A inserção das tecnologias da informação e comunicação nos anos finais do ensino fundamental : a contribuição nos processos de ensino e aprendizagem nas escolas da Rede Municipal de Canoas-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Kátia Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/113
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a inserção da informática nos anos finais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Canoas (RMEC), no Rio Grande do Sul (RS). Procurou-se identificar a contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem. As mudanças ocorridas na sociedade com o advento da tecnologia da informação e comunicação trouxeram repercussões em todos os setores do desenvolvimento humano; adentrando na escola, no lazer e no trabalho. No intuito de inserir as TICs na Educação são propostos programas governamentais e formações, mas não contemplam a grande maioria dos docentes e estudantes. Investigou-se a realidade de uma escola municipal de Canoas/RS, cujos alunos dos anos finais não têm aula de informática em sua estrutura curricular. Tal situação inspirou a questão central da pesquisa: Quais os limites e possibilidades da inserção da informática nos anos finais do ensino fundamental da (RMEC), tendo-se em vista as contribuições para o processo de ensino e aprendizagem? Os objetivos propostos foram: analisar os limites e possibilidades da inserção da informática nos anos finais do ensino fundamental nas escolas da rede municipal de Canoas; identificar a existência dos laboratórios de informática; propor um protocolo de formação em TICs para os professores dos anos finais. A pesquisa na primeira fase é definida como exploratória e foi realizada por meio de análise documental e revisão bibliográfica. A segunda fase caracteriza-se por uma pesquisa-ação, envolvendo 43 docentes de 25 escolas do município de Canoas; ocorreu entre os anos de 2017 e 2018. A fundamentação teórica respalda-se nas obras de Paro, Freire e Vygotsky, referente aos conceitos: educação, ensino e aprendizagem; no que tange às tecnologias da informação e comunicação, utilizou-se os autores Castells, Moran e Valente. Os resultados sugerem a necessidade de aparelhamento das escolas com computadores e internet para docentes e alunos; atualmente utilizada pela administração (secretaria e direção). Ainda verificou-se que, em escolas que tem laboratório de informática funcionando, estes se destinam aos anos iniciais. Os alunos dos anos finais não tem acesso à tecnologia nas escolas da rede, exceto por iniciativas pessoais dos docentes através do uso de celulares, tablets e notebooks, mas de forma incipiente. Aponta-se para a necessidade de formações que incluam as tecnologias digitais como elementos mediadores no processo de ensino e aprendizagem, promovendo um uso crítico e uma educação voltada para a formação do ser humano.
id IFRS-4_6471cfb19dbd30972adf3ec0073851ad
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/113
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling A inserção das tecnologias da informação e comunicação nos anos finais do ensino fundamental : a contribuição nos processos de ensino e aprendizagem nas escolas da Rede Municipal de Canoas-RSInformáticaCiência e Tecnologia da ComputaçãoEsta pesquisa tem como objeto de estudo a inserção da informática nos anos finais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Canoas (RMEC), no Rio Grande do Sul (RS). Procurou-se identificar a contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem. As mudanças ocorridas na sociedade com o advento da tecnologia da informação e comunicação trouxeram repercussões em todos os setores do desenvolvimento humano; adentrando na escola, no lazer e no trabalho. No intuito de inserir as TICs na Educação são propostos programas governamentais e formações, mas não contemplam a grande maioria dos docentes e estudantes. Investigou-se a realidade de uma escola municipal de Canoas/RS, cujos alunos dos anos finais não têm aula de informática em sua estrutura curricular. Tal situação inspirou a questão central da pesquisa: Quais os limites e possibilidades da inserção da informática nos anos finais do ensino fundamental da (RMEC), tendo-se em vista as contribuições para o processo de ensino e aprendizagem? Os objetivos propostos foram: analisar os limites e possibilidades da inserção da informática nos anos finais do ensino fundamental nas escolas da rede municipal de Canoas; identificar a existência dos laboratórios de informática; propor um protocolo de formação em TICs para os professores dos anos finais. A pesquisa na primeira fase é definida como exploratória e foi realizada por meio de análise documental e revisão bibliográfica. A segunda fase caracteriza-se por uma pesquisa-ação, envolvendo 43 docentes de 25 escolas do município de Canoas; ocorreu entre os anos de 2017 e 2018. A fundamentação teórica respalda-se nas obras de Paro, Freire e Vygotsky, referente aos conceitos: educação, ensino e aprendizagem; no que tange às tecnologias da informação e comunicação, utilizou-se os autores Castells, Moran e Valente. Os resultados sugerem a necessidade de aparelhamento das escolas com computadores e internet para docentes e alunos; atualmente utilizada pela administração (secretaria e direção). Ainda verificou-se que, em escolas que tem laboratório de informática funcionando, estes se destinam aos anos iniciais. Os alunos dos anos finais não tem acesso à tecnologia nas escolas da rede, exceto por iniciativas pessoais dos docentes através do uso de celulares, tablets e notebooks, mas de forma incipiente. Aponta-se para a necessidade de formações que incluam as tecnologias digitais como elementos mediadores no processo de ensino e aprendizagem, promovendo um uso crítico e uma educação voltada para a formação do ser humano.This research aims to study the insertion of information technology in the final years of Elementary Education in the Municipal Education Network of Canoas city in the state of Rio Grande do Sul, sought to identify the contribution of Information and Communication Technologies as a didactic-pedagogical tool in the teaching and learning processes. The changes that occurred in society with the advent of information and communication technology brought repercussions in all sectors of human development; entering school, leisure and work. In order to insert Information and Communication Technologies (ICTs) in education, government programs and training programs are proposed, but do not include a large majority of teachers and students. It was investigated the reality of a Municipal School of Canoas / RS, whose students of the final years do not have computer science in its curricular structure, a situation that inspired the central question of the research: What limits and possibilities of the insertion of information technology in the final years of the Fundamental Education of the Municipal Network of Canoas / RS, considering the contributions to the teaching and learning process The proposed objectives were: to analyze the limits and possibilities of the insertion of informatics in the final years of Elementary School in the schools of the Municipal Network of Canoas / RS, to identify the existence of computer labs; propose an ICT training protocol for teachers in the final years. The research in the first phase is defined as exploratory, was performed through documentary analysis and bibliographic review a; the second phase is characterized by an action research involving 43 teachers from 25 schools in the municipality of Canoas, which took place between 2017 and 2018. The theoretical basis is based on the works of Paro, Freire and Vygotsky concerning the concepts: education, teaching and learning; with regard to information and communication technologies, the authors Castells, Moran and Valente were used. The results suggest the need to equip schools with computers and internet for teachers and students; currently used by the administration (secretariat and management). It has also been found that in schools with a functioning computer lab, these are for the initial years. The final year students do not have access to the technology in the schools of the network, except for personal initiatives of the teachers through the use of cellular, tablets and notebooks, but in an incipient form. It is pointed out to the need of formations that include the digital technologies as mediating elements in the process of teaching and learning, promoting a critical use and education focused on the formation of the human being.Amaral, Josiane Carolina Soares Ramos doMoraes, Márcia Amaral Corrêa de MoraesSoares, Kátia Martins2019-05-21T20:28:23Z2019-05-21T20:28:23Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPDFapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/113porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2020-11-11T14:59:34Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/113Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2020-11-11T14:59:34Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv A inserção das tecnologias da informação e comunicação nos anos finais do ensino fundamental : a contribuição nos processos de ensino e aprendizagem nas escolas da Rede Municipal de Canoas-RS
title A inserção das tecnologias da informação e comunicação nos anos finais do ensino fundamental : a contribuição nos processos de ensino e aprendizagem nas escolas da Rede Municipal de Canoas-RS
spellingShingle A inserção das tecnologias da informação e comunicação nos anos finais do ensino fundamental : a contribuição nos processos de ensino e aprendizagem nas escolas da Rede Municipal de Canoas-RS
Soares, Kátia Martins
Informática
Ciência e Tecnologia da Computação
title_short A inserção das tecnologias da informação e comunicação nos anos finais do ensino fundamental : a contribuição nos processos de ensino e aprendizagem nas escolas da Rede Municipal de Canoas-RS
title_full A inserção das tecnologias da informação e comunicação nos anos finais do ensino fundamental : a contribuição nos processos de ensino e aprendizagem nas escolas da Rede Municipal de Canoas-RS
title_fullStr A inserção das tecnologias da informação e comunicação nos anos finais do ensino fundamental : a contribuição nos processos de ensino e aprendizagem nas escolas da Rede Municipal de Canoas-RS
title_full_unstemmed A inserção das tecnologias da informação e comunicação nos anos finais do ensino fundamental : a contribuição nos processos de ensino e aprendizagem nas escolas da Rede Municipal de Canoas-RS
title_sort A inserção das tecnologias da informação e comunicação nos anos finais do ensino fundamental : a contribuição nos processos de ensino e aprendizagem nas escolas da Rede Municipal de Canoas-RS
author Soares, Kátia Martins
author_facet Soares, Kátia Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Josiane Carolina Soares Ramos do
Moraes, Márcia Amaral Corrêa de Moraes
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Kátia Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Informática
Ciência e Tecnologia da Computação
topic Informática
Ciência e Tecnologia da Computação
description Esta pesquisa tem como objeto de estudo a inserção da informática nos anos finais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Canoas (RMEC), no Rio Grande do Sul (RS). Procurou-se identificar a contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem. As mudanças ocorridas na sociedade com o advento da tecnologia da informação e comunicação trouxeram repercussões em todos os setores do desenvolvimento humano; adentrando na escola, no lazer e no trabalho. No intuito de inserir as TICs na Educação são propostos programas governamentais e formações, mas não contemplam a grande maioria dos docentes e estudantes. Investigou-se a realidade de uma escola municipal de Canoas/RS, cujos alunos dos anos finais não têm aula de informática em sua estrutura curricular. Tal situação inspirou a questão central da pesquisa: Quais os limites e possibilidades da inserção da informática nos anos finais do ensino fundamental da (RMEC), tendo-se em vista as contribuições para o processo de ensino e aprendizagem? Os objetivos propostos foram: analisar os limites e possibilidades da inserção da informática nos anos finais do ensino fundamental nas escolas da rede municipal de Canoas; identificar a existência dos laboratórios de informática; propor um protocolo de formação em TICs para os professores dos anos finais. A pesquisa na primeira fase é definida como exploratória e foi realizada por meio de análise documental e revisão bibliográfica. A segunda fase caracteriza-se por uma pesquisa-ação, envolvendo 43 docentes de 25 escolas do município de Canoas; ocorreu entre os anos de 2017 e 2018. A fundamentação teórica respalda-se nas obras de Paro, Freire e Vygotsky, referente aos conceitos: educação, ensino e aprendizagem; no que tange às tecnologias da informação e comunicação, utilizou-se os autores Castells, Moran e Valente. Os resultados sugerem a necessidade de aparelhamento das escolas com computadores e internet para docentes e alunos; atualmente utilizada pela administração (secretaria e direção). Ainda verificou-se que, em escolas que tem laboratório de informática funcionando, estes se destinam aos anos iniciais. Os alunos dos anos finais não tem acesso à tecnologia nas escolas da rede, exceto por iniciativas pessoais dos docentes através do uso de celulares, tablets e notebooks, mas de forma incipiente. Aponta-se para a necessidade de formações que incluam as tecnologias digitais como elementos mediadores no processo de ensino e aprendizagem, promovendo um uso crítico e uma educação voltada para a formação do ser humano.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-05-21T20:28:23Z
2019-05-21T20:28:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/113
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv PDF
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1810022016968818688