017/3249
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Priscila Ogliari Mariani, Cristina Bohn Citolin
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Priscila Ogliari Mariani, Cristina Bohn Citolin
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 7 n. 2 (2022); 167-177
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010812547072