RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A EXPERIÊNCIA DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva da Luz Severo, Regiane
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Feijó de Andrade, Izabel Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/353
Resumo: Este artigo trata do Programa de Residência Pedagógica ofertado pelo Centro Universitário Municipal de São José (USJ) realizado na Escola Básica Municipal Vereadora Albertina Krummel Maciel, localizada no município de São José (SJ), em Santa Catarina (SC) com 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Para tanto, foram realizadas sete observações e seis docência. Nesse período desenvolvi planejamento relacionado às temáticas Medidas e Grandezas na disciplina de matemática, por meio do projeto A fábrica de doces sendo esta atividade norteadora de ensino. Dentro das discussões aqui desenvolvidas, entendemos que é fundamental em um processo de alfabetização e letramento não podemos considerar soluções e estratégias de pensamento e de ensino únicas ou isoladas. É preciso considerar a qualidade dos raciocínios e da adequação dos métodos e procedimentos matemáticos evidenciados. E foi a partir dessas reflexões, novas exigências foram surgindo, sendo elas didáticas metodológicas, de formação, de adequação dos conteúdos, que neste caso foram matemáticos. Desta forma, fica minha contribuição a quem interessar conhecer e desenvolver experiências de alfabetização matemática a serem consideradas nos anos iniciais. 
id UNIPLAC_b09dcc06af18b309f3d156054c85d8cd
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/353
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A EXPERIÊNCIA DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAISResidência Pedagógica. Alfabetização matemática. Prática docente.Este artigo trata do Programa de Residência Pedagógica ofertado pelo Centro Universitário Municipal de São José (USJ) realizado na Escola Básica Municipal Vereadora Albertina Krummel Maciel, localizada no município de São José (SJ), em Santa Catarina (SC) com 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Para tanto, foram realizadas sete observações e seis docência. Nesse período desenvolvi planejamento relacionado às temáticas Medidas e Grandezas na disciplina de matemática, por meio do projeto A fábrica de doces sendo esta atividade norteadora de ensino. Dentro das discussões aqui desenvolvidas, entendemos que é fundamental em um processo de alfabetização e letramento não podemos considerar soluções e estratégias de pensamento e de ensino únicas ou isoladas. É preciso considerar a qualidade dos raciocínios e da adequação dos métodos e procedimentos matemáticos evidenciados. E foi a partir dessas reflexões, novas exigências foram surgindo, sendo elas didáticas metodológicas, de formação, de adequação dos conteúdos, que neste caso foram matemáticos. Desta forma, fica minha contribuição a quem interessar conhecer e desenvolver experiências de alfabetização matemática a serem consideradas nos anos iniciais. Editora ICEPda Silva da Luz Severo, RegianeFeijó de Andrade, Izabel Cristina2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/353Revista GepesVida; v. 5, n. 12 (2019): GepesVida Especial2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/353/183info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-31T20:01:30Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/353Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2019-12-31T20:01:30Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A EXPERIÊNCIA DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
title RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A EXPERIÊNCIA DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
spellingShingle RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A EXPERIÊNCIA DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
da Silva da Luz Severo, Regiane
Residência Pedagógica. Alfabetização matemática. Prática docente.
title_short RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A EXPERIÊNCIA DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
title_full RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A EXPERIÊNCIA DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
title_fullStr RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A EXPERIÊNCIA DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
title_full_unstemmed RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A EXPERIÊNCIA DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
title_sort RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A EXPERIÊNCIA DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
author da Silva da Luz Severo, Regiane
author_facet da Silva da Luz Severo, Regiane
Feijó de Andrade, Izabel Cristina
author_role author
author2 Feijó de Andrade, Izabel Cristina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva da Luz Severo, Regiane
Feijó de Andrade, Izabel Cristina
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Residência Pedagógica. Alfabetização matemática. Prática docente.
topic Residência Pedagógica. Alfabetização matemática. Prática docente.
description Este artigo trata do Programa de Residência Pedagógica ofertado pelo Centro Universitário Municipal de São José (USJ) realizado na Escola Básica Municipal Vereadora Albertina Krummel Maciel, localizada no município de São José (SJ), em Santa Catarina (SC) com 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Para tanto, foram realizadas sete observações e seis docência. Nesse período desenvolvi planejamento relacionado às temáticas Medidas e Grandezas na disciplina de matemática, por meio do projeto A fábrica de doces sendo esta atividade norteadora de ensino. Dentro das discussões aqui desenvolvidas, entendemos que é fundamental em um processo de alfabetização e letramento não podemos considerar soluções e estratégias de pensamento e de ensino únicas ou isoladas. É preciso considerar a qualidade dos raciocínios e da adequação dos métodos e procedimentos matemáticos evidenciados. E foi a partir dessas reflexões, novas exigências foram surgindo, sendo elas didáticas metodológicas, de formação, de adequação dos conteúdos, que neste caso foram matemáticos. Desta forma, fica minha contribuição a quem interessar conhecer e desenvolver experiências de alfabetização matemática a serem consideradas nos anos iniciais. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/353
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/353/183
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 5, n. 12 (2019): GepesVida Especial
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174698866376704