Acessibilidade atitudinal nas instituições de ensino : o caso do IFRS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pôncio, Elis Regina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/172
Resumo: O presente estudo trata-se de pesquisa de Mestrado do Programa de PósGraduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), pertencente à área de Ensino e reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Concentrado na área da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) está ligado à linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica”. O tema desta pesquisa versa sobre a conscientização da prática da acessibilidade atitudinal como forma de eliminação das barreiras atitudinais contra Pessoas com Deficiência nas IEs. Tem como problema, a pergunta central: “Como um Produto Educacional (PE) tecnológico pode contribuir para minimizar barreiras atitudinais contra pessoas com deficiência existentes nas instituições de Ensino?” E como hipótese: “Um PE digital e acessível (e-book) proposto por uma psicóloga e orientado por uma educadora da EPT, com o intuito de ser utilizado por educadores, como sendo uma ferramenta alternativa de ensino-aprendizagem, educação-conscientização, pode contribuir, de modo interdisciplinar, com as áreas da Educação e do Ensino, no sentido de tornar as instituições educativas espaços atitudinalmente mais acessíveis”. Essa dissertação tem como objetivo geral identificar elementos que comprovam a existência de barreiras atitudinais nas inter-relações sociais, acadêmicas e profissionais, entre pessoas com e sem deficiência, na instituição de Ensino pesquisada, para, por meio do Produto Educacional, contribuir com a superação das dificuldades vivenciadas pelas pessoas com deficiência. E, como objetivos específicos: conhecer os conceitos e princípios teóricos acerca de barreiras e acessibilidade atitudinal e inclusão de pessoas com deficiência nas instituições de Ensino; investigar, no contexto educativo do IFRS, suas perspectivas diante da Educação Inclusiva; elaborar um PE que permita a conscientização sobre as barreiras atitudinais contra pessoas com deficiência nas instituições de Ensino; aplicar o PE a um grupo de profissionais da Educação e estudantes, de diferentes espaços educativos, com vistas a avaliá-lo. O público-alvo foi composto por alunos e servidores (docentes e técnicos), sendo pessoas com e sem deficiência, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, dos campi Bento Gonçalves e Osório. A metodologia está baseada na abordagem qualitativa, com estudo de caso e pesquisa documental. A técnica utilizada para a coleta de dados foi o Grupo Focal. Para o tratamento e análise dos dados utilizou-se da técnica de “Análise de Conteúdo”. Quanto aos resultados foram identificados, para além do preconceito, outros dois elementos que podem levar ao desenvolvimento de barreiras atitudinais contra pessoas com deficiência, são eles: o desconhecimento e a negligência. Nesse sentido, o Produto Educacional criado, caracterizou-se como um e-book de conscientização, que possibilita ampliar em espaços educativos, as discussões acerca de ações afirmativas referentes ao tema proposto. A base teórica sustenta-se em dois principais autores: Lev Semyonovich Vygotsky, teórico da Educação Socio-histórica e David Rodrigues, especialista em Educação Inclusiva. Também foram trazidas algumas contribuições de Romeu Sassaki, consultor em inclusão.
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Tem como problema, a pergunta central: “Como um Produto Educacional (PE) tecnológico pode contribuir para minimizar barreiras atitudinais contra pessoas com deficiência existentes nas instituições de Ensino?” E como hipótese: “Um PE digital e acessível (e-book) proposto por uma psicóloga e orientado por uma educadora da EPT, com o intuito de ser utilizado por educadores, como sendo uma ferramenta alternativa de ensino-aprendizagem, educação-conscientização, pode contribuir, de modo interdisciplinar, com as áreas da Educação e do Ensino, no sentido de tornar as instituições educativas espaços atitudinalmente mais acessíveis”. Essa dissertação tem como objetivo geral identificar elementos que comprovam a existência de barreiras atitudinais nas inter-relações sociais, acadêmicas e profissionais, entre pessoas com e sem deficiência, na instituição de Ensino pesquisada, para, por meio do Produto Educacional, contribuir com a superação das dificuldades vivenciadas pelas pessoas com deficiência. E, como objetivos específicos: conhecer os conceitos e princípios teóricos acerca de barreiras e acessibilidade atitudinal e inclusão de pessoas com deficiência nas instituições de Ensino; investigar, no contexto educativo do IFRS, suas perspectivas diante da Educação Inclusiva; elaborar um PE que permita a conscientização sobre as barreiras atitudinais contra pessoas com deficiência nas instituições de Ensino; aplicar o PE a um grupo de profissionais da Educação e estudantes, de diferentes espaços educativos, com vistas a avaliá-lo. O público-alvo foi composto por alunos e servidores (docentes e técnicos), sendo pessoas com e sem deficiência, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, dos campi Bento Gonçalves e Osório. A metodologia está baseada na abordagem qualitativa, com estudo de caso e pesquisa documental. A técnica utilizada para a coleta de dados foi o Grupo Focal. Para o tratamento e análise dos dados utilizou-se da técnica de “Análise de Conteúdo”. Quanto aos resultados foram identificados, para além do preconceito, outros dois elementos que podem levar ao desenvolvimento de barreiras atitudinais contra pessoas com deficiência, são eles: o desconhecimento e a negligência. Nesse sentido, o Produto Educacional criado, caracterizou-se como um e-book de conscientização, que possibilita ampliar em espaços educativos, as discussões acerca de ações afirmativas referentes ao tema proposto. A base teórica sustenta-se em dois principais autores: Lev Semyonovich Vygotsky, teórico da Educação Socio-histórica e David Rodrigues, especialista em Educação Inclusiva. Também foram trazidas algumas contribuições de Romeu Sassaki, consultor em inclusão.The present study deals with the research of the Professional Master’s Degree of the Post-Graduate Program in Professional and Technological Education (ProfEPT), belonging to the teaching area and recognized by the Coordination of Improvement of Higher Level (CAPES) of the Ministry of Education. Concentrated in the area of Vocational and Technological Education (EFA) is linked to the research line “Educational Practices in Vocational and Technological Education”. The theme of this research is about the awareness of the practice of attitudinal accessibility as a way to eliminate attitudinal barriers against people with disability in higher education institutions. It has as its problem the central question: “How can a technological Educational Product (PE) contribute to minimize attitudinal barriers against people with disability in educational institutions?” And as a hypothesis: “A proposed digital and accessible PE (e-book) by a psychologist and guided by an EPT educator, in order to be used by educators, as an alternative teachinglearning, education-awareness tool, can contribute in an interdisciplinary way to the areas of Education and Teaching, making educational institutions more attitudinally accessible spaces”. This dissertation have as general objective to identify elements that prove the existence of attitudinal barriers in social, academic and professional interrelationships, between people with and without disability, in the researched institution, through the Educational Product, to contribute to overcoming difficulties experienced by people with disability. And, as specific objectives: to know the concepts and theoretical principles about barriers and attitudinal accessibility and inclusion of people with disabilities in educational institutions; investigate, in the educational context of IFRS, its perspectives on Inclusive Education; elaborate an EP that allows awareness of attitudinal barriers against people with disabilities in educational institutions; apply the EP to a group of education professionals and students from different educational backgrounds to assess it. The target audience was composed of students, teachers and technical staff, being people with and without disability, to Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS), of Bento Gonçalves and Osório campuses. The methodology is based on the qualitative approach, with a case study and documentary research. The technique used for the data collection was the “Focal Group”; for the treatment and analysis of the data was used the technique of “Content Analysis”, in the Bardin perspective (2016). Regarding the results, in addition to prejudice, two other elements that can lead to the development of attitudinal barriers against people with disability were identified: ignorance and neglect. In this sense, the Educational Product created was characterized as an awareness e-book, which makes it possible to broaden the discussion about affirmative actions related to the proposed theme in educational spaces. The theoretical basis was sustained by two main authors: Lev Semyonovich Vygotsky, theorist of Socio-historical Education and David Rodrigues, specialist in Inclusive Education. Also brought some contributions from Romeu Sassaki, inclusion consultant.Sonza, Andréa PolettoPôncio, Elis Regina2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/172porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-09-06T12:03:41Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/172Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-09-06T12:03:41Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
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