O brincar na educação infantil : a compreensão de docentes sobre a potencialidade de atividades lúdicas na construção do número por criança de 4 a 5 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Echer, Letícia Bortolini
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/378
Resumo: Este artigo buscou analisar a compreensão de docentes da Educação Infantil sobre a potencialidade de jogos e brincadeiras na construção do número pela criança neste nível. Buscou-se a compreensão, através de teorias existentes, de como se dá a construção do número pela criança, verificando a potencialidade de jogos e brincadeiras na aprendizagem da matemática. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, em que foram realizadas entrevistas com cinco docentes atuantes na Educação Infantil de diferentes escolas, com a finalidade de identificar suas percepções em relação à potencialidade dos jogos no processo de aprendizagem do conceito do número pelas crianças de 4 a 5 anos de idade. De acordo com o discurso das docentes, as brincadeiras e jogos são relevantes no processo de aprendizagem matemática dos alunos. Foi ressaltada a importância de trabalhar processos mentais básicos como sequenciação, correspondência termo-a-termo, seriação e classificação de diferentes formas em que o interesse e a curiosidade da criança fossem despertados. Conclui-se que os docentes utilizam muito o lúdico e atividades concretas para a construção do número, o que vem de encontro com as teorias já existentes.
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