O uso de materiais concretos no ensino da matemática nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Telles, Francieli Salvagni
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/376
Resumo: o artigo visa analisar o potencial pedagógico do uso de materiais concretos no ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como suas contribuições para uma aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos. Utilizou-se a pesquisa-ação como referência para a intervenção nesse trabalho. A coleta de dados foi realizada através de: a) observação e do registro das práticas desenvolvidas em aula com materiais concretos, b) revisão bibliográfica e reflexões acerca das experiências vividas nos encontros. As atividades foram realizadas se utilizando de jogos, vídeos, histórias, músicas, material dourado e escala cuisenaire. Inicialmente, os alunos podiam explorar livremente os materiais utilizados em aula, depois eram realizadas atividades dirigidas, através de discussões, levantamento de hipóteses e o manuseio dos materiais, o pesquisador era o mediador do processo. A dinâmica das aulas priorizou trabalhos em grupos, observou-se que os estudantes trocavam informações, experiências, incentivos, ajuda mútua, respeito ao próximo, e, através do diálogo, sanavam dúvidas e construíam novos conhecimentos. Os resultados indicam que o uso desses materiais possibilita, de maneira concreta, a assimilação dos conteúdos abordados, o aluno consegue relacionar a teoria e a prática de forma lúdica. Esse uso também proporciona uma reflexão crítica sobre a prática educativa do docente, importante para o seu crescimento e aperfeiçoamento das aulas. Espera-se que essas reflexões contribuam para os profissionais da educação que desejam discutir ou vivenciar novas práticas educativas em sala de aula, tornando as aulas de matemática mais atrativas e práticas.
id IFRS-4_1a0471ecbdd82fc093ff0e3e5f9d17c6
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/376
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling O uso de materiais concretos no ensino da matemática nos anos iniciaisMatemática - Estudo e ensinoAprendizagemo artigo visa analisar o potencial pedagógico do uso de materiais concretos no ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como suas contribuições para uma aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos. Utilizou-se a pesquisa-ação como referência para a intervenção nesse trabalho. A coleta de dados foi realizada através de: a) observação e do registro das práticas desenvolvidas em aula com materiais concretos, b) revisão bibliográfica e reflexões acerca das experiências vividas nos encontros. As atividades foram realizadas se utilizando de jogos, vídeos, histórias, músicas, material dourado e escala cuisenaire. Inicialmente, os alunos podiam explorar livremente os materiais utilizados em aula, depois eram realizadas atividades dirigidas, através de discussões, levantamento de hipóteses e o manuseio dos materiais, o pesquisador era o mediador do processo. A dinâmica das aulas priorizou trabalhos em grupos, observou-se que os estudantes trocavam informações, experiências, incentivos, ajuda mútua, respeito ao próximo, e, através do diálogo, sanavam dúvidas e construíam novos conhecimentos. Os resultados indicam que o uso desses materiais possibilita, de maneira concreta, a assimilação dos conteúdos abordados, o aluno consegue relacionar a teoria e a prática de forma lúdica. Esse uso também proporciona uma reflexão crítica sobre a prática educativa do docente, importante para o seu crescimento e aperfeiçoamento das aulas. Espera-se que essas reflexões contribuam para os profissionais da educação que desejam discutir ou vivenciar novas práticas educativas em sala de aula, tornando as aulas de matemática mais atrativas e práticas.Grisa, Gregório DurloTelles, Francieli Salvagni2021-08-05T00:16:22Z2021-08-05T00:16:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/376porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-11-18T17:52:52Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/376Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-11-18T17:52:52Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de materiais concretos no ensino da matemática nos anos iniciais
title O uso de materiais concretos no ensino da matemática nos anos iniciais
spellingShingle O uso de materiais concretos no ensino da matemática nos anos iniciais
Telles, Francieli Salvagni
Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
title_short O uso de materiais concretos no ensino da matemática nos anos iniciais
title_full O uso de materiais concretos no ensino da matemática nos anos iniciais
title_fullStr O uso de materiais concretos no ensino da matemática nos anos iniciais
title_full_unstemmed O uso de materiais concretos no ensino da matemática nos anos iniciais
title_sort O uso de materiais concretos no ensino da matemática nos anos iniciais
author Telles, Francieli Salvagni
author_facet Telles, Francieli Salvagni
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grisa, Gregório Durlo
dc.contributor.author.fl_str_mv Telles, Francieli Salvagni
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
topic Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
description o artigo visa analisar o potencial pedagógico do uso de materiais concretos no ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como suas contribuições para uma aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos. Utilizou-se a pesquisa-ação como referência para a intervenção nesse trabalho. A coleta de dados foi realizada através de: a) observação e do registro das práticas desenvolvidas em aula com materiais concretos, b) revisão bibliográfica e reflexões acerca das experiências vividas nos encontros. As atividades foram realizadas se utilizando de jogos, vídeos, histórias, músicas, material dourado e escala cuisenaire. Inicialmente, os alunos podiam explorar livremente os materiais utilizados em aula, depois eram realizadas atividades dirigidas, através de discussões, levantamento de hipóteses e o manuseio dos materiais, o pesquisador era o mediador do processo. A dinâmica das aulas priorizou trabalhos em grupos, observou-se que os estudantes trocavam informações, experiências, incentivos, ajuda mútua, respeito ao próximo, e, através do diálogo, sanavam dúvidas e construíam novos conhecimentos. Os resultados indicam que o uso desses materiais possibilita, de maneira concreta, a assimilação dos conteúdos abordados, o aluno consegue relacionar a teoria e a prática de forma lúdica. Esse uso também proporciona uma reflexão crítica sobre a prática educativa do docente, importante para o seu crescimento e aperfeiçoamento das aulas. Espera-se que essas reflexões contribuam para os profissionais da educação que desejam discutir ou vivenciar novas práticas educativas em sala de aula, tornando as aulas de matemática mais atrativas e práticas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-05T00:16:22Z
2021-08-05T00:16:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/376
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1813897512573992960