Autonomia e reconhecimento do profissional da educação infantil: como o gestor escolar percebe este tema?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seidel, Sabrina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/283
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção das gestoras escolares das Escolas de Educação Infantil do município de São Sebastião do Caí a respeito do papel da autonomia e do reconhecimento no envolvimento dos profissionais da educação nas atividades propostas pela escola. Buscando conhecer as narrativas das gestoras, foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa, o método exploratório e a coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com todas as profissionais que ocupavam esse cargo na Educação Infantil no município analisado, no ano de 2016. A importância de ouvir os profissionais e reconhecer o bom trabalho realizado foi destacada em todos os discursos, além da necessidade de construir a autonomia no ambiente de trabalho. Contudo, é notória a dificuldade para colocar em prática a autonomia, principalmente no que diz respeito a regras estabelecidas nos contratos e que precisam ser cumpridas, segundo as gestoras. O conceito da autonomia outorgada foi identificado nas regras estabelecidas como horários e definições de cargos. Em contraponto, as diretoras dizem que a autonomia é mais exercida em sala de aula, em relação à metodologia de ensino utilizada por cada profissional, nos planejamentos de atividades pedagógicas e, ainda, na condução do ensino.
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