Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: socializando experiências exitosas do DIEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Geraldo Eustáquio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vieira, Lygianne Batista, Fraz, Joeanne Neves, Ferreira, Weberson Campos, Teixeira, Cristina de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39896
https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e001.id865
https://orcid.org/0000-0002-1455-6646
https://orcid.org/0000-0002-2179-7210
https://orcid.org/0000-0001-8623-3769
https://orcid.org/0000-0002-3077-1004
https://orcid.org/0000-0001-8174-3735
Resumo: Este texto tem como objetivo apresentar as ações desenvolvidas pelo grupo de pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM no âmbito de um projeto de pesquisa. Os participantes foram os membros do DIEM, estudantes de graduação (Licenciatura em Pedagogia) e pós-graduação da Universidade de Brasília - UnB e professores da Educação Básica de escolas públicas do Distrito Federal. A pesquisa integra-se, epistemologicamente, no âmbito da Educação Matemática e se alicerça em multimetodologias ativas de trocas de experiências e na construção coletiva de conhecimentos para o desenvolvimento de produtos e serviços, tendo como cerne a pesquisa colaborativa. Devido à complexidade e extensão do projeto, as ações foram desenvolvidas em diversas etapas e distintos instrumentos de recolha dos dados foram utilizados. Após a obtenção dos resultados, foram realizadas atividades que contribuíram para a elaboração de artigos, livros, capítulos de livros, dissertações, teses e comunicações científicas, bem como na produção de produtos e serviços educacionais e sociais.
id UNB_9714b2ea5eb8b22478660f2389b4cf7a
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/39896
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Moreira, Geraldo EustáquioVieira, Lygianne BatistaFraz, Joeanne NevesFerreira, Weberson CamposTeixeira, Cristina de Jesus2021-01-12T21:53:30Z2021-01-12T21:53:30Z2021-01-10MOREIRA, Geraldo Eustáquio et al. Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: socializando experiências exitosas do DIEM. Revista Prática Docente, v. 6, n. 1, e001, 10 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e001.id865. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/865. Acesso em: 12 jan. 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39896https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e001.id865https://orcid.org/0000-0002-1455-6646https://orcid.org/0000-0002-2179-7210https://orcid.org/0000-0001-8623-3769https://orcid.org/0000-0002-3077-1004https://orcid.org/0000-0001-8174-3735Este texto tem como objetivo apresentar as ações desenvolvidas pelo grupo de pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM no âmbito de um projeto de pesquisa. Os participantes foram os membros do DIEM, estudantes de graduação (Licenciatura em Pedagogia) e pós-graduação da Universidade de Brasília - UnB e professores da Educação Básica de escolas públicas do Distrito Federal. A pesquisa integra-se, epistemologicamente, no âmbito da Educação Matemática e se alicerça em multimetodologias ativas de trocas de experiências e na construção coletiva de conhecimentos para o desenvolvimento de produtos e serviços, tendo como cerne a pesquisa colaborativa. Devido à complexidade e extensão do projeto, as ações foram desenvolvidas em diversas etapas e distintos instrumentos de recolha dos dados foram utilizados. Após a obtenção dos resultados, foram realizadas atividades que contribuíram para a elaboração de artigos, livros, capítulos de livros, dissertações, teses e comunicações científicas, bem como na produção de produtos e serviços educacionais e sociais.This text aims to present the actions developed by the research group Dzeta Investigações em Educação Educação - DIEM as part of a research project. The participants were undergraduate students (Degree in Pedagogy) from the University of Brasília - UnB and teachers of Basic Education in public schools in the Federal District. The research is integrated, epistemologically, within the scope of Mathematical Education and is based on active multimetodologies for the exchange of experiences and on the collective construction of knowledge for the development of products and services, with the core of collaborative research. Due to the complexity and extension of the project, the actions were developed in several stages and different instruments for data collection were used. After obtaining the results, activities were carried out that contributed to the preparation of articles, books, book chapters, dissertations, theses and scientific communications, as well as in the production of educational and social products and services.Este texto tiene como objetivo presentar las acciones desarrolladas por el grupo de investigación Dzeta Investigações em Educação Educação - DIEM como parte de un proyecto de investigación. Los participantes fueron los miembros del DIEM, estudiantes de pregrado (Licenciatura em Pedagogia) y estudiantes de posgrado de la Universidad de Brasília - UnB y profesores de Educación Básica en escuelas públicas del Distrito Federal. La investigación se integra, epistemológicamente, en el ámbito de la Educación Matemática y se fundamenta en multimetodologías activas para el intercambio de experiencias y en la construcción colectiva del conocimiento para el desarrollo de productos y servicios, con el núcleo de la investigación colaborativa. Debido a la complejidad y extensión del proyecto, las acciones se desarrollaron en varias etapas y se utilizaron diferentes instrumentos para la recolección de datos. Luego de la obtención de los resultados, se realizaron actividades que contribuyeron a la elaboración de artículos, libros, capítulos de libros, disertaciones, tesis y comunicaciones científicas, así como en la producción de productos y servicios educativos y sociales.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Confresa(CC BY NC)info:eu-repo/semantics/openAccessFormação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: socializando experiências exitosas do DIEMFormation of teachers who teach mathematics, teaching practice, specific didactics and socio-educational development : socializing successful experiencesFormación inicial y continua de profesores que enseñan matemáticas : socialización de experiencias exitosas del DIEMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEducaçãoProfessores - formaçãoMatemática - estudo e ensinoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/39896/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open accessORIGINALARTIGO_FormacaoInicialContinuada.pdfARTIGO_FormacaoInicialContinuada.pdfapplication/pdf575198http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/39896/1/ARTIGO_FormacaoInicialContinuada.pdf357ecbf7fd87ad487a8e7ab084dcaa7fMD51open access10482/398962023-08-20 22:37:39.818open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/39896U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-21T01:37:39Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: socializando experiências exitosas do DIEM
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Formation of teachers who teach mathematics, teaching practice, specific didactics and socio-educational development : socializing successful experiences
Formación inicial y continua de profesores que enseñan matemáticas : socialización de experiencias exitosas del DIEM
title Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: socializando experiências exitosas do DIEM
spellingShingle Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: socializando experiências exitosas do DIEM
Moreira, Geraldo Eustáquio
Educação
Professores - formação
Matemática - estudo e ensino
title_short Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: socializando experiências exitosas do DIEM
title_full Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: socializando experiências exitosas do DIEM
title_fullStr Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: socializando experiências exitosas do DIEM
title_full_unstemmed Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: socializando experiências exitosas do DIEM
title_sort Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: socializando experiências exitosas do DIEM
author Moreira, Geraldo Eustáquio
author_facet Moreira, Geraldo Eustáquio
Vieira, Lygianne Batista
Fraz, Joeanne Neves
Ferreira, Weberson Campos
Teixeira, Cristina de Jesus
author_role author
author2 Vieira, Lygianne Batista
Fraz, Joeanne Neves
Ferreira, Weberson Campos
Teixeira, Cristina de Jesus
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Geraldo Eustáquio
Vieira, Lygianne Batista
Fraz, Joeanne Neves
Ferreira, Weberson Campos
Teixeira, Cristina de Jesus
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Educação
Professores - formação
Matemática - estudo e ensino
topic Educação
Professores - formação
Matemática - estudo e ensino
description Este texto tem como objetivo apresentar as ações desenvolvidas pelo grupo de pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM no âmbito de um projeto de pesquisa. Os participantes foram os membros do DIEM, estudantes de graduação (Licenciatura em Pedagogia) e pós-graduação da Universidade de Brasília - UnB e professores da Educação Básica de escolas públicas do Distrito Federal. A pesquisa integra-se, epistemologicamente, no âmbito da Educação Matemática e se alicerça em multimetodologias ativas de trocas de experiências e na construção coletiva de conhecimentos para o desenvolvimento de produtos e serviços, tendo como cerne a pesquisa colaborativa. Devido à complexidade e extensão do projeto, as ações foram desenvolvidas em diversas etapas e distintos instrumentos de recolha dos dados foram utilizados. Após a obtenção dos resultados, foram realizadas atividades que contribuíram para a elaboração de artigos, livros, capítulos de livros, dissertações, teses e comunicações científicas, bem como na produção de produtos e serviços educacionais e sociais.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-12T21:53:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-12T21:53:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-01-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOREIRA, Geraldo Eustáquio et al. Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: socializando experiências exitosas do DIEM. Revista Prática Docente, v. 6, n. 1, e001, 10 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e001.id865. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/865. Acesso em: 12 jan. 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/39896
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e001.id865
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1455-6646
https://orcid.org/0000-0002-2179-7210
https://orcid.org/0000-0001-8623-3769
https://orcid.org/0000-0002-3077-1004
https://orcid.org/0000-0001-8174-3735
identifier_str_mv MOREIRA, Geraldo Eustáquio et al. Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: socializando experiências exitosas do DIEM. Revista Prática Docente, v. 6, n. 1, e001, 10 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e001.id865. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/865. Acesso em: 12 jan. 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39896
https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e001.id865
https://orcid.org/0000-0002-1455-6646
https://orcid.org/0000-0002-2179-7210
https://orcid.org/0000-0001-8623-3769
https://orcid.org/0000-0002-3077-1004
https://orcid.org/0000-0001-8174-3735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY NC)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY NC)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Confresa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Confresa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/39896/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/39896/1/ARTIGO_FormacaoInicialContinuada.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5
357ecbf7fd87ad487a8e7ab084dcaa7f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863881588473856