A gestão escolar e suas contribuições para a formação continuada de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFRS |
Texto Completo: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/293 |
Resumo: | O presente trabalho traz como tema A gestão escolar e suas contribuições para a formação continuada dos professores. Buscou-se responder às questões: Como o gestor escolar possibilita a formação continuada dos professores? Qual a concepção do gestor escolar sobre o processo de formação continuada dos professores? Como o gestor escolar compreende o processo de formação continuada dos professores? O objetivo geral foi analisar a concepção do gestor escolar sobre o processo de formação continuada dos professores na zona norte de Porto Alegre/RS. Os objetivos específicos buscaram avaliar a concepção de formação continuada construída pelo gestor, analisar quais as formas utilizadas pelos gestores para incentivar a formação continuada dos docentes e compreender os diversos processos da formação continuada na escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritivo-exploratória e quanto aos meios, a pesquisa bibliográfica. Como instrumento de pesquisa foi utilizado a entrevista/questionário, tendo como amostra quatro gestores de escolas estaduais do ensino fundamental de Porto Alegre. Os resultados apontam que os gestores pesquisados se preocupam com a formação continuada dos professores. Sabem da importância dessa formação, mas encontram dificuldades nesse processo. Essas dificuldades existem desde a falta de interesse dos professores, da falta de tempo pelo excesso de trabalho, da falta de condições de custear essa formação até o problema de ter que se afastar das atividades em sala de aula para poder frequentar cursos. |
id |
IFRS-4_303f88e04525d49e28d4d29f600a8796 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/293 |
network_acronym_str |
IFRS-4 |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFRS |
repository_id_str |
|
spelling |
A gestão escolar e suas contribuições para a formação continuada de professoresEscolas - Organização e administraçãoProfessores - FormaçãoGestão escolarO presente trabalho traz como tema A gestão escolar e suas contribuições para a formação continuada dos professores. Buscou-se responder às questões: Como o gestor escolar possibilita a formação continuada dos professores? Qual a concepção do gestor escolar sobre o processo de formação continuada dos professores? Como o gestor escolar compreende o processo de formação continuada dos professores? O objetivo geral foi analisar a concepção do gestor escolar sobre o processo de formação continuada dos professores na zona norte de Porto Alegre/RS. Os objetivos específicos buscaram avaliar a concepção de formação continuada construída pelo gestor, analisar quais as formas utilizadas pelos gestores para incentivar a formação continuada dos docentes e compreender os diversos processos da formação continuada na escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritivo-exploratória e quanto aos meios, a pesquisa bibliográfica. Como instrumento de pesquisa foi utilizado a entrevista/questionário, tendo como amostra quatro gestores de escolas estaduais do ensino fundamental de Porto Alegre. Os resultados apontam que os gestores pesquisados se preocupam com a formação continuada dos professores. Sabem da importância dessa formação, mas encontram dificuldades nesse processo. Essas dificuldades existem desde a falta de interesse dos professores, da falta de tempo pelo excesso de trabalho, da falta de condições de custear essa formação até o problema de ter que se afastar das atividades em sala de aula para poder frequentar cursos.The present work brings as subject the school management and its contributions to the continued formation of the teachers. It was tried to answer the questions: How does the school manager make possible the continuous formation of the teachers? What is the school manager's conception of the process of continuing teacher education? How does the school manager understand the process of continuing teacher training? The general objective was to analyze the conception of the school manager on the process of continuous training of teachers in the north zone of Porto Alegre/RS. The specific objectives sought to evaluate the conception of continuous training built by the manager, to analyze the ways managers use to encourage the continuous formation of teachers and to understand the various processes of continuing education in the school. The methodology used was the descriptiveexploratory research and the means, the bibliographic research. As a research instrument, the interview / questionnaire was used, having as sample four managers of state schools of primary education in Porto Alegre. The results indicate that the researched managers are concerned with the continuing education of the teachers. They know the importance of this formation, but they find difficulties in this process. These difficulties arise from the lack of interest of teachers, lack of time for overwork, lack of conditions to pay for this training until the problem of having to move away from classroom activities to attend courses.Camargo, Edson CarpesPorto, Adriana da Silva2021-06-09T23:42:54Z2021-06-09T23:42:54Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/293porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-09-05T20:07:48Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/293Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-09-05T20:07:48Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão escolar e suas contribuições para a formação continuada de professores |
title |
A gestão escolar e suas contribuições para a formação continuada de professores |
spellingShingle |
A gestão escolar e suas contribuições para a formação continuada de professores Porto, Adriana da Silva Escolas - Organização e administração Professores - Formação Gestão escolar |
title_short |
A gestão escolar e suas contribuições para a formação continuada de professores |
title_full |
A gestão escolar e suas contribuições para a formação continuada de professores |
title_fullStr |
A gestão escolar e suas contribuições para a formação continuada de professores |
title_full_unstemmed |
A gestão escolar e suas contribuições para a formação continuada de professores |
title_sort |
A gestão escolar e suas contribuições para a formação continuada de professores |
author |
Porto, Adriana da Silva |
author_facet |
Porto, Adriana da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Camargo, Edson Carpes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porto, Adriana da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas - Organização e administração Professores - Formação Gestão escolar |
topic |
Escolas - Organização e administração Professores - Formação Gestão escolar |
description |
O presente trabalho traz como tema A gestão escolar e suas contribuições para a formação continuada dos professores. Buscou-se responder às questões: Como o gestor escolar possibilita a formação continuada dos professores? Qual a concepção do gestor escolar sobre o processo de formação continuada dos professores? Como o gestor escolar compreende o processo de formação continuada dos professores? O objetivo geral foi analisar a concepção do gestor escolar sobre o processo de formação continuada dos professores na zona norte de Porto Alegre/RS. Os objetivos específicos buscaram avaliar a concepção de formação continuada construída pelo gestor, analisar quais as formas utilizadas pelos gestores para incentivar a formação continuada dos docentes e compreender os diversos processos da formação continuada na escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritivo-exploratória e quanto aos meios, a pesquisa bibliográfica. Como instrumento de pesquisa foi utilizado a entrevista/questionário, tendo como amostra quatro gestores de escolas estaduais do ensino fundamental de Porto Alegre. Os resultados apontam que os gestores pesquisados se preocupam com a formação continuada dos professores. Sabem da importância dessa formação, mas encontram dificuldades nesse processo. Essas dificuldades existem desde a falta de interesse dos professores, da falta de tempo pelo excesso de trabalho, da falta de condições de custear essa formação até o problema de ter que se afastar das atividades em sala de aula para poder frequentar cursos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2021-06-09T23:42:54Z 2021-06-09T23:42:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/293 |
url |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFRS instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFRS |
collection |
Repositório Institucional do IFRS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifrs.edu.br |
_version_ |
1810022016501153792 |