Democracia e neoliberalismo na gestão escolar em períodos de crise
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFRS |
Texto Completo: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/410 |
Resumo: | Gestão e administração são conceitos presentes dentro das escolas. Essas terminologias podem direcionar o tipo de foco que é dado a instituição de ensino conforme as ações de seus gestores. Em tempo de crise, priorizar a gestão democrático-participativa (LIBÂNEO, 2001) tem se apresentado como um desafio para os gestores, pois momentos como o que vivemos, de uma pandemia, exige colaboração e tomadas de decisão de forma rápida. Analisar a postura dos gestores frente às universidades se mostrou como um elemento de estudo importante para representar esse momento. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi identificar as características das ações de gestores de Universidades públicas de ensino do Rio Grande do Sul, durante o período de pandemia em decorrência a Covid-19 tomando por base as notícias publicadas nos sites institucionais, tendo como recorte temporal o período de maio a julho de 2020. Foram analisadas, através do estudo de caso, trinta notícias emitidas pelas diferentes instituições e essas foram classificadas e avaliadas conforme o enfoque dado a elas. Os principais enfoques encontrados foram o democrático-participativo e o funcionalista/neoliberal (LOPES e CAPRIO, 2013). Porém, houve alternância entre os enfoques dados por uma mesma instituição, dentro do período estudado o que indica que não há um padrão nas decisões tomadas no período inicial da pandemia. |
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Democracia e neoliberalismo na gestão escolar em períodos de criseGestão escolarNeoliberalismoUniversidades e faculdades públicasGestão e administração são conceitos presentes dentro das escolas. Essas terminologias podem direcionar o tipo de foco que é dado a instituição de ensino conforme as ações de seus gestores. Em tempo de crise, priorizar a gestão democrático-participativa (LIBÂNEO, 2001) tem se apresentado como um desafio para os gestores, pois momentos como o que vivemos, de uma pandemia, exige colaboração e tomadas de decisão de forma rápida. Analisar a postura dos gestores frente às universidades se mostrou como um elemento de estudo importante para representar esse momento. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi identificar as características das ações de gestores de Universidades públicas de ensino do Rio Grande do Sul, durante o período de pandemia em decorrência a Covid-19 tomando por base as notícias publicadas nos sites institucionais, tendo como recorte temporal o período de maio a julho de 2020. Foram analisadas, através do estudo de caso, trinta notícias emitidas pelas diferentes instituições e essas foram classificadas e avaliadas conforme o enfoque dado a elas. Os principais enfoques encontrados foram o democrático-participativo e o funcionalista/neoliberal (LOPES e CAPRIO, 2013). Porém, houve alternância entre os enfoques dados por uma mesma instituição, dentro do período estudado o que indica que não há um padrão nas decisões tomadas no período inicial da pandemia.Management and administration are concepts present in schools. These terminologies can direct the type of focus that is given to the educational institution according to yours managers actions. In crisis moments, prioritizing democratic-participative management (LIBÂNEO, 2001) has presented itself as a challenge for managers, because moments like the one we are experiencing, of a pandemic, require collaboration and quick decision-making. Analyzing the managers attitude towards universities proved to be an important element to study to represent this moment. Thus, the objective of this study was to identify the characteristics of the managers actions of public universities in Rio Grande do Sul, during the pandemic period due to Covid-19 based on the news published on the institutional sites, with the clipping the period from May to July 2020. Through the case study, thirty News items issued by different institutions were analyzed and these were classified and evaluated according to the focus given to them. The main approaches found were the democratic-participatory and the functionalist / neoliberal (LOPES e CAPRIO, 2013). However, there was an alternation between the approaches given by the same institution, within the studied period, which indicates that there is no pattern in the decisions taken in the pandemic initial period.Camargo, Edson CarpesPacheco, Cleidionara2021-09-03T00:13:44Z2021-09-03T00:13:44Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/410porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-09-06T11:10:03Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/410Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-09-06T11:10:03Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
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