Trabalho, Opressão e Transformação: diálogos na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bacocina, Eliane Aparecida [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1039
http://hdl.handle.net/11449/106963
Resumo: Apresentamos uma pesquisa fundamentada na obra A importância do ato de ler e outros textos de Paulo Freire. Numa sala de aula com 16 alunos jovens e adultos, em sua maioria migrantes de outros Estados do Brasil, a leitura da arte, em forma de imagens, músicas e poesias, instigou-os a ler também suas histórias de vida e as situações de opressão que vivenciaram. E reconhecendo suas situações de dominação e superando a visão ingênua e conformista, enquanto sujeitos do processo educativo e da própria história, foi-lhes possível adquirir uma visão mais crítica e superar as próprias limitações.
id UNSP_f6c5031210d63e6f63a743c63be936eb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/106963
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Trabalho, Opressão e Transformação: diálogos na educação de jovens e adultosWork, Oppression and Transformation: dialogues in the youngs and adults educationleitura de mundoEducação de Jovens e AdultostrabalhotransformaçãoApresentamos uma pesquisa fundamentada na obra A importância do ato de ler e outros textos de Paulo Freire. Numa sala de aula com 16 alunos jovens e adultos, em sua maioria migrantes de outros Estados do Brasil, a leitura da arte, em forma de imagens, músicas e poesias, instigou-os a ler também suas histórias de vida e as situações de opressão que vivenciaram. E reconhecendo suas situações de dominação e superando a visão ingênua e conformista, enquanto sujeitos do processo educativo e da própria história, foi-lhes possível adquirir uma visão mais crítica e superar as próprias limitações.We present a research based in the work The importance of the act of read and other texts of Paulo Freire. In a classroom with 16 youngs and adults pupils, mostly migrates of other states of Brazil, the reading of art, through images, musics and poems, also instigated them to read theirs life’s histories and the oppressive situations what they lived. When they recognize themselves in domination situations and overcome the naive and conformist view, while subject of own educative process and of own history, was possible to overcome the own limitations.UNESP - Universidade Estadual Paulista - Campus de Rio ClaroUNESP - Universidade Estadual Paulista - Campus de Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bacocina, Eliane Aparecida [UNESP]2014-06-24T19:53:45Z2014-06-24T19:53:45Z2008-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1039Educação: Teoria e Prática, v. 17, n. 29, 2007, p. 121.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/106963ISSN1981-8106-2007-17-29-121-137.pdfEducação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-22T06:24:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106963Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-22T06:24:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho, Opressão e Transformação: diálogos na educação de jovens e adultos
Work, Oppression and Transformation: dialogues in the youngs and adults education
title Trabalho, Opressão e Transformação: diálogos na educação de jovens e adultos
spellingShingle Trabalho, Opressão e Transformação: diálogos na educação de jovens e adultos
Bacocina, Eliane Aparecida [UNESP]
leitura de mundo
Educação de Jovens e Adultos
trabalho
transformação
title_short Trabalho, Opressão e Transformação: diálogos na educação de jovens e adultos
title_full Trabalho, Opressão e Transformação: diálogos na educação de jovens e adultos
title_fullStr Trabalho, Opressão e Transformação: diálogos na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Trabalho, Opressão e Transformação: diálogos na educação de jovens e adultos
title_sort Trabalho, Opressão e Transformação: diálogos na educação de jovens e adultos
author Bacocina, Eliane Aparecida [UNESP]
author_facet Bacocina, Eliane Aparecida [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bacocina, Eliane Aparecida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv leitura de mundo
Educação de Jovens e Adultos
trabalho
transformação
topic leitura de mundo
Educação de Jovens e Adultos
trabalho
transformação
description Apresentamos uma pesquisa fundamentada na obra A importância do ato de ler e outros textos de Paulo Freire. Numa sala de aula com 16 alunos jovens e adultos, em sua maioria migrantes de outros Estados do Brasil, a leitura da arte, em forma de imagens, músicas e poesias, instigou-os a ler também suas histórias de vida e as situações de opressão que vivenciaram. E reconhecendo suas situações de dominação e superando a visão ingênua e conformista, enquanto sujeitos do processo educativo e da própria história, foi-lhes possível adquirir uma visão mais crítica e superar as próprias limitações.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-31
2014-06-24T19:53:45Z
2014-06-24T19:53:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1039
Educação: Teoria e Prática, v. 17, n. 29, 2007, p. 121.
1981-8106
http://hdl.handle.net/11449/106963
ISSN1981-8106-2007-17-29-121-137.pdf
url http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1039
http://hdl.handle.net/11449/106963
identifier_str_mv Educação: Teoria e Prática, v. 17, n. 29, 2007, p. 121.
1981-8106
ISSN1981-8106-2007-17-29-121-137.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047398935625728