RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A EXPERIÊNCIA DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/353 |
Resumo: | Este artigo trata do Programa de Residência Pedagógica ofertado pelo Centro Universitário Municipal de São José (USJ) realizado na Escola Básica Municipal Vereadora Albertina Krummel Maciel, localizada no município de São José (SJ), em Santa Catarina (SC) com 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Para tanto, foram realizadas sete observações e seis docência. Nesse período desenvolvi planejamento relacionado às temáticas Medidas e Grandezas na disciplina de matemática, por meio do projeto A fábrica de doces sendo esta atividade norteadora de ensino. Dentro das discussões aqui desenvolvidas, entendemos que é fundamental em um processo de alfabetização e letramento não podemos considerar soluções e estratégias de pensamento e de ensino únicas ou isoladas. É preciso considerar a qualidade dos raciocínios e da adequação dos métodos e procedimentos matemáticos evidenciados. E foi a partir dessas reflexões, novas exigências foram surgindo, sendo elas didáticas metodológicas, de formação, de adequação dos conteúdos, que neste caso foram matemáticos. Desta forma, fica minha contribuição a quem interessar conhecer e desenvolver experiências de alfabetização matemática a serem consideradas nos anos iniciais. |
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RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A EXPERIÊNCIA DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAISResidência Pedagógica. Alfabetização matemática. Prática docente.Este artigo trata do Programa de Residência Pedagógica ofertado pelo Centro Universitário Municipal de São José (USJ) realizado na Escola Básica Municipal Vereadora Albertina Krummel Maciel, localizada no município de São José (SJ), em Santa Catarina (SC) com 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Para tanto, foram realizadas sete observações e seis docência. Nesse período desenvolvi planejamento relacionado às temáticas Medidas e Grandezas na disciplina de matemática, por meio do projeto A fábrica de doces sendo esta atividade norteadora de ensino. Dentro das discussões aqui desenvolvidas, entendemos que é fundamental em um processo de alfabetização e letramento não podemos considerar soluções e estratégias de pensamento e de ensino únicas ou isoladas. É preciso considerar a qualidade dos raciocínios e da adequação dos métodos e procedimentos matemáticos evidenciados. E foi a partir dessas reflexões, novas exigências foram surgindo, sendo elas didáticas metodológicas, de formação, de adequação dos conteúdos, que neste caso foram matemáticos. Desta forma, fica minha contribuição a quem interessar conhecer e desenvolver experiências de alfabetização matemática a serem consideradas nos anos iniciais. Editora ICEPda Silva da Luz Severo, RegianeFeijó de Andrade, Izabel Cristina2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/353Revista GepesVida; v. 5, n. 12 (2019): GepesVida Especial2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/353/183info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-31T20:01:30Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/353Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2019-12-31T20:01:30Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
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