A prática docente no ensino da matemática no ciclo de alfabetização : uma reflexão a partir da sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontoura, Elisângela de Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/391
Resumo: O trabalho dos professores que ensinam matemática nos três primeiros anos do Ensino Fundamental é complexo e significativo para os anos seguintes da formação escolar. Saber o que os docentes ensinam e como ensinam é fundamental para auxiliá-los na manutenção das boas práticas ou no aprimoramento de metodologias de ensino. Através da pesquisa participante, que é exploratória sob uma abordagem qualitativa, foram rea-lizadas entrevistas com professoras alfabetizadoras da rede pública municipal de Bento Gonçalves, RS. A partir das respostas aos questionamentos é possível perceber como elas atuam com seus alunos e relacionar sua prática aos documentos norteadores da educação nacional e a pesquisas na área da educação que podem contribuir para o apri-moramento das metodologias de ensino. A partir do reconhecimento dos materiais sobre aprendizagem, planos educacionais consolidados, estudos publicados sobre ensino e aprendizagem matemática e, sobretudo, da escuta das experiências dos professores compreende-se como se dá o processo de Alfabetização Matemática e as possibilidades de melhorar cada vez mais a Educação Básica Nacional. Alguns professores aproveitam as formações continuadas oferecidas e utilizam os materiais disponíveis, outros buscam formas de incentivar seus alunos de formas não convencionais, e outros ainda podem descobrir novos caminhos quando se propuserem a enfrentar os desafios do ensino.
id IFRS-4_220c154505dbf8b197c050272e89797e
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/391
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling A prática docente no ensino da matemática no ciclo de alfabetização : uma reflexão a partir da sala de aulaMatemáticaPrática docenteEducação - Estudo e ensinoAlfabetizaçãoO trabalho dos professores que ensinam matemática nos três primeiros anos do Ensino Fundamental é complexo e significativo para os anos seguintes da formação escolar. Saber o que os docentes ensinam e como ensinam é fundamental para auxiliá-los na manutenção das boas práticas ou no aprimoramento de metodologias de ensino. Através da pesquisa participante, que é exploratória sob uma abordagem qualitativa, foram rea-lizadas entrevistas com professoras alfabetizadoras da rede pública municipal de Bento Gonçalves, RS. A partir das respostas aos questionamentos é possível perceber como elas atuam com seus alunos e relacionar sua prática aos documentos norteadores da educação nacional e a pesquisas na área da educação que podem contribuir para o apri-moramento das metodologias de ensino. A partir do reconhecimento dos materiais sobre aprendizagem, planos educacionais consolidados, estudos publicados sobre ensino e aprendizagem matemática e, sobretudo, da escuta das experiências dos professores compreende-se como se dá o processo de Alfabetização Matemática e as possibilidades de melhorar cada vez mais a Educação Básica Nacional. Alguns professores aproveitam as formações continuadas oferecidas e utilizam os materiais disponíveis, outros buscam formas de incentivar seus alunos de formas não convencionais, e outros ainda podem descobrir novos caminhos quando se propuserem a enfrentar os desafios do ensino.Fuchs, Henri LuizFontoura, Elisângela de Souza2021-08-05T00:16:23Z2021-08-05T00:16:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/391porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-11-18T19:33:05Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/391Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-11-18T19:33:05Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática docente no ensino da matemática no ciclo de alfabetização : uma reflexão a partir da sala de aula
title A prática docente no ensino da matemática no ciclo de alfabetização : uma reflexão a partir da sala de aula
spellingShingle A prática docente no ensino da matemática no ciclo de alfabetização : uma reflexão a partir da sala de aula
Fontoura, Elisângela de Souza
Matemática
Prática docente
Educação - Estudo e ensino
Alfabetização
title_short A prática docente no ensino da matemática no ciclo de alfabetização : uma reflexão a partir da sala de aula
title_full A prática docente no ensino da matemática no ciclo de alfabetização : uma reflexão a partir da sala de aula
title_fullStr A prática docente no ensino da matemática no ciclo de alfabetização : uma reflexão a partir da sala de aula
title_full_unstemmed A prática docente no ensino da matemática no ciclo de alfabetização : uma reflexão a partir da sala de aula
title_sort A prática docente no ensino da matemática no ciclo de alfabetização : uma reflexão a partir da sala de aula
author Fontoura, Elisângela de Souza
author_facet Fontoura, Elisângela de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fuchs, Henri Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontoura, Elisângela de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Prática docente
Educação - Estudo e ensino
Alfabetização
topic Matemática
Prática docente
Educação - Estudo e ensino
Alfabetização
description O trabalho dos professores que ensinam matemática nos três primeiros anos do Ensino Fundamental é complexo e significativo para os anos seguintes da formação escolar. Saber o que os docentes ensinam e como ensinam é fundamental para auxiliá-los na manutenção das boas práticas ou no aprimoramento de metodologias de ensino. Através da pesquisa participante, que é exploratória sob uma abordagem qualitativa, foram rea-lizadas entrevistas com professoras alfabetizadoras da rede pública municipal de Bento Gonçalves, RS. A partir das respostas aos questionamentos é possível perceber como elas atuam com seus alunos e relacionar sua prática aos documentos norteadores da educação nacional e a pesquisas na área da educação que podem contribuir para o apri-moramento das metodologias de ensino. A partir do reconhecimento dos materiais sobre aprendizagem, planos educacionais consolidados, estudos publicados sobre ensino e aprendizagem matemática e, sobretudo, da escuta das experiências dos professores compreende-se como se dá o processo de Alfabetização Matemática e as possibilidades de melhorar cada vez mais a Educação Básica Nacional. Alguns professores aproveitam as formações continuadas oferecidas e utilizam os materiais disponíveis, outros buscam formas de incentivar seus alunos de formas não convencionais, e outros ainda podem descobrir novos caminhos quando se propuserem a enfrentar os desafios do ensino.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-05T00:16:23Z
2021-08-05T00:16:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/391
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1813897513183215616