Desafios da gestão: os processos de tomada de decisão na escola de educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFRS |
Texto Completo: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/412 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso (TCC) apresenta o tema “Desafios da gestão: os processos de tomada de decisão na escola de Educação Infantil” e parte da questão de pesquisa: Como acontecem os processos de tomada de decisão dos gestores de escolas de Educação Infantil na perspectiva da gestão democrática. Tem por objetivo investigar como são desenvolvidas estratégias de participação e integração da comunidade escolar nos processos de tomada de decisão nas instituições de Educação Infantil de um município do Vale do Caí. A pesquisa é de abordagem qualitativa, caracterizando-se pela coleta de dados e interpretações. Possui natureza aplicada, com objetivo de identificar problemas específicos e contribuir com soluções práticas. O método utilizado é a pesquisa exploratória. Como procedimentos, realizou-se uma pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados baseia-se na metodologia de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Como resultado, verificou-se que as gestoras entrevistadas veem a gestão democrática como um trabalho coletivo, embora muitas vezes percebam que nem sempre conseguem atingir a todos. Ainda é preciso tomar-se consciência de outras formas de participação e meios de como integrar a comunidade escolar às tomadas de decisões, para além da participação em eventos e promoções escolares. Nas considerações finais denota-se como essencial, a revisão e avaliação constante do planejamento elaborado nos PPPs e que as gestoras ampliem seus papéis de mediação e contextualização das escolas dentro das comunidades, com mais espaços de escuta e diálogo, construindo um trabalho coletivo e garantindo a participação efetiva de todos. |
id |
IFRS-4_a654d451984dbaf1a6e1b1a9ad0f0d2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/412 |
network_acronym_str |
IFRS-4 |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFRS |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios da gestão: os processos de tomada de decisão na escola de educação infantilGestão escolarGestão democráticaTomada de decisãoEducação infantilEste trabalho de conclusão de curso (TCC) apresenta o tema “Desafios da gestão: os processos de tomada de decisão na escola de Educação Infantil” e parte da questão de pesquisa: Como acontecem os processos de tomada de decisão dos gestores de escolas de Educação Infantil na perspectiva da gestão democrática. Tem por objetivo investigar como são desenvolvidas estratégias de participação e integração da comunidade escolar nos processos de tomada de decisão nas instituições de Educação Infantil de um município do Vale do Caí. A pesquisa é de abordagem qualitativa, caracterizando-se pela coleta de dados e interpretações. Possui natureza aplicada, com objetivo de identificar problemas específicos e contribuir com soluções práticas. O método utilizado é a pesquisa exploratória. Como procedimentos, realizou-se uma pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados baseia-se na metodologia de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Como resultado, verificou-se que as gestoras entrevistadas veem a gestão democrática como um trabalho coletivo, embora muitas vezes percebam que nem sempre conseguem atingir a todos. Ainda é preciso tomar-se consciência de outras formas de participação e meios de como integrar a comunidade escolar às tomadas de decisões, para além da participação em eventos e promoções escolares. Nas considerações finais denota-se como essencial, a revisão e avaliação constante do planejamento elaborado nos PPPs e que as gestoras ampliem seus papéis de mediação e contextualização das escolas dentro das comunidades, com mais espaços de escuta e diálogo, construindo um trabalho coletivo e garantindo a participação efetiva de todos.Martins, Cátia AlvesSchuster, Bruna Elisa2021-09-15T23:57:07Z2021-09-15T23:57:07Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/412porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2021-09-16T00:14:52Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/412Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2021-09-16T00:14:52Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios da gestão: os processos de tomada de decisão na escola de educação infantil |
title |
Desafios da gestão: os processos de tomada de decisão na escola de educação infantil |
spellingShingle |
Desafios da gestão: os processos de tomada de decisão na escola de educação infantil Schuster, Bruna Elisa Gestão escolar Gestão democrática Tomada de decisão Educação infantil |
title_short |
Desafios da gestão: os processos de tomada de decisão na escola de educação infantil |
title_full |
Desafios da gestão: os processos de tomada de decisão na escola de educação infantil |
title_fullStr |
Desafios da gestão: os processos de tomada de decisão na escola de educação infantil |
title_full_unstemmed |
Desafios da gestão: os processos de tomada de decisão na escola de educação infantil |
title_sort |
Desafios da gestão: os processos de tomada de decisão na escola de educação infantil |
author |
Schuster, Bruna Elisa |
author_facet |
Schuster, Bruna Elisa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Cátia Alves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schuster, Bruna Elisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar Gestão democrática Tomada de decisão Educação infantil |
topic |
Gestão escolar Gestão democrática Tomada de decisão Educação infantil |
description |
Este trabalho de conclusão de curso (TCC) apresenta o tema “Desafios da gestão: os processos de tomada de decisão na escola de Educação Infantil” e parte da questão de pesquisa: Como acontecem os processos de tomada de decisão dos gestores de escolas de Educação Infantil na perspectiva da gestão democrática. Tem por objetivo investigar como são desenvolvidas estratégias de participação e integração da comunidade escolar nos processos de tomada de decisão nas instituições de Educação Infantil de um município do Vale do Caí. A pesquisa é de abordagem qualitativa, caracterizando-se pela coleta de dados e interpretações. Possui natureza aplicada, com objetivo de identificar problemas específicos e contribuir com soluções práticas. O método utilizado é a pesquisa exploratória. Como procedimentos, realizou-se uma pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados baseia-se na metodologia de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Como resultado, verificou-se que as gestoras entrevistadas veem a gestão democrática como um trabalho coletivo, embora muitas vezes percebam que nem sempre conseguem atingir a todos. Ainda é preciso tomar-se consciência de outras formas de participação e meios de como integrar a comunidade escolar às tomadas de decisões, para além da participação em eventos e promoções escolares. Nas considerações finais denota-se como essencial, a revisão e avaliação constante do planejamento elaborado nos PPPs e que as gestoras ampliem seus papéis de mediação e contextualização das escolas dentro das comunidades, com mais espaços de escuta e diálogo, construindo um trabalho coletivo e garantindo a participação efetiva de todos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-09-15T23:57:07Z 2021-09-15T23:57:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/412 |
url |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFRS instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFRS |
collection |
Repositório Institucional do IFRS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifrs.edu.br |
_version_ |
1810022016613351424 |