O uso de materiais concretos no ensino da matemática nos anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFRS |
Texto Completo: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/376 |
Resumo: | o artigo visa analisar o potencial pedagógico do uso de materiais concretos no ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como suas contribuições para uma aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos. Utilizou-se a pesquisa-ação como referência para a intervenção nesse trabalho. A coleta de dados foi realizada através de: a) observação e do registro das práticas desenvolvidas em aula com materiais concretos, b) revisão bibliográfica e reflexões acerca das experiências vividas nos encontros. As atividades foram realizadas se utilizando de jogos, vídeos, histórias, músicas, material dourado e escala cuisenaire. Inicialmente, os alunos podiam explorar livremente os materiais utilizados em aula, depois eram realizadas atividades dirigidas, através de discussões, levantamento de hipóteses e o manuseio dos materiais, o pesquisador era o mediador do processo. A dinâmica das aulas priorizou trabalhos em grupos, observou-se que os estudantes trocavam informações, experiências, incentivos, ajuda mútua, respeito ao próximo, e, através do diálogo, sanavam dúvidas e construíam novos conhecimentos. Os resultados indicam que o uso desses materiais possibilita, de maneira concreta, a assimilação dos conteúdos abordados, o aluno consegue relacionar a teoria e a prática de forma lúdica. Esse uso também proporciona uma reflexão crítica sobre a prática educativa do docente, importante para o seu crescimento e aperfeiçoamento das aulas. Espera-se que essas reflexões contribuam para os profissionais da educação que desejam discutir ou vivenciar novas práticas educativas em sala de aula, tornando as aulas de matemática mais atrativas e práticas. |
id |
IFRS-4_1a0471ecbdd82fc093ff0e3e5f9d17c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/376 |
network_acronym_str |
IFRS-4 |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFRS |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de materiais concretos no ensino da matemática nos anos iniciaisMatemática - Estudo e ensinoAprendizagemo artigo visa analisar o potencial pedagógico do uso de materiais concretos no ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como suas contribuições para uma aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos. Utilizou-se a pesquisa-ação como referência para a intervenção nesse trabalho. A coleta de dados foi realizada através de: a) observação e do registro das práticas desenvolvidas em aula com materiais concretos, b) revisão bibliográfica e reflexões acerca das experiências vividas nos encontros. As atividades foram realizadas se utilizando de jogos, vídeos, histórias, músicas, material dourado e escala cuisenaire. Inicialmente, os alunos podiam explorar livremente os materiais utilizados em aula, depois eram realizadas atividades dirigidas, através de discussões, levantamento de hipóteses e o manuseio dos materiais, o pesquisador era o mediador do processo. A dinâmica das aulas priorizou trabalhos em grupos, observou-se que os estudantes trocavam informações, experiências, incentivos, ajuda mútua, respeito ao próximo, e, através do diálogo, sanavam dúvidas e construíam novos conhecimentos. Os resultados indicam que o uso desses materiais possibilita, de maneira concreta, a assimilação dos conteúdos abordados, o aluno consegue relacionar a teoria e a prática de forma lúdica. Esse uso também proporciona uma reflexão crítica sobre a prática educativa do docente, importante para o seu crescimento e aperfeiçoamento das aulas. Espera-se que essas reflexões contribuam para os profissionais da educação que desejam discutir ou vivenciar novas práticas educativas em sala de aula, tornando as aulas de matemática mais atrativas e práticas.Grisa, Gregório DurloTelles, Francieli Salvagni2021-08-05T00:16:22Z2021-08-05T00:16:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/376porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-11-18T17:52:52Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/376Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-11-18T17:52:52Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de materiais concretos no ensino da matemática nos anos iniciais |
title |
O uso de materiais concretos no ensino da matemática nos anos iniciais |
spellingShingle |
O uso de materiais concretos no ensino da matemática nos anos iniciais Telles, Francieli Salvagni Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem |
title_short |
O uso de materiais concretos no ensino da matemática nos anos iniciais |
title_full |
O uso de materiais concretos no ensino da matemática nos anos iniciais |
title_fullStr |
O uso de materiais concretos no ensino da matemática nos anos iniciais |
title_full_unstemmed |
O uso de materiais concretos no ensino da matemática nos anos iniciais |
title_sort |
O uso de materiais concretos no ensino da matemática nos anos iniciais |
author |
Telles, Francieli Salvagni |
author_facet |
Telles, Francieli Salvagni |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Grisa, Gregório Durlo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Telles, Francieli Salvagni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem |
description |
o artigo visa analisar o potencial pedagógico do uso de materiais concretos no ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como suas contribuições para uma aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos. Utilizou-se a pesquisa-ação como referência para a intervenção nesse trabalho. A coleta de dados foi realizada através de: a) observação e do registro das práticas desenvolvidas em aula com materiais concretos, b) revisão bibliográfica e reflexões acerca das experiências vividas nos encontros. As atividades foram realizadas se utilizando de jogos, vídeos, histórias, músicas, material dourado e escala cuisenaire. Inicialmente, os alunos podiam explorar livremente os materiais utilizados em aula, depois eram realizadas atividades dirigidas, através de discussões, levantamento de hipóteses e o manuseio dos materiais, o pesquisador era o mediador do processo. A dinâmica das aulas priorizou trabalhos em grupos, observou-se que os estudantes trocavam informações, experiências, incentivos, ajuda mútua, respeito ao próximo, e, através do diálogo, sanavam dúvidas e construíam novos conhecimentos. Os resultados indicam que o uso desses materiais possibilita, de maneira concreta, a assimilação dos conteúdos abordados, o aluno consegue relacionar a teoria e a prática de forma lúdica. Esse uso também proporciona uma reflexão crítica sobre a prática educativa do docente, importante para o seu crescimento e aperfeiçoamento das aulas. Espera-se que essas reflexões contribuam para os profissionais da educação que desejam discutir ou vivenciar novas práticas educativas em sala de aula, tornando as aulas de matemática mais atrativas e práticas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-05T00:16:22Z 2021-08-05T00:16:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/376 |
url |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFRS instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFRS |
collection |
Repositório Institucional do IFRS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifrs.edu.br |
_version_ |
1813897512573992960 |