Pet matemática : a formação continuada analisada por professores da rede municipal
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2021 |
Format: | Bachelor thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional do IFRS |
Download full: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/389 |
Summary: | Esta pesquisa tem como enfoque a formação continuada de professores de Matemática da Rede Municipal de Bento Gonçalves-RS ofertada pelo Programa de Educação Tutorial (PET), do IFRS-BG, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED). Objetiva analisar potencialidades e possíveis fragilidades dessa formação, a partir das concepções de professores participantes de três edições dos cursos desenvolvidos através do programa, nos anos de 2014, 2015 e 2016. Considerando os objetivos do PET, que enfatizam a necessidade de desenvolver a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e de garantir ao bolsista uma formação integral (estudo e trabalho), mostra-se importante identificar se as profissionais da educação que participam da formação continuada tomam a mesma como um vetor para qualificação da sua prática docente e compreender se os processos contribuem com o desenvolvimento de práticas que fomentem aprendizagem de Matemática na Educação Básica. A metodologia utilizou-se de entrevistas semiestruturadas com profissionais da Educação Básica e análise documental. Os dados foram discutidos à luz da Análise de Conteúdo Bardin (1977 apud SILVA E FOSSÁ, 2015). Os resultados da pesquisa apontam para a importância da atualização docente, a valorização do processo formativo e a continuidade dos cursos de formação continuada do PET, porém com algumas alterações: aumento na carga horária, um curso específico para Matemática, mais carga teórica antes da aplicação das metodologias de ensino diversificadas e inovação nos recursos digitais. |
id |
IFRS-4_83c5303e9c1a051fd7dbf1c17659ba17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/389 |
network_acronym_str |
IFRS-4 |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFRS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pet matemática : a formação continuada analisada por professores da rede municipalMatemáticaProfessores - FormaçãoEducação - Estudo e ensinoEsta pesquisa tem como enfoque a formação continuada de professores de Matemática da Rede Municipal de Bento Gonçalves-RS ofertada pelo Programa de Educação Tutorial (PET), do IFRS-BG, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED). Objetiva analisar potencialidades e possíveis fragilidades dessa formação, a partir das concepções de professores participantes de três edições dos cursos desenvolvidos através do programa, nos anos de 2014, 2015 e 2016. Considerando os objetivos do PET, que enfatizam a necessidade de desenvolver a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e de garantir ao bolsista uma formação integral (estudo e trabalho), mostra-se importante identificar se as profissionais da educação que participam da formação continuada tomam a mesma como um vetor para qualificação da sua prática docente e compreender se os processos contribuem com o desenvolvimento de práticas que fomentem aprendizagem de Matemática na Educação Básica. A metodologia utilizou-se de entrevistas semiestruturadas com profissionais da Educação Básica e análise documental. Os dados foram discutidos à luz da Análise de Conteúdo Bardin (1977 apud SILVA E FOSSÁ, 2015). Os resultados da pesquisa apontam para a importância da atualização docente, a valorização do processo formativo e a continuidade dos cursos de formação continuada do PET, porém com algumas alterações: aumento na carga horária, um curso específico para Matemática, mais carga teórica antes da aplicação das metodologias de ensino diversificadas e inovação nos recursos digitais.2021-08-05T00:16:23Z2021-08-05T00:16:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/389porRizzi, Cristiane Ferrariinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-11-18T19:35:05Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/389Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-11-18T19:35:05Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pet matemática : a formação continuada analisada por professores da rede municipal |
title |
Pet matemática : a formação continuada analisada por professores da rede municipal |
spellingShingle |
Pet matemática : a formação continuada analisada por professores da rede municipal Rizzi, Cristiane Ferrari Matemática Professores - Formação Educação - Estudo e ensino |
title_short |
Pet matemática : a formação continuada analisada por professores da rede municipal |
title_full |
Pet matemática : a formação continuada analisada por professores da rede municipal |
title_fullStr |
Pet matemática : a formação continuada analisada por professores da rede municipal |
title_full_unstemmed |
Pet matemática : a formação continuada analisada por professores da rede municipal |
title_sort |
Pet matemática : a formação continuada analisada por professores da rede municipal |
author |
Rizzi, Cristiane Ferrari |
author_facet |
Rizzi, Cristiane Ferrari |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rizzi, Cristiane Ferrari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Professores - Formação Educação - Estudo e ensino |
topic |
Matemática Professores - Formação Educação - Estudo e ensino |
description |
Esta pesquisa tem como enfoque a formação continuada de professores de Matemática da Rede Municipal de Bento Gonçalves-RS ofertada pelo Programa de Educação Tutorial (PET), do IFRS-BG, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED). Objetiva analisar potencialidades e possíveis fragilidades dessa formação, a partir das concepções de professores participantes de três edições dos cursos desenvolvidos através do programa, nos anos de 2014, 2015 e 2016. Considerando os objetivos do PET, que enfatizam a necessidade de desenvolver a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e de garantir ao bolsista uma formação integral (estudo e trabalho), mostra-se importante identificar se as profissionais da educação que participam da formação continuada tomam a mesma como um vetor para qualificação da sua prática docente e compreender se os processos contribuem com o desenvolvimento de práticas que fomentem aprendizagem de Matemática na Educação Básica. A metodologia utilizou-se de entrevistas semiestruturadas com profissionais da Educação Básica e análise documental. Os dados foram discutidos à luz da Análise de Conteúdo Bardin (1977 apud SILVA E FOSSÁ, 2015). Os resultados da pesquisa apontam para a importância da atualização docente, a valorização do processo formativo e a continuidade dos cursos de formação continuada do PET, porém com algumas alterações: aumento na carga horária, um curso específico para Matemática, mais carga teórica antes da aplicação das metodologias de ensino diversificadas e inovação nos recursos digitais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-05T00:16:23Z 2021-08-05T00:16:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/389 |
url |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFRS instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFRS |
collection |
Repositório Institucional do IFRS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifrs.edu.br |
_version_ |
1797061149887299584 |