A prática docente no ensino da matemática no ciclo de alfabetização : uma reflexão a partir da sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFRS |
Texto Completo: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/391 |
Resumo: | O trabalho dos professores que ensinam matemática nos três primeiros anos do Ensino Fundamental é complexo e significativo para os anos seguintes da formação escolar. Saber o que os docentes ensinam e como ensinam é fundamental para auxiliá-los na manutenção das boas práticas ou no aprimoramento de metodologias de ensino. Através da pesquisa participante, que é exploratória sob uma abordagem qualitativa, foram rea-lizadas entrevistas com professoras alfabetizadoras da rede pública municipal de Bento Gonçalves, RS. A partir das respostas aos questionamentos é possível perceber como elas atuam com seus alunos e relacionar sua prática aos documentos norteadores da educação nacional e a pesquisas na área da educação que podem contribuir para o apri-moramento das metodologias de ensino. A partir do reconhecimento dos materiais sobre aprendizagem, planos educacionais consolidados, estudos publicados sobre ensino e aprendizagem matemática e, sobretudo, da escuta das experiências dos professores compreende-se como se dá o processo de Alfabetização Matemática e as possibilidades de melhorar cada vez mais a Educação Básica Nacional. Alguns professores aproveitam as formações continuadas oferecidas e utilizam os materiais disponíveis, outros buscam formas de incentivar seus alunos de formas não convencionais, e outros ainda podem descobrir novos caminhos quando se propuserem a enfrentar os desafios do ensino. |
id |
IFRS-4_220c154505dbf8b197c050272e89797e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/391 |
network_acronym_str |
IFRS-4 |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFRS |
repository_id_str |
|
spelling |
A prática docente no ensino da matemática no ciclo de alfabetização : uma reflexão a partir da sala de aulaMatemáticaPrática docenteEducação - Estudo e ensinoAlfabetizaçãoO trabalho dos professores que ensinam matemática nos três primeiros anos do Ensino Fundamental é complexo e significativo para os anos seguintes da formação escolar. Saber o que os docentes ensinam e como ensinam é fundamental para auxiliá-los na manutenção das boas práticas ou no aprimoramento de metodologias de ensino. Através da pesquisa participante, que é exploratória sob uma abordagem qualitativa, foram rea-lizadas entrevistas com professoras alfabetizadoras da rede pública municipal de Bento Gonçalves, RS. A partir das respostas aos questionamentos é possível perceber como elas atuam com seus alunos e relacionar sua prática aos documentos norteadores da educação nacional e a pesquisas na área da educação que podem contribuir para o apri-moramento das metodologias de ensino. A partir do reconhecimento dos materiais sobre aprendizagem, planos educacionais consolidados, estudos publicados sobre ensino e aprendizagem matemática e, sobretudo, da escuta das experiências dos professores compreende-se como se dá o processo de Alfabetização Matemática e as possibilidades de melhorar cada vez mais a Educação Básica Nacional. Alguns professores aproveitam as formações continuadas oferecidas e utilizam os materiais disponíveis, outros buscam formas de incentivar seus alunos de formas não convencionais, e outros ainda podem descobrir novos caminhos quando se propuserem a enfrentar os desafios do ensino.Fuchs, Henri LuizFontoura, Elisângela de Souza2021-08-05T00:16:23Z2021-08-05T00:16:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/391porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-11-18T19:33:05Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/391Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-11-18T19:33:05Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática docente no ensino da matemática no ciclo de alfabetização : uma reflexão a partir da sala de aula |
title |
A prática docente no ensino da matemática no ciclo de alfabetização : uma reflexão a partir da sala de aula |
spellingShingle |
A prática docente no ensino da matemática no ciclo de alfabetização : uma reflexão a partir da sala de aula Fontoura, Elisângela de Souza Matemática Prática docente Educação - Estudo e ensino Alfabetização |
title_short |
A prática docente no ensino da matemática no ciclo de alfabetização : uma reflexão a partir da sala de aula |
title_full |
A prática docente no ensino da matemática no ciclo de alfabetização : uma reflexão a partir da sala de aula |
title_fullStr |
A prática docente no ensino da matemática no ciclo de alfabetização : uma reflexão a partir da sala de aula |
title_full_unstemmed |
A prática docente no ensino da matemática no ciclo de alfabetização : uma reflexão a partir da sala de aula |
title_sort |
A prática docente no ensino da matemática no ciclo de alfabetização : uma reflexão a partir da sala de aula |
author |
Fontoura, Elisângela de Souza |
author_facet |
Fontoura, Elisângela de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fuchs, Henri Luiz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontoura, Elisângela de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Prática docente Educação - Estudo e ensino Alfabetização |
topic |
Matemática Prática docente Educação - Estudo e ensino Alfabetização |
description |
O trabalho dos professores que ensinam matemática nos três primeiros anos do Ensino Fundamental é complexo e significativo para os anos seguintes da formação escolar. Saber o que os docentes ensinam e como ensinam é fundamental para auxiliá-los na manutenção das boas práticas ou no aprimoramento de metodologias de ensino. Através da pesquisa participante, que é exploratória sob uma abordagem qualitativa, foram rea-lizadas entrevistas com professoras alfabetizadoras da rede pública municipal de Bento Gonçalves, RS. A partir das respostas aos questionamentos é possível perceber como elas atuam com seus alunos e relacionar sua prática aos documentos norteadores da educação nacional e a pesquisas na área da educação que podem contribuir para o apri-moramento das metodologias de ensino. A partir do reconhecimento dos materiais sobre aprendizagem, planos educacionais consolidados, estudos publicados sobre ensino e aprendizagem matemática e, sobretudo, da escuta das experiências dos professores compreende-se como se dá o processo de Alfabetização Matemática e as possibilidades de melhorar cada vez mais a Educação Básica Nacional. Alguns professores aproveitam as formações continuadas oferecidas e utilizam os materiais disponíveis, outros buscam formas de incentivar seus alunos de formas não convencionais, e outros ainda podem descobrir novos caminhos quando se propuserem a enfrentar os desafios do ensino. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-05T00:16:23Z 2021-08-05T00:16:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/391 |
url |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFRS instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFRS |
collection |
Repositório Institucional do IFRS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifrs.edu.br |
_version_ |
1813897513183215616 |