Tecnologias digitais na educação: uma inovação como diretriz para a cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bruna Silva dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/437
Resumo: As diversas transformações que a evolução tecnológica vem desencadeando na sociedade atual, em especial nos ambientes educacionais, são as motivações da presente pesquisa. A complexidade dos problemas contemporâneos com fortes matizes de relevância social nos impele a buscar formas de compreender e lidar com a dinamicidade plural expressa na contemporaneidade em prol de uma sociedade mais equânime. Considerando esse contexto, emerge a questão norteadora desta investigação: “Como a adoção de tecnologias digitais podem auxiliar os processos de desenvolvimento de políticas públicas educacionais em uma perspectiva inovadora para o fortalecimento da cidadania?”. Desse modo, com o intento de alcançar respostas, foi traçado como objetivo geral analisar as possibilidades das tecnologias digitais como um dos alicerces às políticas públicas que fomentem processos inovadores capazes de proporcionar aos sujeitos que compõem o ecossistema escolar vivenciar sua cidadania. Para tanto, a pesquisa está organizada com natureza aplicada, de método observacional, com abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, utilizando da técnica de pesquisa bibliográfica e documental, combinada com o estudo de campo, baseado no instrumento de coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas. No que se refere ao campo empírico, o estudo abrange o projeto “Jovem RS conectado no futuro”, direcionado à Rede Estadual de Educação Básica do Rio Grande do Sul. As intervenções citadas foram registradas através da gravação em áudio das entrevistas, que foram transcritas e utilizadas durante as análises. Sendo assim, essa investigação oferece benefícios ao encontrar caminhos para demonstrar o potencial inovador do uso crítico das tecnologias digitais, nos processos de políticas públicas educacionais, voltadas para o fomento da cidadania. Os resultados deste estudo subsidiaram o desenvolvimento do produto denominado de “Diretrizes para a consolidação de políticas públicas educacionais”, que está apresentado em duas facetas, uma textual, através do capítulo 5 desta dissertação, e outra interativa, com a apresentação do conteúdo sendo realizada por meio de uma hipermídia. O produto tem a pretensão de apresentar diretrizes que permitam a reflexão a respeito de alguns pressupostos fundamentais para que as políticas sociais tornem-se mais fortes, bem como, salvaguardá-las das volúveis trocas de governos e gestores. De forma mais especifica, quanto às tecnologias digitais, elas destacam-se nas diretrizes quarta e quinta, a saber, “Envolvimento social” e “Inovação na cidadania”. Essas diretrizes trazem à luz as possibilidades de uso das tecnologias digitais para a consulta popular, participação da construção, discussão, avaliação e fiscalização de políticas públicas, como também, na comunicação a partir de lugares de fala e feedback entre os cidadãos e o Estado, além de outras ações.
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Desse modo, com o intento de alcançar respostas, foi traçado como objetivo geral analisar as possibilidades das tecnologias digitais como um dos alicerces às políticas públicas que fomentem processos inovadores capazes de proporcionar aos sujeitos que compõem o ecossistema escolar vivenciar sua cidadania. Para tanto, a pesquisa está organizada com natureza aplicada, de método observacional, com abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, utilizando da técnica de pesquisa bibliográfica e documental, combinada com o estudo de campo, baseado no instrumento de coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas. No que se refere ao campo empírico, o estudo abrange o projeto “Jovem RS conectado no futuro”, direcionado à Rede Estadual de Educação Básica do Rio Grande do Sul. As intervenções citadas foram registradas através da gravação em áudio das entrevistas, que foram transcritas e utilizadas durante as análises. Sendo assim, essa investigação oferece benefícios ao encontrar caminhos para demonstrar o potencial inovador do uso crítico das tecnologias digitais, nos processos de políticas públicas educacionais, voltadas para o fomento da cidadania. Os resultados deste estudo subsidiaram o desenvolvimento do produto denominado de “Diretrizes para a consolidação de políticas públicas educacionais”, que está apresentado em duas facetas, uma textual, através do capítulo 5 desta dissertação, e outra interativa, com a apresentação do conteúdo sendo realizada por meio de uma hipermídia. O produto tem a pretensão de apresentar diretrizes que permitam a reflexão a respeito de alguns pressupostos fundamentais para que as políticas sociais tornem-se mais fortes, bem como, salvaguardá-las das volúveis trocas de governos e gestores. De forma mais especifica, quanto às tecnologias digitais, elas destacam-se nas diretrizes quarta e quinta, a saber, “Envolvimento social” e “Inovação na cidadania”. Essas diretrizes trazem à luz as possibilidades de uso das tecnologias digitais para a consulta popular, participação da construção, discussão, avaliação e fiscalização de políticas públicas, como também, na comunicação a partir de lugares de fala e feedback entre os cidadãos e o Estado, além de outras ações.The various transformations that technological evolution has been triggering in today's society, especially in educational environments, are the motivations for this research. The complexity of contemporary problems with strong nuances of social relevance drives us to seek ways to understand and deal with the plural dynamics expressed in contemporaneity in favor of a more equitable society. Considering this context, the guiding question of this investigation emerges: “How can the adoption of digital technologies help the development processes of educational public policies in an innovative perspective for the strengthening of citizenship?”. Thus, with the aim of reaching answers, it was traced as the general objective to analyze the possibilities of digital technologies as one of the foundations of public policies that foments innovative processes capable of providing the subjects that are part of the school ecosystem to experience their citizenship. Therefore, we organized the research with an applied nature, observational method, with a qualitative approach, descriptive and exploratory, using the technique of bibliographic and documentary research, combined with field study, based on the data collection instrument through semi-structured interviews. Regarding the empirical field, the study embraces the project “Jovem RS conectado no futuro”, setted to the State Network of Basic Education of Rio Grande do Sul. The interventions mentioned were registered through audio recording of the interviews, which were transcribed and used during the analyses. In this way, this investigation offers benefits by finding ways to demonstrate the innovative potential of the critical use of digital technologies, in educational public policy processes, in reason to foment citizenship. The results of this study supported the development of the product called "Guidelines for the consolidation of educational public policies", which is presented in two ways, one textual, presented in chapter 5 of this text, and the other interactive, with the presentation of the content in a hypermedia. The product intends to present guidelines that allow reflection on some fundamental assumptions so that social policies become stronger, as well as safeguarding them from the volatile exchanges of governments and managers. More specifically, regarding the digital technologies, they stand out in the fourth and fifth guidelines, namely, “Social involvement” and “Innovation in citizenship”. These guidelines bring to light the possibilities of using digital technologies for popular consultation, participation in the construction, discussion, evaluation and inspection of public policies, as well as in communication from places of speech and feedback between citizens and the State, in addition to other actions.Procasko, Josiane Carolina Soares RamosBertagnolli, Silvia de CastroSantos, Bruna Silva dos2021-11-03T14:03:36Z2021-11-03T14:03:36Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/PDFapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/437porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-09-15T13:57:50Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/437Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-09-15T13:57:50Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
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