Trabalho, Opressão e Transformação: diálogos na educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1039 http://hdl.handle.net/11449/106963 |
Resumo: | Apresentamos uma pesquisa fundamentada na obra A importância do ato de ler e outros textos de Paulo Freire. Numa sala de aula com 16 alunos jovens e adultos, em sua maioria migrantes de outros Estados do Brasil, a leitura da arte, em forma de imagens, músicas e poesias, instigou-os a ler também suas histórias de vida e as situações de opressão que vivenciaram. E reconhecendo suas situações de dominação e superando a visão ingênua e conformista, enquanto sujeitos do processo educativo e da própria história, foi-lhes possível adquirir uma visão mais crítica e superar as próprias limitações. |
id |
UNSP_f6c5031210d63e6f63a743c63be936eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/106963 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Trabalho, Opressão e Transformação: diálogos na educação de jovens e adultosWork, Oppression and Transformation: dialogues in the youngs and adults educationleitura de mundoEducação de Jovens e AdultostrabalhotransformaçãoApresentamos uma pesquisa fundamentada na obra A importância do ato de ler e outros textos de Paulo Freire. Numa sala de aula com 16 alunos jovens e adultos, em sua maioria migrantes de outros Estados do Brasil, a leitura da arte, em forma de imagens, músicas e poesias, instigou-os a ler também suas histórias de vida e as situações de opressão que vivenciaram. E reconhecendo suas situações de dominação e superando a visão ingênua e conformista, enquanto sujeitos do processo educativo e da própria história, foi-lhes possível adquirir uma visão mais crítica e superar as próprias limitações.We present a research based in the work The importance of the act of read and other texts of Paulo Freire. In a classroom with 16 youngs and adults pupils, mostly migrates of other states of Brazil, the reading of art, through images, musics and poems, also instigated them to read theirs life’s histories and the oppressive situations what they lived. When they recognize themselves in domination situations and overcome the naive and conformist view, while subject of own educative process and of own history, was possible to overcome the own limitations.UNESP - Universidade Estadual Paulista - Campus de Rio ClaroUNESP - Universidade Estadual Paulista - Campus de Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bacocina, Eliane Aparecida [UNESP]2014-06-24T19:53:45Z2014-06-24T19:53:45Z2008-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1039Educação: Teoria e Prática, v. 17, n. 29, 2007, p. 121.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/106963ISSN1981-8106-2007-17-29-121-137.pdfEducação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-22T06:24:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106963Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:40:45.263074Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho, Opressão e Transformação: diálogos na educação de jovens e adultos Work, Oppression and Transformation: dialogues in the youngs and adults education |
title |
Trabalho, Opressão e Transformação: diálogos na educação de jovens e adultos |
spellingShingle |
Trabalho, Opressão e Transformação: diálogos na educação de jovens e adultos Bacocina, Eliane Aparecida [UNESP] leitura de mundo Educação de Jovens e Adultos trabalho transformação |
title_short |
Trabalho, Opressão e Transformação: diálogos na educação de jovens e adultos |
title_full |
Trabalho, Opressão e Transformação: diálogos na educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
Trabalho, Opressão e Transformação: diálogos na educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Trabalho, Opressão e Transformação: diálogos na educação de jovens e adultos |
title_sort |
Trabalho, Opressão e Transformação: diálogos na educação de jovens e adultos |
author |
Bacocina, Eliane Aparecida [UNESP] |
author_facet |
Bacocina, Eliane Aparecida [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bacocina, Eliane Aparecida [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
leitura de mundo Educação de Jovens e Adultos trabalho transformação |
topic |
leitura de mundo Educação de Jovens e Adultos trabalho transformação |
description |
Apresentamos uma pesquisa fundamentada na obra A importância do ato de ler e outros textos de Paulo Freire. Numa sala de aula com 16 alunos jovens e adultos, em sua maioria migrantes de outros Estados do Brasil, a leitura da arte, em forma de imagens, músicas e poesias, instigou-os a ler também suas histórias de vida e as situações de opressão que vivenciaram. E reconhecendo suas situações de dominação e superando a visão ingênua e conformista, enquanto sujeitos do processo educativo e da própria história, foi-lhes possível adquirir uma visão mais crítica e superar as próprias limitações. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-31 2014-06-24T19:53:45Z 2014-06-24T19:53:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1039 Educação: Teoria e Prática, v. 17, n. 29, 2007, p. 121. 1981-8106 http://hdl.handle.net/11449/106963 ISSN1981-8106-2007-17-29-121-137.pdf |
url |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1039 http://hdl.handle.net/11449/106963 |
identifier_str_mv |
Educação: Teoria e Prática, v. 17, n. 29, 2007, p. 121. 1981-8106 ISSN1981-8106-2007-17-29-121-137.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129542455296000 |