A EJA pelo olhar dos(as) estudantes da modalidade: reflexões sobre o mundo do trabalho e o direito à educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Evaldt de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/535
Resumo: O presente artigo estimula uma reflexão relativa à Educação de Jovens e Adultos - EJA, estabelecendo um diálogo com os(as) estudantes da modalidade, a fim de uma maior compreensão acerca de suas motivações para o retorno à escola nas classes da EJA, bem como sobre suas noções acerca da relação entre escola e mundo do trabalho. Com relação aos processos metodológicos, o estudo consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, com a utilização de entrevistas semiestruturadas e análise a partir do conteúdo obtido. As entrevistas foram realizadas com estudantes da EJA de uma escola do município de Osório-RS. No âmbito das problematizações, apresenta-se o apoio teórico de vários autores expoentes na área da Educação, como por exemplo: Álvaro Vieira Pinto, Paulo Freire e Miguel Arroyo. Como resultados, percebemos que a) os(as) estudantes da EJA sentem-se mais compreendidos pelos professores dessa modalidade; b) suas trajetórias escolares foram e podem ser prejudicadas pela necessidade de trabalhar e c) percebem a EJA, entre outras perspectivas, como uma oportunidade para uma melhor inserção no mundo do trabalho.
id IFRS-4_cfd1881822122c51f732aaf21b3ef0cc
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/535
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling A EJA pelo olhar dos(as) estudantes da modalidade: reflexões sobre o mundo do trabalho e o direito à educaçãoEducação de jovens e adultosMundo do trabalhoO presente artigo estimula uma reflexão relativa à Educação de Jovens e Adultos - EJA, estabelecendo um diálogo com os(as) estudantes da modalidade, a fim de uma maior compreensão acerca de suas motivações para o retorno à escola nas classes da EJA, bem como sobre suas noções acerca da relação entre escola e mundo do trabalho. Com relação aos processos metodológicos, o estudo consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, com a utilização de entrevistas semiestruturadas e análise a partir do conteúdo obtido. As entrevistas foram realizadas com estudantes da EJA de uma escola do município de Osório-RS. No âmbito das problematizações, apresenta-se o apoio teórico de vários autores expoentes na área da Educação, como por exemplo: Álvaro Vieira Pinto, Paulo Freire e Miguel Arroyo. Como resultados, percebemos que a) os(as) estudantes da EJA sentem-se mais compreendidos pelos professores dessa modalidade; b) suas trajetórias escolares foram e podem ser prejudicadas pela necessidade de trabalhar e c) percebem a EJA, entre outras perspectivas, como uma oportunidade para uma melhor inserção no mundo do trabalho.This article shows a reflection on Youth and Adult Education - EJA, establishing a dialogue with students of the modality, in order to gain a better understanding of their motivations for returning to school in EJA classes, as well as their notions about the relationship between school and the world of work. Regarding the methodological processes, the study consists of a research with a qualitative approach, using semi-structured interviews and analysis based on the content obtained. The interviews were realized with EJA students from a school in the town of Osório-RS. Within the scope of problematization, the theoretical support of several leading authors in the field of Education is presented, such as: Álvaro Vieira Pinto, Paulo Freire and Miguel Arroyo. As a result, we noticed that a) EJA students feel more understood by teachers of this modality; b) their school trajectories were and can be harmed by the work needs and c) they see EJA, as an opportunity for find a better job.Souza, Alexandre Ricardo Lobo deBarros, Evaldt de2022-07-04T22:05:53Z2022-07-04T22:05:53Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/535porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-09-06T11:34:51Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/535Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-09-06T11:34:51Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv A EJA pelo olhar dos(as) estudantes da modalidade: reflexões sobre o mundo do trabalho e o direito à educação
title A EJA pelo olhar dos(as) estudantes da modalidade: reflexões sobre o mundo do trabalho e o direito à educação
spellingShingle A EJA pelo olhar dos(as) estudantes da modalidade: reflexões sobre o mundo do trabalho e o direito à educação
Barros, Evaldt de
Educação de jovens e adultos
Mundo do trabalho
title_short A EJA pelo olhar dos(as) estudantes da modalidade: reflexões sobre o mundo do trabalho e o direito à educação
title_full A EJA pelo olhar dos(as) estudantes da modalidade: reflexões sobre o mundo do trabalho e o direito à educação
title_fullStr A EJA pelo olhar dos(as) estudantes da modalidade: reflexões sobre o mundo do trabalho e o direito à educação
title_full_unstemmed A EJA pelo olhar dos(as) estudantes da modalidade: reflexões sobre o mundo do trabalho e o direito à educação
title_sort A EJA pelo olhar dos(as) estudantes da modalidade: reflexões sobre o mundo do trabalho e o direito à educação
author Barros, Evaldt de
author_facet Barros, Evaldt de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Alexandre Ricardo Lobo de
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Evaldt de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Mundo do trabalho
topic Educação de jovens e adultos
Mundo do trabalho
description O presente artigo estimula uma reflexão relativa à Educação de Jovens e Adultos - EJA, estabelecendo um diálogo com os(as) estudantes da modalidade, a fim de uma maior compreensão acerca de suas motivações para o retorno à escola nas classes da EJA, bem como sobre suas noções acerca da relação entre escola e mundo do trabalho. Com relação aos processos metodológicos, o estudo consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, com a utilização de entrevistas semiestruturadas e análise a partir do conteúdo obtido. As entrevistas foram realizadas com estudantes da EJA de uma escola do município de Osório-RS. No âmbito das problematizações, apresenta-se o apoio teórico de vários autores expoentes na área da Educação, como por exemplo: Álvaro Vieira Pinto, Paulo Freire e Miguel Arroyo. Como resultados, percebemos que a) os(as) estudantes da EJA sentem-se mais compreendidos pelos professores dessa modalidade; b) suas trajetórias escolares foram e podem ser prejudicadas pela necessidade de trabalhar e c) percebem a EJA, entre outras perspectivas, como uma oportunidade para uma melhor inserção no mundo do trabalho.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-04T22:05:53Z
2022-07-04T22:05:53Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/535
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1801503283434487809