Uma experiência de trabalho colaborativo e aprendizagem da língua inglesa em um projeto integrador no curso técnico de Eletromecânica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4321 |
Resumo: | Esta narrativa apresenta o trabalho desenvolvido por uma equipe de professores no último semestre do curso técnico subsequente de Eletromecânica, em campus do Instituto Federal Sul-rio-grandense. O trabalho visou à construção de protótipos de scooters articuladas através da construção de conhecimentos entre as disciplinas específicas da área técnica e a disciplina de inglês instrumental. A disciplina de inglês instrumental contribuiu com a ação através da construção de manual de instruções bilíngue e de uma apresentação pessoal oral, em língua inglesa. A integração com as disciplinas proporcionou a consolidação das aprendizagens dos elementos linguísticos, bem como o despertar para a emergência da comunicação em língua estrangeira para oferecer um trabalho de qualidade ao mercado. O projeto conseguiu integrar as aprendizagens e a construção do conhecimento, visto que o trabalho foi efetuado de forma coletiva desde seu planejamento, passando pela aplicação das ações conjunta e a avaliação integrada com olhar apurado para os mais diversos aspectos do trabalho em equipe. A principal aprendizagem construída foi o crescimento dos estudantes em seu trabalho em equipe e a conscientização para a importância da integração dos conhecimentos profissionais em relação às necessidades da sociedade e a construção do perfil profissional para atender ao mercado. |
id |
IFRS-3_de1598485fd4412f1e314e99c78855ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4321 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma experiência de trabalho colaborativo e aprendizagem da língua inglesa em um projeto integrador no curso técnico de EletromecânicaEsta narrativa apresenta o trabalho desenvolvido por uma equipe de professores no último semestre do curso técnico subsequente de Eletromecânica, em campus do Instituto Federal Sul-rio-grandense. O trabalho visou à construção de protótipos de scooters articuladas através da construção de conhecimentos entre as disciplinas específicas da área técnica e a disciplina de inglês instrumental. A disciplina de inglês instrumental contribuiu com a ação através da construção de manual de instruções bilíngue e de uma apresentação pessoal oral, em língua inglesa. A integração com as disciplinas proporcionou a consolidação das aprendizagens dos elementos linguísticos, bem como o despertar para a emergência da comunicação em língua estrangeira para oferecer um trabalho de qualidade ao mercado. O projeto conseguiu integrar as aprendizagens e a construção do conhecimento, visto que o trabalho foi efetuado de forma coletiva desde seu planejamento, passando pela aplicação das ações conjunta e a avaliação integrada com olhar apurado para os mais diversos aspectos do trabalho em equipe. A principal aprendizagem construída foi o crescimento dos estudantes em seu trabalho em equipe e a conscientização para a importância da integração dos conhecimentos profissionais em relação às necessidades da sociedade e a construção do perfil profissional para atender ao mercado.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/432110.35819/linguatec.v5.n2.4321LínguaTec; v. 5 n. 2 (2020); 339-3502525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4321/2785Copyright (c) 2020 Letícia Priscila Pacheco, Imar de Souza Soares Jr, Ieda Maria Cassuli Bianchini, Marcelo de Barros, Henrique Wild Stangarlinhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPacheco, Letícia PriscilaSoares Jr, Imar de SouzaBianchini, Ieda Maria Cassulide Barros, MarceloStangarlin, Henrique Wild2020-11-20T18:10:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4321Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-11-20T18:10:22LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma experiência de trabalho colaborativo e aprendizagem da língua inglesa em um projeto integrador no curso técnico de Eletromecânica |
title |
Uma experiência de trabalho colaborativo e aprendizagem da língua inglesa em um projeto integrador no curso técnico de Eletromecânica |
spellingShingle |
Uma experiência de trabalho colaborativo e aprendizagem da língua inglesa em um projeto integrador no curso técnico de Eletromecânica Pacheco, Letícia Priscila |
title_short |
Uma experiência de trabalho colaborativo e aprendizagem da língua inglesa em um projeto integrador no curso técnico de Eletromecânica |
title_full |
Uma experiência de trabalho colaborativo e aprendizagem da língua inglesa em um projeto integrador no curso técnico de Eletromecânica |
title_fullStr |
Uma experiência de trabalho colaborativo e aprendizagem da língua inglesa em um projeto integrador no curso técnico de Eletromecânica |
title_full_unstemmed |
Uma experiência de trabalho colaborativo e aprendizagem da língua inglesa em um projeto integrador no curso técnico de Eletromecânica |
title_sort |
Uma experiência de trabalho colaborativo e aprendizagem da língua inglesa em um projeto integrador no curso técnico de Eletromecânica |
author |
Pacheco, Letícia Priscila |
author_facet |
Pacheco, Letícia Priscila Soares Jr, Imar de Souza Bianchini, Ieda Maria Cassuli de Barros, Marcelo Stangarlin, Henrique Wild |
author_role |
author |
author2 |
Soares Jr, Imar de Souza Bianchini, Ieda Maria Cassuli de Barros, Marcelo Stangarlin, Henrique Wild |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, Letícia Priscila Soares Jr, Imar de Souza Bianchini, Ieda Maria Cassuli de Barros, Marcelo Stangarlin, Henrique Wild |
description |
Esta narrativa apresenta o trabalho desenvolvido por uma equipe de professores no último semestre do curso técnico subsequente de Eletromecânica, em campus do Instituto Federal Sul-rio-grandense. O trabalho visou à construção de protótipos de scooters articuladas através da construção de conhecimentos entre as disciplinas específicas da área técnica e a disciplina de inglês instrumental. A disciplina de inglês instrumental contribuiu com a ação através da construção de manual de instruções bilíngue e de uma apresentação pessoal oral, em língua inglesa. A integração com as disciplinas proporcionou a consolidação das aprendizagens dos elementos linguísticos, bem como o despertar para a emergência da comunicação em língua estrangeira para oferecer um trabalho de qualidade ao mercado. O projeto conseguiu integrar as aprendizagens e a construção do conhecimento, visto que o trabalho foi efetuado de forma coletiva desde seu planejamento, passando pela aplicação das ações conjunta e a avaliação integrada com olhar apurado para os mais diversos aspectos do trabalho em equipe. A principal aprendizagem construída foi o crescimento dos estudantes em seu trabalho em equipe e a conscientização para a importância da integração dos conhecimentos profissionais em relação às necessidades da sociedade e a construção do perfil profissional para atender ao mercado. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4321 10.35819/linguatec.v5.n2.4321 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4321 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v5.n2.4321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4321/2785 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 5 n. 2 (2020); 339-350 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1809210010678329344 |