Consprog : uma proposta pedagógica para o ensino-aprendizagem de programação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFRS |
Texto Completo: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/115 |
Resumo: | A demanda por profissionais qualificados na área de Tecnologia da Informação (TI) cresce muito se comparada às taxas de formação dos cursos superiores e técnicos, restringindo o crescimento do setor. No ano de 2015 o índice de egressos nas graduações nesta área foi de 31%, um dos indicadores apontado para esse baixo coeficiente é a complexidade em aprender a programar, que resulta em altos índices de retenção em Disciplinas Introdutórias de Programação (DIP). Além disso, a quantidade elevada de estudantes nessas disciplinas faz com que o professor não consiga prestar acompanhamento individualizado. Neste sentido é necessário investigar meios que auxiliem professores e estudantes no processo de ensino-aprendizagem, podendo assim, reduzir o índice de retenção. Logo, a presente pesquisa apresenta uma proposta pedagógica para o ensino-aprendizagem de programação (ConsProg), desenvolvida a partir do levantamento bibliográfico sobre temas relacionados, seguida por uma pesquisa documental nos Projetos Pedagógicos dos Cursos Superiores em TI dos Campi do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), principalmente em ementas das DIP. Os dados coletados nesses dois métodos de pesquisa foram necessários para conhecer o perfil dos cursos, bem como os objetivos dos mesmos nas DIP. Além disso, foi conduzido um estudo de caso em três etapas, com estudantes do curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet (STSI) do IFRS - Campus Porto Alegre, nos anos 2016 e 2017. Na primeira etapa, realizou-se observações das aulas com o intuito de conhecer o perfil dos estudantes, bem como a metodologia de ensino adotada pelo professor da disciplina. Com base nestas observações, no estudo bibliográfico e na pesquisa documental, foi desenvolvida a ConsProg, fundamentada na Teoria Construtivista e na Taxonomia dos Objetivos Educacionais de Domínio Cognitivo. Essa proposta foi aplicada em uma nova turma, da mesma Instituição e curso, no segundo semestre de 2016. A aplicação da ConsProg, como foi proposta, auxilia o professor na organização da disciplina, sequenciamento dos conteúdos, planejamento da aula, elaboração de atividades que facilitem a identificação das dificuldades dos estudantes, análise das atividades de forma a verificar as possíveis carências no aprendizado e acompanhamento do desenvolvimento de aprendizagem da turma e de cada indivíduo. Com o intuito de sistematizar a análise das atividades, foi elaborada uma Rede Bayesiana (RB) que apresenta, de forma simplificada, informações sobre a aprendizagem de cada estudante de acordo com as atividades realizadas por eles. A RB agregada à proposta pedagógica foi utilizada na terceira etapa, ocorrida em 2017, mostrando-se adequada para o acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, apresentando uma redução de 16% no índice de retenção da disciplina. |
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Consprog : uma proposta pedagógica para o ensino-aprendizagem de programaçãoInformáticaCiência e Tecnologia da ComputaçãoA demanda por profissionais qualificados na área de Tecnologia da Informação (TI) cresce muito se comparada às taxas de formação dos cursos superiores e técnicos, restringindo o crescimento do setor. No ano de 2015 o índice de egressos nas graduações nesta área foi de 31%, um dos indicadores apontado para esse baixo coeficiente é a complexidade em aprender a programar, que resulta em altos índices de retenção em Disciplinas Introdutórias de Programação (DIP). Além disso, a quantidade elevada de estudantes nessas disciplinas faz com que o professor não consiga prestar acompanhamento individualizado. Neste sentido é necessário investigar meios que auxiliem professores e estudantes no processo de ensino-aprendizagem, podendo assim, reduzir o índice de retenção. Logo, a presente pesquisa apresenta uma proposta pedagógica para o ensino-aprendizagem de programação (ConsProg), desenvolvida a partir do levantamento bibliográfico sobre temas relacionados, seguida por uma pesquisa documental nos Projetos Pedagógicos dos Cursos Superiores em TI dos Campi do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), principalmente em ementas das DIP. Os dados coletados nesses dois métodos de pesquisa foram necessários para conhecer o perfil dos cursos, bem como os objetivos dos mesmos nas DIP. Além disso, foi conduzido um estudo de caso em três etapas, com estudantes do curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet (STSI) do IFRS - Campus Porto Alegre, nos anos 2016 e 2017. Na primeira etapa, realizou-se observações das aulas com o intuito de conhecer o perfil dos estudantes, bem como a metodologia de ensino adotada pelo professor da disciplina. Com base nestas observações, no estudo bibliográfico e na pesquisa documental, foi desenvolvida a ConsProg, fundamentada na Teoria Construtivista e na Taxonomia dos Objetivos Educacionais de Domínio Cognitivo. Essa proposta foi aplicada em uma nova turma, da mesma Instituição e curso, no segundo semestre de 2016. A aplicação da ConsProg, como foi proposta, auxilia o professor na organização da disciplina, sequenciamento dos conteúdos, planejamento da aula, elaboração de atividades que facilitem a identificação das dificuldades dos estudantes, análise das atividades de forma a verificar as possíveis carências no aprendizado e acompanhamento do desenvolvimento de aprendizagem da turma e de cada indivíduo. Com o intuito de sistematizar a análise das atividades, foi elaborada uma Rede Bayesiana (RB) que apresenta, de forma simplificada, informações sobre a aprendizagem de cada estudante de acordo com as atividades realizadas por eles. A RB agregada à proposta pedagógica foi utilizada na terceira etapa, ocorrida em 2017, mostrando-se adequada para o acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, apresentando uma redução de 16% no índice de retenção da disciplina.The demand for qualified professional in area of Information Technology (IT) grows way beyond the conclusion rates the undergraduate and technical courses, for example, in 2015, only 31% of the students successfully graduated. One of the reasons for this low result is the complexity in learning the programing, which results in high reproof rate in Introductory Programming Disciplines (IPD). Besides that, the large number of students in the IPD can impair the teacher individual monitoring. In this sense, it’s necessary investigate means to help teachers and students in the Teachinglearning process, being able reduce the reproof rates. Therefore, this research presents one pedagogical proposal of Teaching-learning of programming (ConsProg), developed from a literature review on related themes, followed by documentary research in curriculum of the graduation courses of IT in Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS), mainly in IPD. The data collected in those two search methods was needed to know the profile of the course, and also objectives of IPD. In addition, was conducted one case study in three steps, with students of the graduation course of IT of the IFRS – Porto Alegre, in years 2016 and 2017. In first step, took place observation of the class to know the students profile and the methodology of teaching used in discipline by the teacher. With base in the observations, in the bibliographic study and in the documental research, was developed the ConsProg, based on the Constructivist Theory and on the Taxonomy of Educational Objectives: Cognitive Domain. That proposal was applied in a new class, in same one Institution and course, the second semester of 2016. The use of the ConsProg, as was proposed, assists the teacher in organization of discipline, planning of lesson, elaboration the activities for verification of the difficulties of students, and tracking the develop of learning the class or the student. For systematizing the analysis of activities, was elaborated one Bayesian Network (BN) that show information on the learning of each student, according to activities answered for them. The BN has been used in the third stage of the case study, in 2017, showing to be useful to follow-up of student’s development in the process of Teaching-learning, contributing for reduction the reproof rates in IPD.Okuyama, Fabio YoshimitsuBertagnolli, Silvia de CastroViegas, Thaís Ramos2019-05-21T20:28:24Z2019-05-21T20:28:24Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPDFapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/115porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2020-11-11T15:49:28Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/115Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2020-11-11T15:49:28Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
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