Reflexão sobre as estratégias didáticas usadas pelos docentes da educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schlemmer, Neosane
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Roveda, Patrícia Oliveira, Isaia, Silvia Maria de Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Iniciação Científica
Texto Completo: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/469
Resumo: Esta investigação apresenta reflexões referentes às narrativas de professores de uma IES pública federal sobre as estratégias didáticas apresentadas como dispositivo de ensino-aprendizagem. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas narrativas com posterior análise textual discursiva. Percebeu-se o comprometimento docente, não só com o ensino de conteúdos, mas com a aprendizagem de fato, compondo metodologias eficazes que garantam um ensino de qualidade e a interação aluno-professor. Palavras chave: Estratégias didáticas, Dispositivos de ensino – aprendizagem, Ensino Superior
id IFSP-2_2a22e6817dde5b6f29d3858d9840fba6
oai_identifier_str oai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/469
network_acronym_str IFSP-2
network_name_str Revista Brasileira de Iniciação Científica
repository_id_str
spelling Reflexão sobre as estratégias didáticas usadas pelos docentes da educação superiorEsta investigação apresenta reflexões referentes às narrativas de professores de uma IES pública federal sobre as estratégias didáticas apresentadas como dispositivo de ensino-aprendizagem. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas narrativas com posterior análise textual discursiva. Percebeu-se o comprometimento docente, não só com o ensino de conteúdos, mas com a aprendizagem de fato, compondo metodologias eficazes que garantam um ensino de qualidade e a interação aluno-professor. Palavras chave: Estratégias didáticas, Dispositivos de ensino – aprendizagem, Ensino SuperiorRevista Brasileira de Iniciação Científica2016-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/469Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 3 n. 6 (2016): Edição especial Universidade Federal de Santa Maria2359-232Xreponame:Revista Brasileira de Iniciação Científicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)instacron:IFSPporhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/469/468Schlemmer, NeosaneRoveda, Patrícia OliveiraIsaia, Silvia Maria de Aguiarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-15T11:16:49Zoai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/469Revistahttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/PUBhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/oaishigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com2359-232X2359-232Xopendoar:2017-12-15T11:16:49Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexão sobre as estratégias didáticas usadas pelos docentes da educação superior
title Reflexão sobre as estratégias didáticas usadas pelos docentes da educação superior
spellingShingle Reflexão sobre as estratégias didáticas usadas pelos docentes da educação superior
Schlemmer, Neosane
title_short Reflexão sobre as estratégias didáticas usadas pelos docentes da educação superior
title_full Reflexão sobre as estratégias didáticas usadas pelos docentes da educação superior
title_fullStr Reflexão sobre as estratégias didáticas usadas pelos docentes da educação superior
title_full_unstemmed Reflexão sobre as estratégias didáticas usadas pelos docentes da educação superior
title_sort Reflexão sobre as estratégias didáticas usadas pelos docentes da educação superior
author Schlemmer, Neosane
author_facet Schlemmer, Neosane
Roveda, Patrícia Oliveira
Isaia, Silvia Maria de Aguiar
author_role author
author2 Roveda, Patrícia Oliveira
Isaia, Silvia Maria de Aguiar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schlemmer, Neosane
Roveda, Patrícia Oliveira
Isaia, Silvia Maria de Aguiar
description Esta investigação apresenta reflexões referentes às narrativas de professores de uma IES pública federal sobre as estratégias didáticas apresentadas como dispositivo de ensino-aprendizagem. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas narrativas com posterior análise textual discursiva. Percebeu-se o comprometimento docente, não só com o ensino de conteúdos, mas com a aprendizagem de fato, compondo metodologias eficazes que garantam um ensino de qualidade e a interação aluno-professor. Palavras chave: Estratégias didáticas, Dispositivos de ensino – aprendizagem, Ensino Superior
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/469
url https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/469/468
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 3 n. 6 (2016): Edição especial Universidade Federal de Santa Maria
2359-232X
reponame:Revista Brasileira de Iniciação Científica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
instacron:IFSP
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
instacron_str IFSP
institution IFSP
reponame_str Revista Brasileira de Iniciação Científica
collection Revista Brasileira de Iniciação Científica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
repository.mail.fl_str_mv shigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com
_version_ 1752129780375879680