Formação prática de professores: visita técnica às aldeias Buridina e Bdèburè em Aruanã – Go

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo Vilhena Pereira, Raíssa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Miranda Paraguassú, Alita Carvalho, Xavier da Silva, Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5483
Resumo: O presente relato descreve a experiência de estudantes e professores de língua portuguesa em visita técnica a duas aldeias indígenas do povo Karajá em Goiás, tendo como objetivo possibilitar a reflexão acerca da importância da visita técnica enquanto metodologia ativa na formação de professores e ressaltar a necessária compreensão intercultural e política dos docentes, sobretudo, no caso específico deste trabalho, em relação às questões indígenas e plurilinguísticas. A visita ocorreu na cidade de Aruanã, em que licenciandos do Curso de Letras: Língua Portuguesa do Instituto Federal de Goiás puderam dialogar com representações nativas de duas terras indígenas, com perspectivas não muito diferentes sobre a manutenção das tradições culturais, religiosas e linguísticas.
id IFRS-3_fd1bde84a73f2488f633b313f548d6df
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5483
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling Formação prática de professores: visita técnica às aldeias Buridina e Bdèburè em Aruanã – GoO presente relato descreve a experiência de estudantes e professores de língua portuguesa em visita técnica a duas aldeias indígenas do povo Karajá em Goiás, tendo como objetivo possibilitar a reflexão acerca da importância da visita técnica enquanto metodologia ativa na formação de professores e ressaltar a necessária compreensão intercultural e política dos docentes, sobretudo, no caso específico deste trabalho, em relação às questões indígenas e plurilinguísticas. A visita ocorreu na cidade de Aruanã, em que licenciandos do Curso de Letras: Língua Portuguesa do Instituto Federal de Goiás puderam dialogar com representações nativas de duas terras indígenas, com perspectivas não muito diferentes sobre a manutenção das tradições culturais, religiosas e linguísticas.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2021-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/548310.35819/linguatec.v6.n2.5483LínguaTec; v. 6 n. 2 (2021); 159-1662525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5483/3019Copyright (c) 2021 Raíssa Camargo Vilhena Pereira, Alita Carvalho Miranda Paraguassú, Nunes Xavier da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCamargo Vilhena Pereira, RaíssaMiranda Paraguassú, Alita CarvalhoXavier da Silva, Nunes 2021-11-17T14:40:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5483Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2021-11-17T14:40:49LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação prática de professores: visita técnica às aldeias Buridina e Bdèburè em Aruanã – Go
title Formação prática de professores: visita técnica às aldeias Buridina e Bdèburè em Aruanã – Go
spellingShingle Formação prática de professores: visita técnica às aldeias Buridina e Bdèburè em Aruanã – Go
Camargo Vilhena Pereira, Raíssa
title_short Formação prática de professores: visita técnica às aldeias Buridina e Bdèburè em Aruanã – Go
title_full Formação prática de professores: visita técnica às aldeias Buridina e Bdèburè em Aruanã – Go
title_fullStr Formação prática de professores: visita técnica às aldeias Buridina e Bdèburè em Aruanã – Go
title_full_unstemmed Formação prática de professores: visita técnica às aldeias Buridina e Bdèburè em Aruanã – Go
title_sort Formação prática de professores: visita técnica às aldeias Buridina e Bdèburè em Aruanã – Go
author Camargo Vilhena Pereira, Raíssa
author_facet Camargo Vilhena Pereira, Raíssa
Miranda Paraguassú, Alita Carvalho
Xavier da Silva, Nunes
author_role author
author2 Miranda Paraguassú, Alita Carvalho
Xavier da Silva, Nunes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo Vilhena Pereira, Raíssa
Miranda Paraguassú, Alita Carvalho
Xavier da Silva, Nunes
description O presente relato descreve a experiência de estudantes e professores de língua portuguesa em visita técnica a duas aldeias indígenas do povo Karajá em Goiás, tendo como objetivo possibilitar a reflexão acerca da importância da visita técnica enquanto metodologia ativa na formação de professores e ressaltar a necessária compreensão intercultural e política dos docentes, sobretudo, no caso específico deste trabalho, em relação às questões indígenas e plurilinguísticas. A visita ocorreu na cidade de Aruanã, em que licenciandos do Curso de Letras: Língua Portuguesa do Instituto Federal de Goiás puderam dialogar com representações nativas de duas terras indígenas, com perspectivas não muito diferentes sobre a manutenção das tradições culturais, religiosas e linguísticas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5483
10.35819/linguatec.v6.n2.5483
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5483
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v6.n2.5483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5483/3019
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 6 n. 2 (2021); 159-166
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010763264000