Uma experiência de trabalho colaborativo e aprendizagem da língua inglesa em um projeto integrador no curso técnico de Eletromecânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Letícia Priscila
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Soares Jr, Imar de Souza, Bianchini, Ieda Maria Cassuli, de Barros, Marcelo, Stangarlin, Henrique Wild
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4321
Resumo: Esta narrativa apresenta o trabalho desenvolvido por uma equipe de professores no último semestre do curso técnico subsequente  de Eletromecânica, em campus do Instituto Federal Sul-rio-grandense. O trabalho visou à construção de protótipos de scooters articuladas através da construção de conhecimentos entre as disciplinas específicas da área técnica e a disciplina de inglês instrumental. A disciplina de inglês instrumental contribuiu com a ação através da construção de manual de instruções bilíngue e de uma apresentação pessoal oral, em língua inglesa. A integração com as disciplinas proporcionou a consolidação das aprendizagens dos elementos linguísticos, bem como o despertar para a emergência da comunicação em língua estrangeira para oferecer um trabalho de qualidade ao mercado. O projeto conseguiu integrar as aprendizagens e a construção do conhecimento, visto que o trabalho foi efetuado de forma coletiva desde seu planejamento, passando pela aplicação das ações conjunta e a avaliação integrada com olhar apurado para os mais diversos aspectos do trabalho em equipe. A principal aprendizagem construída foi o crescimento dos estudantes em seu trabalho em equipe e a conscientização para a importância da integração dos conhecimentos profissionais em relação às necessidades da sociedade e a construção do perfil profissional para atender ao mercado.
id IFRS-3_de1598485fd4412f1e314e99c78855ab
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4321
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling Uma experiência de trabalho colaborativo e aprendizagem da língua inglesa em um projeto integrador no curso técnico de EletromecânicaEsta narrativa apresenta o trabalho desenvolvido por uma equipe de professores no último semestre do curso técnico subsequente  de Eletromecânica, em campus do Instituto Federal Sul-rio-grandense. O trabalho visou à construção de protótipos de scooters articuladas através da construção de conhecimentos entre as disciplinas específicas da área técnica e a disciplina de inglês instrumental. A disciplina de inglês instrumental contribuiu com a ação através da construção de manual de instruções bilíngue e de uma apresentação pessoal oral, em língua inglesa. A integração com as disciplinas proporcionou a consolidação das aprendizagens dos elementos linguísticos, bem como o despertar para a emergência da comunicação em língua estrangeira para oferecer um trabalho de qualidade ao mercado. O projeto conseguiu integrar as aprendizagens e a construção do conhecimento, visto que o trabalho foi efetuado de forma coletiva desde seu planejamento, passando pela aplicação das ações conjunta e a avaliação integrada com olhar apurado para os mais diversos aspectos do trabalho em equipe. A principal aprendizagem construída foi o crescimento dos estudantes em seu trabalho em equipe e a conscientização para a importância da integração dos conhecimentos profissionais em relação às necessidades da sociedade e a construção do perfil profissional para atender ao mercado.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/432110.35819/linguatec.v5.n2.4321LínguaTec; v. 5 n. 2 (2020); 339-3502525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4321/2785Copyright (c) 2020 Letícia Priscila Pacheco, Imar de Souza Soares Jr, Ieda Maria Cassuli Bianchini, Marcelo de Barros, Henrique Wild Stangarlinhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPacheco, Letícia PriscilaSoares Jr, Imar de SouzaBianchini, Ieda Maria Cassulide Barros, MarceloStangarlin, Henrique Wild2020-11-20T18:10:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4321Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-11-20T18:10:22LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência de trabalho colaborativo e aprendizagem da língua inglesa em um projeto integrador no curso técnico de Eletromecânica
title Uma experiência de trabalho colaborativo e aprendizagem da língua inglesa em um projeto integrador no curso técnico de Eletromecânica
spellingShingle Uma experiência de trabalho colaborativo e aprendizagem da língua inglesa em um projeto integrador no curso técnico de Eletromecânica
Pacheco, Letícia Priscila
title_short Uma experiência de trabalho colaborativo e aprendizagem da língua inglesa em um projeto integrador no curso técnico de Eletromecânica
title_full Uma experiência de trabalho colaborativo e aprendizagem da língua inglesa em um projeto integrador no curso técnico de Eletromecânica
title_fullStr Uma experiência de trabalho colaborativo e aprendizagem da língua inglesa em um projeto integrador no curso técnico de Eletromecânica
title_full_unstemmed Uma experiência de trabalho colaborativo e aprendizagem da língua inglesa em um projeto integrador no curso técnico de Eletromecânica
title_sort Uma experiência de trabalho colaborativo e aprendizagem da língua inglesa em um projeto integrador no curso técnico de Eletromecânica
author Pacheco, Letícia Priscila
author_facet Pacheco, Letícia Priscila
Soares Jr, Imar de Souza
Bianchini, Ieda Maria Cassuli
de Barros, Marcelo
Stangarlin, Henrique Wild
author_role author
author2 Soares Jr, Imar de Souza
Bianchini, Ieda Maria Cassuli
de Barros, Marcelo
Stangarlin, Henrique Wild
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Letícia Priscila
Soares Jr, Imar de Souza
Bianchini, Ieda Maria Cassuli
de Barros, Marcelo
Stangarlin, Henrique Wild
description Esta narrativa apresenta o trabalho desenvolvido por uma equipe de professores no último semestre do curso técnico subsequente  de Eletromecânica, em campus do Instituto Federal Sul-rio-grandense. O trabalho visou à construção de protótipos de scooters articuladas através da construção de conhecimentos entre as disciplinas específicas da área técnica e a disciplina de inglês instrumental. A disciplina de inglês instrumental contribuiu com a ação através da construção de manual de instruções bilíngue e de uma apresentação pessoal oral, em língua inglesa. A integração com as disciplinas proporcionou a consolidação das aprendizagens dos elementos linguísticos, bem como o despertar para a emergência da comunicação em língua estrangeira para oferecer um trabalho de qualidade ao mercado. O projeto conseguiu integrar as aprendizagens e a construção do conhecimento, visto que o trabalho foi efetuado de forma coletiva desde seu planejamento, passando pela aplicação das ações conjunta e a avaliação integrada com olhar apurado para os mais diversos aspectos do trabalho em equipe. A principal aprendizagem construída foi o crescimento dos estudantes em seu trabalho em equipe e a conscientização para a importância da integração dos conhecimentos profissionais em relação às necessidades da sociedade e a construção do perfil profissional para atender ao mercado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4321
10.35819/linguatec.v5.n2.4321
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4321
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v5.n2.4321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4321/2785
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 5 n. 2 (2020); 339-350
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010678329344