ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARNIEL, Fabiane
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7112
Resumo: O presente trabalho objetiva apresentar uma das etapas realizadas durante o estágio supervisionado de Língua Portuguesa do curso de graduação em Letras do CESUMAR. Relata-se todo o processo envolvido em tal etapa, uma vez que a mesma visava à preparação dos acadêmicos no que diz respeito a todas as funções e aspectos da docência, colocando o futuro docente diante de situações reais de sala de aula. A referida etapa do estágio supervisionado se deu no ensino fundamental, em uma sexta série de uma instituição pública de ensino, determinada previamente pelo professor supervisor de estágio. Realizou-se um período observatório de 10 horas/aulas no qual foi possível destacar aspectos diversos da escola campo de estágio, bem como dos alunos da referida turma. Posteriormente, houve um período de 36 horas/aulas para planejamento do conteúdo a ser ministrado que foi determinado pelo professor titular da sala de aula. O referido planejamento do conteúdo se deu com base nas especificações dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). Após, realizou-se a regência na qual foram cumpridas 10 horas/aulas, finalizando, assim, a etapa do ensino fundamental. Nas referidas aulas, trabalhou-se com textos diversos e foi dada ênfase à compreensão textual, discussões orais e atividades escritas eram realizadas acerca dos mesmos. Nessa prática, verificou-se grande deficiência por parte dos alunos na execução das atividades propostas. Dessa forma, foi possível vivenciar situações reais do ensino da língua portuguesa, bem como perceber dificuldades e caminhos para o seu efetivo ensino, compreendendo as necessidades reais para se alcançar o nível de desenvolvimento e aprendizagem esperado para essa fase. Concluiu-se que é necessário intensificar e melhorar o trabalho efetuado no ensino fundamental no que diz respeito à língua portuguesa. Uma vez que esta etapa é de suma importância para a aprendizagem da leitura e da escrita, ela deve se desenvolver como base sólida, realmente, dando embasamento para os anos seguintes do ensino da língua materna.
id UNICESU -1_d02f32faada62909c1d5dee576a9f17f
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7112
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTALEstágio supervisionadoFunções e aspectos da docênciaEnsino da língua maternaO presente trabalho objetiva apresentar uma das etapas realizadas durante o estágio supervisionado de Língua Portuguesa do curso de graduação em Letras do CESUMAR. Relata-se todo o processo envolvido em tal etapa, uma vez que a mesma visava à preparação dos acadêmicos no que diz respeito a todas as funções e aspectos da docência, colocando o futuro docente diante de situações reais de sala de aula. A referida etapa do estágio supervisionado se deu no ensino fundamental, em uma sexta série de uma instituição pública de ensino, determinada previamente pelo professor supervisor de estágio. Realizou-se um período observatório de 10 horas/aulas no qual foi possível destacar aspectos diversos da escola campo de estágio, bem como dos alunos da referida turma. Posteriormente, houve um período de 36 horas/aulas para planejamento do conteúdo a ser ministrado que foi determinado pelo professor titular da sala de aula. O referido planejamento do conteúdo se deu com base nas especificações dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). Após, realizou-se a regência na qual foram cumpridas 10 horas/aulas, finalizando, assim, a etapa do ensino fundamental. Nas referidas aulas, trabalhou-se com textos diversos e foi dada ênfase à compreensão textual, discussões orais e atividades escritas eram realizadas acerca dos mesmos. Nessa prática, verificou-se grande deficiência por parte dos alunos na execução das atividades propostas. Dessa forma, foi possível vivenciar situações reais do ensino da língua portuguesa, bem como perceber dificuldades e caminhos para o seu efetivo ensino, compreendendo as necessidades reais para se alcançar o nível de desenvolvimento e aprendizagem esperado para essa fase. Concluiu-se que é necessário intensificar e melhorar o trabalho efetuado no ensino fundamental no que diz respeito à língua portuguesa. Uma vez que esta etapa é de suma importância para a aprendizagem da leitura e da escrita, ela deve se desenvolver como base sólida, realmente, dando embasamento para os anos seguintes do ensino da língua materna.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-03T13:16:03Z2005-10-192021-02-03T13:16:03Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7112porCARNIEL, Fabianeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-04T05:40:42ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL
title ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL
CARNIEL, Fabiane
Estágio supervisionado
Funções e aspectos da docência
Ensino da língua materna
title_short ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL
title_full ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL
author CARNIEL, Fabiane
author_facet CARNIEL, Fabiane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARNIEL, Fabiane
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado
Funções e aspectos da docência
Ensino da língua materna
topic Estágio supervisionado
Funções e aspectos da docência
Ensino da língua materna
description O presente trabalho objetiva apresentar uma das etapas realizadas durante o estágio supervisionado de Língua Portuguesa do curso de graduação em Letras do CESUMAR. Relata-se todo o processo envolvido em tal etapa, uma vez que a mesma visava à preparação dos acadêmicos no que diz respeito a todas as funções e aspectos da docência, colocando o futuro docente diante de situações reais de sala de aula. A referida etapa do estágio supervisionado se deu no ensino fundamental, em uma sexta série de uma instituição pública de ensino, determinada previamente pelo professor supervisor de estágio. Realizou-se um período observatório de 10 horas/aulas no qual foi possível destacar aspectos diversos da escola campo de estágio, bem como dos alunos da referida turma. Posteriormente, houve um período de 36 horas/aulas para planejamento do conteúdo a ser ministrado que foi determinado pelo professor titular da sala de aula. O referido planejamento do conteúdo se deu com base nas especificações dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). Após, realizou-se a regência na qual foram cumpridas 10 horas/aulas, finalizando, assim, a etapa do ensino fundamental. Nas referidas aulas, trabalhou-se com textos diversos e foi dada ênfase à compreensão textual, discussões orais e atividades escritas eram realizadas acerca dos mesmos. Nessa prática, verificou-se grande deficiência por parte dos alunos na execução das atividades propostas. Dessa forma, foi possível vivenciar situações reais do ensino da língua portuguesa, bem como perceber dificuldades e caminhos para o seu efetivo ensino, compreendendo as necessidades reais para se alcançar o nível de desenvolvimento e aprendizagem esperado para essa fase. Concluiu-se que é necessário intensificar e melhorar o trabalho efetuado no ensino fundamental no que diz respeito à língua portuguesa. Uma vez que esta etapa é de suma importância para a aprendizagem da leitura e da escrita, ela deve se desenvolver como base sólida, realmente, dando embasamento para os anos seguintes do ensino da língua materna.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-03T13:16:03Z
2021-02-03T13:16:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7112
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771953062608896