O brincar na educação infantil : a compreensão de docentes sobre a potencialidade de atividades lúdicas na construção do número por criança de 4 a 5 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFRS |
Texto Completo: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/378 |
Resumo: | Este artigo buscou analisar a compreensão de docentes da Educação Infantil sobre a potencialidade de jogos e brincadeiras na construção do número pela criança neste nível. Buscou-se a compreensão, através de teorias existentes, de como se dá a construção do número pela criança, verificando a potencialidade de jogos e brincadeiras na aprendizagem da matemática. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, em que foram realizadas entrevistas com cinco docentes atuantes na Educação Infantil de diferentes escolas, com a finalidade de identificar suas percepções em relação à potencialidade dos jogos no processo de aprendizagem do conceito do número pelas crianças de 4 a 5 anos de idade. De acordo com o discurso das docentes, as brincadeiras e jogos são relevantes no processo de aprendizagem matemática dos alunos. Foi ressaltada a importância de trabalhar processos mentais básicos como sequenciação, correspondência termo-a-termo, seriação e classificação de diferentes formas em que o interesse e a curiosidade da criança fossem despertados. Conclui-se que os docentes utilizam muito o lúdico e atividades concretas para a construção do número, o que vem de encontro com as teorias já existentes. |
id |
IFRS-4_52e9d6e17be5e40e7c74a0ca5dba60ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/378 |
network_acronym_str |
IFRS-4 |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFRS |
repository_id_str |
|
spelling |
O brincar na educação infantil : a compreensão de docentes sobre a potencialidade de atividades lúdicas na construção do número por criança de 4 a 5 anosMatemáticaJogos no ensino de matemáticaAprendizagemEducação infantilEste artigo buscou analisar a compreensão de docentes da Educação Infantil sobre a potencialidade de jogos e brincadeiras na construção do número pela criança neste nível. Buscou-se a compreensão, através de teorias existentes, de como se dá a construção do número pela criança, verificando a potencialidade de jogos e brincadeiras na aprendizagem da matemática. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, em que foram realizadas entrevistas com cinco docentes atuantes na Educação Infantil de diferentes escolas, com a finalidade de identificar suas percepções em relação à potencialidade dos jogos no processo de aprendizagem do conceito do número pelas crianças de 4 a 5 anos de idade. De acordo com o discurso das docentes, as brincadeiras e jogos são relevantes no processo de aprendizagem matemática dos alunos. Foi ressaltada a importância de trabalhar processos mentais básicos como sequenciação, correspondência termo-a-termo, seriação e classificação de diferentes formas em que o interesse e a curiosidade da criança fossem despertados. Conclui-se que os docentes utilizam muito o lúdico e atividades concretas para a construção do número, o que vem de encontro com as teorias já existentes.Pértile, KarineEcher, Letícia Bortolini2021-08-05T00:16:22Z2021-08-05T00:16:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/378porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-11-18T19:23:27Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/378Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-11-18T19:23:27Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O brincar na educação infantil : a compreensão de docentes sobre a potencialidade de atividades lúdicas na construção do número por criança de 4 a 5 anos |
title |
O brincar na educação infantil : a compreensão de docentes sobre a potencialidade de atividades lúdicas na construção do número por criança de 4 a 5 anos |
spellingShingle |
O brincar na educação infantil : a compreensão de docentes sobre a potencialidade de atividades lúdicas na construção do número por criança de 4 a 5 anos Echer, Letícia Bortolini Matemática Jogos no ensino de matemática Aprendizagem Educação infantil |
title_short |
O brincar na educação infantil : a compreensão de docentes sobre a potencialidade de atividades lúdicas na construção do número por criança de 4 a 5 anos |
title_full |
O brincar na educação infantil : a compreensão de docentes sobre a potencialidade de atividades lúdicas na construção do número por criança de 4 a 5 anos |
title_fullStr |
O brincar na educação infantil : a compreensão de docentes sobre a potencialidade de atividades lúdicas na construção do número por criança de 4 a 5 anos |
title_full_unstemmed |
O brincar na educação infantil : a compreensão de docentes sobre a potencialidade de atividades lúdicas na construção do número por criança de 4 a 5 anos |
title_sort |
O brincar na educação infantil : a compreensão de docentes sobre a potencialidade de atividades lúdicas na construção do número por criança de 4 a 5 anos |
author |
Echer, Letícia Bortolini |
author_facet |
Echer, Letícia Bortolini |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pértile, Karine |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Echer, Letícia Bortolini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Jogos no ensino de matemática Aprendizagem Educação infantil |
topic |
Matemática Jogos no ensino de matemática Aprendizagem Educação infantil |
description |
Este artigo buscou analisar a compreensão de docentes da Educação Infantil sobre a potencialidade de jogos e brincadeiras na construção do número pela criança neste nível. Buscou-se a compreensão, através de teorias existentes, de como se dá a construção do número pela criança, verificando a potencialidade de jogos e brincadeiras na aprendizagem da matemática. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, em que foram realizadas entrevistas com cinco docentes atuantes na Educação Infantil de diferentes escolas, com a finalidade de identificar suas percepções em relação à potencialidade dos jogos no processo de aprendizagem do conceito do número pelas crianças de 4 a 5 anos de idade. De acordo com o discurso das docentes, as brincadeiras e jogos são relevantes no processo de aprendizagem matemática dos alunos. Foi ressaltada a importância de trabalhar processos mentais básicos como sequenciação, correspondência termo-a-termo, seriação e classificação de diferentes formas em que o interesse e a curiosidade da criança fossem despertados. Conclui-se que os docentes utilizam muito o lúdico e atividades concretas para a construção do número, o que vem de encontro com as teorias já existentes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-05T00:16:22Z 2021-08-05T00:16:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/378 |
url |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFRS instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFRS |
collection |
Repositório Institucional do IFRS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifrs.edu.br |
_version_ |
1801503283398836224 |