Democracia e neoliberalismo na gestão escolar em períodos de crise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Cleidionara
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/410
Resumo: Gestão e administração são conceitos presentes dentro das escolas. Essas terminologias podem direcionar o tipo de foco que é dado a instituição de ensino conforme as ações de seus gestores. Em tempo de crise, priorizar a gestão democrático-participativa (LIBÂNEO, 2001) tem se apresentado como um desafio para os gestores, pois momentos como o que vivemos, de uma pandemia, exige colaboração e tomadas de decisão de forma rápida. Analisar a postura dos gestores frente às universidades se mostrou como um elemento de estudo importante para representar esse momento. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi identificar as características das ações de gestores de Universidades públicas de ensino do Rio Grande do Sul, durante o período de pandemia em decorrência a Covid-19 tomando por base as notícias publicadas nos sites institucionais, tendo como recorte temporal o período de maio a julho de 2020. Foram analisadas, através do estudo de caso, trinta notícias emitidas pelas diferentes instituições e essas foram classificadas e avaliadas conforme o enfoque dado a elas. Os principais enfoques encontrados foram o democrático-participativo e o funcionalista/neoliberal (LOPES e CAPRIO, 2013). Porém, houve alternância entre os enfoques dados por uma mesma instituição, dentro do período estudado o que indica que não há um padrão nas decisões tomadas no período inicial da pandemia.
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