Formação prática de professores: visita técnica às aldeias Buridina e Bdèburè em Aruanã – Go
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5483 |
Resumo: | O presente relato descreve a experiência de estudantes e professores de língua portuguesa em visita técnica a duas aldeias indígenas do povo Karajá em Goiás, tendo como objetivo possibilitar a reflexão acerca da importância da visita técnica enquanto metodologia ativa na formação de professores e ressaltar a necessária compreensão intercultural e política dos docentes, sobretudo, no caso específico deste trabalho, em relação às questões indígenas e plurilinguísticas. A visita ocorreu na cidade de Aruanã, em que licenciandos do Curso de Letras: Língua Portuguesa do Instituto Federal de Goiás puderam dialogar com representações nativas de duas terras indígenas, com perspectivas não muito diferentes sobre a manutenção das tradições culturais, religiosas e linguísticas. |
id |
IFRS-3_fd1bde84a73f2488f633b313f548d6df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5483 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação prática de professores: visita técnica às aldeias Buridina e Bdèburè em Aruanã – GoO presente relato descreve a experiência de estudantes e professores de língua portuguesa em visita técnica a duas aldeias indígenas do povo Karajá em Goiás, tendo como objetivo possibilitar a reflexão acerca da importância da visita técnica enquanto metodologia ativa na formação de professores e ressaltar a necessária compreensão intercultural e política dos docentes, sobretudo, no caso específico deste trabalho, em relação às questões indígenas e plurilinguísticas. A visita ocorreu na cidade de Aruanã, em que licenciandos do Curso de Letras: Língua Portuguesa do Instituto Federal de Goiás puderam dialogar com representações nativas de duas terras indígenas, com perspectivas não muito diferentes sobre a manutenção das tradições culturais, religiosas e linguísticas.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2021-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/548310.35819/linguatec.v6.n2.5483LínguaTec; v. 6 n. 2 (2021); 159-1662525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5483/3019Copyright (c) 2021 Raíssa Camargo Vilhena Pereira, Alita Carvalho Miranda Paraguassú, Nunes Xavier da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCamargo Vilhena Pereira, RaíssaMiranda Paraguassú, Alita CarvalhoXavier da Silva, Nunes 2021-11-17T14:40:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5483Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2021-11-17T14:40:49LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação prática de professores: visita técnica às aldeias Buridina e Bdèburè em Aruanã – Go |
title |
Formação prática de professores: visita técnica às aldeias Buridina e Bdèburè em Aruanã – Go |
spellingShingle |
Formação prática de professores: visita técnica às aldeias Buridina e Bdèburè em Aruanã – Go Camargo Vilhena Pereira, Raíssa |
title_short |
Formação prática de professores: visita técnica às aldeias Buridina e Bdèburè em Aruanã – Go |
title_full |
Formação prática de professores: visita técnica às aldeias Buridina e Bdèburè em Aruanã – Go |
title_fullStr |
Formação prática de professores: visita técnica às aldeias Buridina e Bdèburè em Aruanã – Go |
title_full_unstemmed |
Formação prática de professores: visita técnica às aldeias Buridina e Bdèburè em Aruanã – Go |
title_sort |
Formação prática de professores: visita técnica às aldeias Buridina e Bdèburè em Aruanã – Go |
author |
Camargo Vilhena Pereira, Raíssa |
author_facet |
Camargo Vilhena Pereira, Raíssa Miranda Paraguassú, Alita Carvalho Xavier da Silva, Nunes |
author_role |
author |
author2 |
Miranda Paraguassú, Alita Carvalho Xavier da Silva, Nunes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo Vilhena Pereira, Raíssa Miranda Paraguassú, Alita Carvalho Xavier da Silva, Nunes |
description |
O presente relato descreve a experiência de estudantes e professores de língua portuguesa em visita técnica a duas aldeias indígenas do povo Karajá em Goiás, tendo como objetivo possibilitar a reflexão acerca da importância da visita técnica enquanto metodologia ativa na formação de professores e ressaltar a necessária compreensão intercultural e política dos docentes, sobretudo, no caso específico deste trabalho, em relação às questões indígenas e plurilinguísticas. A visita ocorreu na cidade de Aruanã, em que licenciandos do Curso de Letras: Língua Portuguesa do Instituto Federal de Goiás puderam dialogar com representações nativas de duas terras indígenas, com perspectivas não muito diferentes sobre a manutenção das tradições culturais, religiosas e linguísticas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5483 10.35819/linguatec.v6.n2.5483 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5483 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v6.n2.5483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5483/3019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 6 n. 2 (2021); 159-166 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1809210010763264000 |