Aprender e ensinar inglês com literatura : desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Mateus da Rosa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Teixeira, Clarice Portela Germann, Pereira, Paula Pelissoli
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/470
Resumo: A literatura tem o potencial de despertar a imaginação, gerar identificação e instigar discussões, tornando as aulas mais prazerosas e significativas. Apesar disso, pouco se discute sobre como abordar textos literários em aulas de Língua Inglesa. Para lidar com os desafios de explorar textos longos ou com linguagem mais complexa, na primeira parte deste livro discutimos as implicações pedagógicas do uso de graded readers para promover o primeiro contato dos alunos com a literatura estrangeira. Na segunda parte da publicação, analisamos como o ensino de Literaturas de Língua Inglesa é abordado nas coleções do PNLD e desenvolvemos materiais de apoio aos professores que desejam enriquecer suas aulas com textos literários. Nossas reflexões apontam que não só é possível como também é vantajoso abordar textos literários no ensino de inglês, desde que estabelecendo os objetivos e direcionamentos adequados.
id IFRS-4_d33a364aff33652ef746267880496021
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/470
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling Aprender e ensinar inglês com literatura : desafios e possibilidadesLíngua inglesa - Estudo e ensinoLíngua inglesa - Livros didáticosAprendizagemLiteratura inglesa - Estudo e ensinoA literatura tem o potencial de despertar a imaginação, gerar identificação e instigar discussões, tornando as aulas mais prazerosas e significativas. Apesar disso, pouco se discute sobre como abordar textos literários em aulas de Língua Inglesa. Para lidar com os desafios de explorar textos longos ou com linguagem mais complexa, na primeira parte deste livro discutimos as implicações pedagógicas do uso de graded readers para promover o primeiro contato dos alunos com a literatura estrangeira. Na segunda parte da publicação, analisamos como o ensino de Literaturas de Língua Inglesa é abordado nas coleções do PNLD e desenvolvemos materiais de apoio aos professores que desejam enriquecer suas aulas com textos literários. Nossas reflexões apontam que não só é possível como também é vantajoso abordar textos literários no ensino de inglês, desde que estabelecendo os objetivos e direcionamentos adequados.Esta obra é resultado de projetos desenvolvidos no IFRS - Campus Osório, realizada por intermédio do fomento do Edital IFRS Nº 09/2021 - Auxílio à Publicação de Produtos Bibliográficos. Publicação destinada a fins educacionais e não pode ser comercializadaPragmatha2021-12-15T17:50:32Z2021-12-15T17:50:32Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdf978-65-86734-47-8https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/470porPereira, Mateus da RosaTeixeira, Clarice Portela GermannPereira, Paula Pelissolireponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-18T14:35:07Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/470Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2021-12-18T14:35:07Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender e ensinar inglês com literatura : desafios e possibilidades
title Aprender e ensinar inglês com literatura : desafios e possibilidades
spellingShingle Aprender e ensinar inglês com literatura : desafios e possibilidades
Pereira, Mateus da Rosa
Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Livros didáticos
Aprendizagem
Literatura inglesa - Estudo e ensino
title_short Aprender e ensinar inglês com literatura : desafios e possibilidades
title_full Aprender e ensinar inglês com literatura : desafios e possibilidades
title_fullStr Aprender e ensinar inglês com literatura : desafios e possibilidades
title_full_unstemmed Aprender e ensinar inglês com literatura : desafios e possibilidades
title_sort Aprender e ensinar inglês com literatura : desafios e possibilidades
author Pereira, Mateus da Rosa
author_facet Pereira, Mateus da Rosa
Teixeira, Clarice Portela Germann
Pereira, Paula Pelissoli
author_role author
author2 Teixeira, Clarice Portela Germann
Pereira, Paula Pelissoli
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Mateus da Rosa
Teixeira, Clarice Portela Germann
Pereira, Paula Pelissoli
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Livros didáticos
Aprendizagem
Literatura inglesa - Estudo e ensino
topic Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Livros didáticos
Aprendizagem
Literatura inglesa - Estudo e ensino
description A literatura tem o potencial de despertar a imaginação, gerar identificação e instigar discussões, tornando as aulas mais prazerosas e significativas. Apesar disso, pouco se discute sobre como abordar textos literários em aulas de Língua Inglesa. Para lidar com os desafios de explorar textos longos ou com linguagem mais complexa, na primeira parte deste livro discutimos as implicações pedagógicas do uso de graded readers para promover o primeiro contato dos alunos com a literatura estrangeira. Na segunda parte da publicação, analisamos como o ensino de Literaturas de Língua Inglesa é abordado nas coleções do PNLD e desenvolvemos materiais de apoio aos professores que desejam enriquecer suas aulas com textos literários. Nossas reflexões apontam que não só é possível como também é vantajoso abordar textos literários no ensino de inglês, desde que estabelecendo os objetivos e direcionamentos adequados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15T17:50:32Z
2021-12-15T17:50:32Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-65-86734-47-8
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/470
identifier_str_mv 978-65-86734-47-8
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pragmatha
publisher.none.fl_str_mv Pragmatha
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1801503283323338752