Desafios da gestão: os processos de tomada de decisão na escola de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schuster, Bruna Elisa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/412
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso (TCC) apresenta o tema “Desafios da gestão: os processos de tomada de decisão na escola de Educação Infantil” e parte da questão de pesquisa: Como acontecem os processos de tomada de decisão dos gestores de escolas de Educação Infantil na perspectiva da gestão democrática. Tem por objetivo investigar como são desenvolvidas estratégias de participação e integração da comunidade escolar nos processos de tomada de decisão nas instituições de Educação Infantil de um município do Vale do Caí. A pesquisa é de abordagem qualitativa, caracterizando-se pela coleta de dados e interpretações. Possui natureza aplicada, com objetivo de identificar problemas específicos e contribuir com soluções práticas. O método utilizado é a pesquisa exploratória. Como procedimentos, realizou-se uma pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados baseia-se na metodologia de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Como resultado, verificou-se que as gestoras entrevistadas veem a gestão democrática como um trabalho coletivo, embora muitas vezes percebam que nem sempre conseguem atingir a todos. Ainda é preciso tomar-se consciência de outras formas de participação e meios de como integrar a comunidade escolar às tomadas de decisões, para além da participação em eventos e promoções escolares. Nas considerações finais denota-se como essencial, a revisão e avaliação constante do planejamento elaborado nos PPPs e que as gestoras ampliem seus papéis de mediação e contextualização das escolas dentro das comunidades, com mais espaços de escuta e diálogo, construindo um trabalho coletivo e garantindo a participação efetiva de todos.
id IFRS-4_a654d451984dbaf1a6e1b1a9ad0f0d2a
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/412
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling Desafios da gestão: os processos de tomada de decisão na escola de educação infantilGestão escolarGestão democráticaTomada de decisãoEducação infantilEste trabalho de conclusão de curso (TCC) apresenta o tema “Desafios da gestão: os processos de tomada de decisão na escola de Educação Infantil” e parte da questão de pesquisa: Como acontecem os processos de tomada de decisão dos gestores de escolas de Educação Infantil na perspectiva da gestão democrática. Tem por objetivo investigar como são desenvolvidas estratégias de participação e integração da comunidade escolar nos processos de tomada de decisão nas instituições de Educação Infantil de um município do Vale do Caí. A pesquisa é de abordagem qualitativa, caracterizando-se pela coleta de dados e interpretações. Possui natureza aplicada, com objetivo de identificar problemas específicos e contribuir com soluções práticas. O método utilizado é a pesquisa exploratória. Como procedimentos, realizou-se uma pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados baseia-se na metodologia de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Como resultado, verificou-se que as gestoras entrevistadas veem a gestão democrática como um trabalho coletivo, embora muitas vezes percebam que nem sempre conseguem atingir a todos. Ainda é preciso tomar-se consciência de outras formas de participação e meios de como integrar a comunidade escolar às tomadas de decisões, para além da participação em eventos e promoções escolares. Nas considerações finais denota-se como essencial, a revisão e avaliação constante do planejamento elaborado nos PPPs e que as gestoras ampliem seus papéis de mediação e contextualização das escolas dentro das comunidades, com mais espaços de escuta e diálogo, construindo um trabalho coletivo e garantindo a participação efetiva de todos.Martins, Cátia AlvesSchuster, Bruna Elisa2021-09-15T23:57:07Z2021-09-15T23:57:07Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/412porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2021-09-16T00:14:52Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/412Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2021-09-16T00:14:52Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios da gestão: os processos de tomada de decisão na escola de educação infantil
title Desafios da gestão: os processos de tomada de decisão na escola de educação infantil
spellingShingle Desafios da gestão: os processos de tomada de decisão na escola de educação infantil
Schuster, Bruna Elisa
Gestão escolar
Gestão democrática
Tomada de decisão
Educação infantil
title_short Desafios da gestão: os processos de tomada de decisão na escola de educação infantil
title_full Desafios da gestão: os processos de tomada de decisão na escola de educação infantil
title_fullStr Desafios da gestão: os processos de tomada de decisão na escola de educação infantil
title_full_unstemmed Desafios da gestão: os processos de tomada de decisão na escola de educação infantil
title_sort Desafios da gestão: os processos de tomada de decisão na escola de educação infantil
author Schuster, Bruna Elisa
author_facet Schuster, Bruna Elisa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Cátia Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Schuster, Bruna Elisa
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Gestão democrática
Tomada de decisão
Educação infantil
topic Gestão escolar
Gestão democrática
Tomada de decisão
Educação infantil
description Este trabalho de conclusão de curso (TCC) apresenta o tema “Desafios da gestão: os processos de tomada de decisão na escola de Educação Infantil” e parte da questão de pesquisa: Como acontecem os processos de tomada de decisão dos gestores de escolas de Educação Infantil na perspectiva da gestão democrática. Tem por objetivo investigar como são desenvolvidas estratégias de participação e integração da comunidade escolar nos processos de tomada de decisão nas instituições de Educação Infantil de um município do Vale do Caí. A pesquisa é de abordagem qualitativa, caracterizando-se pela coleta de dados e interpretações. Possui natureza aplicada, com objetivo de identificar problemas específicos e contribuir com soluções práticas. O método utilizado é a pesquisa exploratória. Como procedimentos, realizou-se uma pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados baseia-se na metodologia de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Como resultado, verificou-se que as gestoras entrevistadas veem a gestão democrática como um trabalho coletivo, embora muitas vezes percebam que nem sempre conseguem atingir a todos. Ainda é preciso tomar-se consciência de outras formas de participação e meios de como integrar a comunidade escolar às tomadas de decisões, para além da participação em eventos e promoções escolares. Nas considerações finais denota-se como essencial, a revisão e avaliação constante do planejamento elaborado nos PPPs e que as gestoras ampliem seus papéis de mediação e contextualização das escolas dentro das comunidades, com mais espaços de escuta e diálogo, construindo um trabalho coletivo e garantindo a participação efetiva de todos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-09-15T23:57:07Z
2021-09-15T23:57:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/412
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1810022016613351424