ACESSIBILIDADE, TECNOLOGIAS DIGITAIS E INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto Silva, Maria Aurinolia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Barros David, Priscila, Lima Vasconcelos, Francisco Herbert
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2261
Resumo: Este estudo tem como objetivo principal investigar o uso de tecnologias digitais no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência, entendendo-as como recursos pedagógicos de acessibilidade. Para tal, foi desenvolvida uma revisão sistemática de literatura de artigos nacionais publicados entre 2011 a 2020 nas bases da Scielo e do Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados indicam uma baixa produção relacionada à essa temática, revelando uma preocupação em relação à inclusão de pessoas com deficiência, tendo em vista que o acesso à escola comum nem sempre está acompanhado pela dimensão da permanência. Ao mesmo tempo, verificou-se as potencialidades das tecnologias digitais para a inclusão desse público, de modo a desenvolver habilidades tecnológicas e novas formas de aprendizagem.
id IFCE-1_901921c7244ed6460f4db7460034563e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2261
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling ACESSIBILIDADE, TECNOLOGIAS DIGITAIS E INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURAEducaçãoEducação inclusiva; Tecnologias digitais; Acessibilidade tecnológica.Este estudo tem como objetivo principal investigar o uso de tecnologias digitais no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência, entendendo-as como recursos pedagógicos de acessibilidade. Para tal, foi desenvolvida uma revisão sistemática de literatura de artigos nacionais publicados entre 2011 a 2020 nas bases da Scielo e do Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados indicam uma baixa produção relacionada à essa temática, revelando uma preocupação em relação à inclusão de pessoas com deficiência, tendo em vista que o acesso à escola comum nem sempre está acompanhado pela dimensão da permanência. Ao mesmo tempo, verificou-se as potencialidades das tecnologias digitais para a inclusão desse público, de modo a desenvolver habilidades tecnológicas e novas formas de aprendizagem.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Barreto Silva, Maria AurinoliaBarros David, PriscilaLima Vasconcelos, Francisco Herbert2022-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/226110.21439/conexoes.v16i0.2261Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e0220212176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2261/1615Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-06T18:08:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2261Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-12-06T18:08:22Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv ACESSIBILIDADE, TECNOLOGIAS DIGITAIS E INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title ACESSIBILIDADE, TECNOLOGIAS DIGITAIS E INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
spellingShingle ACESSIBILIDADE, TECNOLOGIAS DIGITAIS E INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Barreto Silva, Maria Aurinolia
Educação
Educação inclusiva; Tecnologias digitais; Acessibilidade tecnológica.
title_short ACESSIBILIDADE, TECNOLOGIAS DIGITAIS E INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title_full ACESSIBILIDADE, TECNOLOGIAS DIGITAIS E INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title_fullStr ACESSIBILIDADE, TECNOLOGIAS DIGITAIS E INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title_full_unstemmed ACESSIBILIDADE, TECNOLOGIAS DIGITAIS E INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title_sort ACESSIBILIDADE, TECNOLOGIAS DIGITAIS E INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
author Barreto Silva, Maria Aurinolia
author_facet Barreto Silva, Maria Aurinolia
Barros David, Priscila
Lima Vasconcelos, Francisco Herbert
author_role author
author2 Barros David, Priscila
Lima Vasconcelos, Francisco Herbert
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto Silva, Maria Aurinolia
Barros David, Priscila
Lima Vasconcelos, Francisco Herbert
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação inclusiva; Tecnologias digitais; Acessibilidade tecnológica.
topic Educação
Educação inclusiva; Tecnologias digitais; Acessibilidade tecnológica.
description Este estudo tem como objetivo principal investigar o uso de tecnologias digitais no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência, entendendo-as como recursos pedagógicos de acessibilidade. Para tal, foi desenvolvida uma revisão sistemática de literatura de artigos nacionais publicados entre 2011 a 2020 nas bases da Scielo e do Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados indicam uma baixa produção relacionada à essa temática, revelando uma preocupação em relação à inclusão de pessoas com deficiência, tendo em vista que o acesso à escola comum nem sempre está acompanhado pela dimensão da permanência. Ao mesmo tempo, verificou-se as potencialidades das tecnologias digitais para a inclusão desse público, de modo a desenvolver habilidades tecnológicas e novas formas de aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-12
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2261
10.21439/conexoes.v16i0.2261
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2261
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v16i0.2261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2261/1615
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022021
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994112117637120