Aprender e ensinar inglês com literatura : desafios e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFRS |
Texto Completo: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/470 |
Resumo: | A literatura tem o potencial de despertar a imaginação, gerar identificação e instigar discussões, tornando as aulas mais prazerosas e significativas. Apesar disso, pouco se discute sobre como abordar textos literários em aulas de Língua Inglesa. Para lidar com os desafios de explorar textos longos ou com linguagem mais complexa, na primeira parte deste livro discutimos as implicações pedagógicas do uso de graded readers para promover o primeiro contato dos alunos com a literatura estrangeira. Na segunda parte da publicação, analisamos como o ensino de Literaturas de Língua Inglesa é abordado nas coleções do PNLD e desenvolvemos materiais de apoio aos professores que desejam enriquecer suas aulas com textos literários. Nossas reflexões apontam que não só é possível como também é vantajoso abordar textos literários no ensino de inglês, desde que estabelecendo os objetivos e direcionamentos adequados. |
id |
IFRS-4_d33a364aff33652ef746267880496021 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/470 |
network_acronym_str |
IFRS-4 |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFRS |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprender e ensinar inglês com literatura : desafios e possibilidadesLíngua inglesa - Estudo e ensinoLíngua inglesa - Livros didáticosAprendizagemLiteratura inglesa - Estudo e ensinoA literatura tem o potencial de despertar a imaginação, gerar identificação e instigar discussões, tornando as aulas mais prazerosas e significativas. Apesar disso, pouco se discute sobre como abordar textos literários em aulas de Língua Inglesa. Para lidar com os desafios de explorar textos longos ou com linguagem mais complexa, na primeira parte deste livro discutimos as implicações pedagógicas do uso de graded readers para promover o primeiro contato dos alunos com a literatura estrangeira. Na segunda parte da publicação, analisamos como o ensino de Literaturas de Língua Inglesa é abordado nas coleções do PNLD e desenvolvemos materiais de apoio aos professores que desejam enriquecer suas aulas com textos literários. Nossas reflexões apontam que não só é possível como também é vantajoso abordar textos literários no ensino de inglês, desde que estabelecendo os objetivos e direcionamentos adequados.Esta obra é resultado de projetos desenvolvidos no IFRS - Campus Osório, realizada por intermédio do fomento do Edital IFRS Nº 09/2021 - Auxílio à Publicação de Produtos Bibliográficos. Publicação destinada a fins educacionais e não pode ser comercializadaPragmatha2021-12-15T17:50:32Z2021-12-15T17:50:32Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdf978-65-86734-47-8https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/470porPereira, Mateus da RosaTeixeira, Clarice Portela GermannPereira, Paula Pelissolireponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-18T14:35:07Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/470Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2021-12-18T14:35:07Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender e ensinar inglês com literatura : desafios e possibilidades |
title |
Aprender e ensinar inglês com literatura : desafios e possibilidades |
spellingShingle |
Aprender e ensinar inglês com literatura : desafios e possibilidades Pereira, Mateus da Rosa Língua inglesa - Estudo e ensino Língua inglesa - Livros didáticos Aprendizagem Literatura inglesa - Estudo e ensino |
title_short |
Aprender e ensinar inglês com literatura : desafios e possibilidades |
title_full |
Aprender e ensinar inglês com literatura : desafios e possibilidades |
title_fullStr |
Aprender e ensinar inglês com literatura : desafios e possibilidades |
title_full_unstemmed |
Aprender e ensinar inglês com literatura : desafios e possibilidades |
title_sort |
Aprender e ensinar inglês com literatura : desafios e possibilidades |
author |
Pereira, Mateus da Rosa |
author_facet |
Pereira, Mateus da Rosa Teixeira, Clarice Portela Germann Pereira, Paula Pelissoli |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Clarice Portela Germann Pereira, Paula Pelissoli |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Mateus da Rosa Teixeira, Clarice Portela Germann Pereira, Paula Pelissoli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa - Estudo e ensino Língua inglesa - Livros didáticos Aprendizagem Literatura inglesa - Estudo e ensino |
topic |
Língua inglesa - Estudo e ensino Língua inglesa - Livros didáticos Aprendizagem Literatura inglesa - Estudo e ensino |
description |
A literatura tem o potencial de despertar a imaginação, gerar identificação e instigar discussões, tornando as aulas mais prazerosas e significativas. Apesar disso, pouco se discute sobre como abordar textos literários em aulas de Língua Inglesa. Para lidar com os desafios de explorar textos longos ou com linguagem mais complexa, na primeira parte deste livro discutimos as implicações pedagógicas do uso de graded readers para promover o primeiro contato dos alunos com a literatura estrangeira. Na segunda parte da publicação, analisamos como o ensino de Literaturas de Língua Inglesa é abordado nas coleções do PNLD e desenvolvemos materiais de apoio aos professores que desejam enriquecer suas aulas com textos literários. Nossas reflexões apontam que não só é possível como também é vantajoso abordar textos literários no ensino de inglês, desde que estabelecendo os objetivos e direcionamentos adequados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-15T17:50:32Z 2021-12-15T17:50:32Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-65-86734-47-8 https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/470 |
identifier_str_mv |
978-65-86734-47-8 |
url |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pragmatha |
publisher.none.fl_str_mv |
Pragmatha |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFRS instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFRS |
collection |
Repositório Institucional do IFRS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifrs.edu.br |
_version_ |
1810022017477378048 |