Reflexão sobre as estratégias didáticas usadas pelos docentes da educação superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Iniciação Científica |
Texto Completo: | https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/469 |
Resumo: | Esta investigação apresenta reflexões referentes às narrativas de professores de uma IES pública federal sobre as estratégias didáticas apresentadas como dispositivo de ensino-aprendizagem. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas narrativas com posterior análise textual discursiva. Percebeu-se o comprometimento docente, não só com o ensino de conteúdos, mas com a aprendizagem de fato, compondo metodologias eficazes que garantam um ensino de qualidade e a interação aluno-professor. Palavras chave: Estratégias didáticas, Dispositivos de ensino – aprendizagem, Ensino Superior |
id |
IFSP-2_2a22e6817dde5b6f29d3858d9840fba6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/469 |
network_acronym_str |
IFSP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexão sobre as estratégias didáticas usadas pelos docentes da educação superiorEsta investigação apresenta reflexões referentes às narrativas de professores de uma IES pública federal sobre as estratégias didáticas apresentadas como dispositivo de ensino-aprendizagem. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas narrativas com posterior análise textual discursiva. Percebeu-se o comprometimento docente, não só com o ensino de conteúdos, mas com a aprendizagem de fato, compondo metodologias eficazes que garantam um ensino de qualidade e a interação aluno-professor. Palavras chave: Estratégias didáticas, Dispositivos de ensino – aprendizagem, Ensino SuperiorRevista Brasileira de Iniciação Científica2016-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/469Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 3 n. 6 (2016): Edição especial Universidade Federal de Santa Maria2359-232Xreponame:Revista Brasileira de Iniciação Científicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)instacron:IFSPporhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/469/468Schlemmer, NeosaneRoveda, Patrícia OliveiraIsaia, Silvia Maria de Aguiarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-15T11:16:49Zoai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/469Revistahttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/PUBhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/oaishigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com2359-232X2359-232Xopendoar:2017-12-15T11:16:49Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexão sobre as estratégias didáticas usadas pelos docentes da educação superior |
title |
Reflexão sobre as estratégias didáticas usadas pelos docentes da educação superior |
spellingShingle |
Reflexão sobre as estratégias didáticas usadas pelos docentes da educação superior Schlemmer, Neosane |
title_short |
Reflexão sobre as estratégias didáticas usadas pelos docentes da educação superior |
title_full |
Reflexão sobre as estratégias didáticas usadas pelos docentes da educação superior |
title_fullStr |
Reflexão sobre as estratégias didáticas usadas pelos docentes da educação superior |
title_full_unstemmed |
Reflexão sobre as estratégias didáticas usadas pelos docentes da educação superior |
title_sort |
Reflexão sobre as estratégias didáticas usadas pelos docentes da educação superior |
author |
Schlemmer, Neosane |
author_facet |
Schlemmer, Neosane Roveda, Patrícia Oliveira Isaia, Silvia Maria de Aguiar |
author_role |
author |
author2 |
Roveda, Patrícia Oliveira Isaia, Silvia Maria de Aguiar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schlemmer, Neosane Roveda, Patrícia Oliveira Isaia, Silvia Maria de Aguiar |
description |
Esta investigação apresenta reflexões referentes às narrativas de professores de uma IES pública federal sobre as estratégias didáticas apresentadas como dispositivo de ensino-aprendizagem. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas narrativas com posterior análise textual discursiva. Percebeu-se o comprometimento docente, não só com o ensino de conteúdos, mas com a aprendizagem de fato, compondo metodologias eficazes que garantam um ensino de qualidade e a interação aluno-professor. Palavras chave: Estratégias didáticas, Dispositivos de ensino – aprendizagem, Ensino Superior |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/469 |
url |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/469/468 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 3 n. 6 (2016): Edição especial Universidade Federal de Santa Maria 2359-232X reponame:Revista Brasileira de Iniciação Científica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) instacron:IFSP |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) |
instacron_str |
IFSP |
institution |
IFSP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
collection |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) |
repository.mail.fl_str_mv |
shigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com |
_version_ |
1752129780375879680 |